Entidade divulgou a determinação no Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro
A partir desta sexta-feira (21), atletas inscritos em torneios promovidos pela CBF serão obrigados a apresentar comprovante completo de vacinação contra Covid-19. A medida foi anunciada na edição do Guia Médico de Medidas Protetivas para o Futebol Brasileiro 2022. O documento será exigido para cada jogador inscrito em partidas da Confederação.
Além da exigência, a CBF também pede que a obrigatoriedade seja implementada pelas federações estaduais em seus torneios – a maioria com previsão de início ainda neste mês. A determinação da entidade máxima do futebol brasileiro será incluída nos regulamentos de cada competição e divulgados às vésperas da data de início.
Quer comprar produtos do Flamengo pela internet? Conheça a loja mais rápida e segura!
Em um trecho, o documento explica: “Entende-se como vacinação plena o período de 14 dias após a aplicação da segunda dose se utilizada as vacinas de duas doses ou a aplicação da vacina de dose única”, antes de deixar claro a obrigatoriedade de apresentação do comprovante para Comissão Médica Especial da CBF.
Jorge Pagura, presidente da Comissão Médica Especial da Confederação, garantiu, em entrevista ao GE, que a medida é uma solução protetiva aos atletas envolvidos nos torneios da entidade.
— Grande parte das internações hoje são de pessoas que não se vacinaram. A variante ômicron é muito transmissível e os atletas têm que jogar sem máscaras. Então que nós podemos fazer é exigir que todos se vacinem para evitar casos graves.