Racing (ARG) afirmou que, no clube e na torcida, há espaço para todas as diferenças
O Flamengo se prepara para enfrentar o Racing (ARG), nesta quinta-feira (08), em jogo válido pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores da América. Dias antes da partida, na última terça (06), o clube argentino iniciou uma campanha contra o racismo. Nas redes sociais, o time fez um alerta aos torcedores, afirmando que, na equipe e torcida, há espaço para todos.
“Todos e todas merecemos igualdade de direitos e oportunidades sem se importar com as diferenças. Por isso devemos lutar contra a discriminação de todas as formas para construir um mundo mais justo. Com tolerância, com integração e com respeito. No Racing, há lugar para todos e para todas. No Racing, não há lugar para a discriminação”, diz a mensagem publicada em vídeo.
Assista ao vídeo:
En Racing les decimos NO al racismo y la discriminación.
In Racing we fight against racism and discrimination. pic.twitter.com/gKrXzq2qG4
— Racing Club (@RacingClub) June 6, 2023
Importante lembrar que, no jogo de ida entre Flamengo e Racing, argentinos imitaram macaco e fizeram gestos racistas em direção aos torcedores rubro-negros. Na ocasião, um brasileiro registrou o momento, que mostra a polícia local ignorando o crime.
Depois do episódio, a Conmebol multou o Racing em 100 mil doláres, cerca de R$ 500 mil). A quantia, no entanto, é considerada baixa se comparada à punição sofrida pelo Flamengo, por atraso no jogo da Recopa Sul-Americana, por exemplo.
Na ocasião, o Rubro-Negro foi punido em 70 mil dólares (aproximadamente R$ 345 mil) por chegar ao estádio atrasado para a partida contra o Independiente Del Valle (EQU). O atraso, vale ressaltar, foi devido ao trânsito intenso.
Tentando dar um basta no racismo, Flamengo e Racing medem forças a partir das 21h (horário de Brasília) desta quinta-feira (08), pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida terá transmissão ao vivo do Coluna do Fla, através do YouTube, com narração de Rafa Penido. Além disso, a ESPN, na TV por assinatura, e o Star+, via streaming, também exibem o duelo.