Caso vencesse, Rubro-Negro estaria garantido nas quartas de final da competição previamente
O Flamengo desperdiçou a oportunidade de se classificar com duas rodadas de antecedência no Campeonato Brasileiro Sub-17. Nesta quinta-feira (22), o Mais Querido foi derrotado por 2 a 0 pelo Vasco, em São Januário, e ultrapassado pelo rival na tabela. Os gols da partida foram marcados por GB, aos 17 minutos do segundo tempo, e Rayan, aos 28’ da etapa final. O confronto encerrou a oitava e penúltima rodada da fase de grupos.
Com o resultado, o Mengão caiu para a terceira posição, com 13 pontos em oito jogos. Já o Vasco chegou aos 15, ocupando a vice-liderança do Grupo B. O Campeonato Brasileiro Sub-17 é dividido em duas chaves com dez times cada, com os quatro primeiros se classificando para a fase quartas de final.
Apesar da derrota, o Flamengo segue vivo e com boas chances na competição. Na última rodada, o Mais Querido realiza um confronto direto contra o Fortaleza, na próxima quinta-feira (29), na Gávea, às 15h (horário de Brasília). O time cearense tem a mesma pontuação do Mais Querido na tabela, mas está na quarta posição pelo saldo de gols.
A última rodada da primeira fase promete muita emoção. Dos dez times do grupo, sete têm condições de terminar no G4: Atlético-MG (16 pontos), Vasco (15), Flamengo e Fortaleza (13), Fluminense e Botafogo (12), e Cruzeiro (11). No entanto, apenas os quatro primeiros dependem só de si para avançar à próxima fase. Todos os cinco jogos da última rodada acontecem no mesmo dia e horário.
A campanha do Flamengo até o momento na competição é de 54% de aproveitamento, com quatro vitórias, um empate e três derrotas. Apesar da situação confortável na tabela, o Rubro-Negro vem em momento turbulento no torneio, com dois resultados negativos seguidos. No último dia 14, o Rubro-Negro perdeu para o já eliminado América-MG por 2 a 0, em Minas Gerais.
Os Garotos do Ninho agora viram a chave para o Campeonato Carioca. No sábado (24), o Rubro-Negro enfrenta o Madureira, pela Taça Guanabara. A partida acontece às 11h (horário de Brasília), na Gávea. Na disputa regional, o Mais Querido ocupa a sexta posição, com nove pontos em oito jogos. Já o Tricolor Suburbano está em oitavo, com seis.