Quinto título nacional do Mengão recebe homenagem
Eternizado nos cânticos das arquibancadas dos jogos do Flamengo, o quinto título Brasileiro, aquele do “92 a falta foi do Júnior, e eu gritei é pentacampeão”, foi tema do especial “30 anos do penta”, de produção do Coluna do Fla. Com narração do ‘brabo’ Rafa Penido, o site relembra detalhes daquela inesquecível conquista. A primeira parte já está no ar, e você pode conferir no nosso canal do Youtube.
ASSISTA À PARTE 1 DO ESPECIAL 30 ANOS DO PENTA
https://www.youtube.com/watch?v=gVr1eynsMv0
No dia 19 de julho de 1992, o Mais Querido empatou com o Botafogo em 2 a 2. Porém, no jogo de ida, o Rubro-Negro venceu por 3 a 0 e ficou com o título no placar agregado. Os gols da finalíssima foram marcados pelo “Maestro Júnior”, a famosa falta, e Júlio César Imperador. Na decisão, 122.001 torcedores lotaram o Maracanã para a festa do quinto título nacional. A segunda grande conquista dessa geração, que vencera também a Copa do Brasil de 1990, contra o Goiás.
Saiba como lucrar com vitórias do Flamengo!
Além dos já mencionados Júnior e Júlio César, o elenco tinha nomes que posteriormente se consagrariam no futebol nacional, como Djalminha, Paulo Nunes, Marcelinho, Junior Baiano, Piá, Nélio, Zinho, Gaúcho e Gilmar Rinaldi. Todos esses craques eram comandados pelo eterno Carlinhos Violino, ídolo rubro-negro como jogador nos anos 60, e como técnico na década de 90 e início dos anos 2000.
Por muitos anos, o título de 92 foi o maior orgulho da torcida rubro-negra. Expressões como “primeiro penta” e “todo mundo tenta, mas só o Flamengo é penta” eram comuns no Maracanã, nas ruas do Rio de Janeiro e de todo Brasil. Então você, torcedor, venha acompanhar a nossa série especial sobre esse título inesquecível. Fique ligado no Coluna do Fla no Youtube e confira as próximas edições! Inscreva-se, curta, compartilhe e ative o sininho.