Flamengo marcou apenas um gol nas últimas duas partidas
Após vencer o Corinthians, por 1 a 0, o técnico Jorge Sampaoli abordou, em entrevista coletiva, um aspecto crucial que tem incomodado parte da torcida do Flamengo: o ataque ao gol adversário. Segundo o argentino, quando os espaços são reduzidos, a equipe precisa ter a calma e a habilidade para criar oportunidades. Porém, no último domingo (21), o time acabou por não ter essa vantagem no último terço do campo, o que dificultou a quebra da defesa adversária e a efetividade do Fla.
— Há uma fase do futebol que tem a ver com ataque ao espaço. Quando se reduzem os espaços, o time tem que ter a tranquilidade de provocar esses espaços. E depois estar no momento dos jogadores que tenham vantagem qualitativa para definir o jogo. Essa vantagem no último terço o time não teve. Não teve possibilidades de quebrar a Cássio. Tivemos a possibilidade que um zagueiro jogando de 9, porque estava com uma dor, termine definindo o jogo. Eu valorizo a insistência, mas me preocupa a efetividade do time-, disse Sampaoli, em entrevista pós-jogo.
A insistência é um dos pontos forte de Sampaoli, mas a falta de definição no ataque tem dado ‘dor de cabeça’ ao treinador. Durante o jogo do último domingo (21), o Flamengo não teve a ‘pontaria’ necessária para superar o goleiro do Corinthians. Mesmo com uma pressão constante, a equipe só conseguiu encontrar o caminho do gol no ‘apagar das luzes’.
Segundo o argentino, a falta de efetividade foi agravada pelo fato de Léo Pereira (zagueiro), que estava atuando como centroavante devido a uma lesão, ter sido responsável por definir o jogo. Isso ressalta a importância de contar com atletas que assumam a responsabilidade e sejam decisivos nas situações-chave. Sampaoli expressa preocupação com a equipe, reconhecendo a necessidade de aprimorar esse aspecto para obter resultados positivos.
Olhando para o próximo compromisso, o Flamengo terá um desafio importante pela frente: enfrentar o Ñublense (CHI) fora de casa. Nesse confronto, a equipe pode de colocar em prática as lições aprendidas com a declaração de Sampaoli. Os times duelam às 21h (horário de Brasília) de quarta-feira (24), no Estádio Municipal de Concepción (Collao), no Chile, pela quarta rodada do Grupo A da Copa Libertadores da América. O jogo terá cobertura do Coluna do Fla, via YouTube.
Faltou um meia criativo. Jogou com 4 cabeças de área. Não adianta colocar pontas velozes. A resposta está na criatividade do meio de campo. Deveria ter jogado com Filipe Luis e Matheus França no meio, com Gerson e Pulgar. Na ausência de Arrascaeta ou Everton Ribeiro, Filipe Luis é o único com habilidade e inteligência para substituí-los.