Bráulio da Silva Machado comandará duelo entre Flamengo e Corinthians
Por: Celiny Jandre
O mês de outubro é decisivo para o Flamengo na temporada. Nesta quarta-feira (12), o Rubro-Negro encara o Corinthians na Neo Química Arena, em confronto que abre as finais da Copa do Brasil. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu que o árbitro do duelo será Bráulio da Silva Machado. O catarinense, no retrospecto de jogos este ano, costuma conceder em média 5.65 cartões amarelos por partida.
VEJA NÚMEROS:
46 jogos: 260 cartões amarelos | 5 cartões vermelhos | 8 pênaltis
09/04 | Atlético-GO 1 x 1 Flamengo
5 cartões amarelos no jogo (Marinho e David Luiz)
21/05 | Flamengo 1 x 0 Goiás
4 cartões amarelos no jogo (Bruno Henrique)
11/06 | Internacional 3 x 1 Flamengo
6 cartões amarelos e 1 pênalti no jogo (Filipe Luís, Marinho e Matheuzinho)
Em 46 partidas apitadas, Bráulio aplicou 260 advertências. Assim, a média de cartões amarelos concedidos pelo catarinense é de 5.65 por jogo. No mesmo período, apenas cinco vermelhos e oito pênaltis foram aplicados. Em comparação, outros árbitros conhecidos por torcedores do Flamengo têm marcas mais baixas. Anderson Daronco, por exemplo, tem média de 3.7 cartões por duelo. Já Raphael Claus, 4.3 punições com amarelo.
O alto volume de cartões amarelos que Bráulio costuma distribuir nas partidas, também aconteceu nas três oportunidades que o árbitro esteve em campo nos jogos do Flamengo. Foram cinco advertências contra o Atlético-GO, sendo dois para jogadores do Rubro-Negro, na primeira rodada do Brasileirão. No duelo contra o Cuiabá, três punições para a equipe alviverde, e uma para Bruno Henrique. Na estreia de Dorival Júnior, o profissional de 43 anos apitou a derrota contra o Internacional, marcando um pênalti para o Colorado e penalizando seis jogadores com o amarelo, incluindo Filipe Luís, Marinho e Matheuzinho.
Vale lembrar que Léo Pereira, João Gomes, Everton Ribeiro e Gabigol estão pendurados para o primeiro confronto diante do Corinthians. Desse modo, se tomarem cartão no jogo de ida, na Neo Química Arena, irão desfalcar o Fla no segundo e decisivo duelo, no Maracanã.
O máximo de cartões amarelos que Bráulio concedeu em uma mesma partida este ano foi na final do Campeonato Catarinense, em março. Na ocasião, foram dez punições aplicadas, além de uma expulsão por segundo amarelo. Em outras quatro oportunidades, o árbitro catarinense penalizou nove jogadores em campo, inclusive, nas quartas de final da Copa do Brasil, entre América-MG e São Paulo. O duelo terminou em empate por 2 a 2, com a equipe paulista avançando nos pênaltis.
Bráulio da Silva Machado, contudo, nunca apitou uma partida entre Flamengo e Corinthians. O árbitro terá a oportunidade pela primeira vez nesta quarta-feira (12), na Neo Química Arena, na capital paulista. A partida começa às 21h45 (horário de Brasília), e a transmissão fica por conta da TV Globo, em canal aberto. No entanto, como de costume, o Coluna do Fla traz a narração mais rubro-negra da internet, no Youtube.
Estranho sabendo o que vai acontecer e a diretoria não fez nada para mostrar o desconforto com arbitragem e nem para intimida- lo sabendo que temos 4 pendurados, depois não adianta reclamar e aceitar que doi menos.
Aí gurizada, vamos jogar limpo, vamos jogar oque sabemos e deixar eles fazerem falta em nos, e eles que tem a obrigação de correr, de ganhar, se jogar oque sabemos, ganhamos deles na moral.