Vitória do Flamengo, combinada com empate do Racing (ARG), pode levar o Rubro-Negro ao topo
Por: Pedro Paulo Catonho
O Flamengo encaminhou a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores da América. Somente uma improvável combinação de resultados tira o Mais Querido do mata-mata. Então, com a vaga ‘nas mãos’, o Fla mira a primeira posição do Grupo A. Para isso, o time de Jorge Sampaoli terá de superar o Racing (ARG) na tabela.
A equipe argentina lidera, com dez pontos. O Flamengo vem em segundo, com oito. Ñublense (CHI), com cinco, e Aucas (EQU), com quatro, completam a chave. Os quatro times entram em campo no dia 28 de junho, às 21h30 (horário de Brasília), pela última rodada da fase de grupos. No Maracanã, o Rubro-Negro enfrenta os equatorianos. Já no Cilindro, o time de Paolo Guerrero recebe os chilenos. Entenda os possíveis cenários para o Mengão ser o primeiro do grupo.
SE VENCER O AUCAS
– Flamengo será primeiro do grupo se o Racing perder para o Ñublense.
– caso o Racing empate com o Ñublense, a diferença vai para o saldo de gols. Hoje, o Flamengo tem 2 e os argentinos, 3. O segundo critério é gols marcados. Atualmente, a equipe de Avellaneda leva vantagem, 9×7.
CENÁRIOS PARA O FLAMENGO FICAR EM PRIMEIRO SE VENCER O AUCAS, E RACING X ÑUBLENSE TERMINAR EMPATADO
– Se o Flamengo ganhar por um gol de diferença, ambos ficarão com saldo 3. Então, o Fla precisa vencer de dois tentos para superar o Racing, caso empate com o Ñublense.
– Se o Flamengo ganhar por 2 a 1, e o Racing empatar em 0 a 0, ambos igualariam em pontos, saldo e gols marcados. Neste caso, o critério seguinte é número de tentos fora de casa. Os argentinos levam vantagem: 5×3. Então, se acontecer o 0x0 em Avellaneda, o Mengo só passa ganhando por um gol de diferença com placar igual ou acima de 3×2.
SE EMPATAR COM O AUCAS
– o Flamengo não tem chance de ser primeiro do grupo.
SE PERDER PARA O AUCAS
– o Flamengo não tem chance de ser líder do grupo.
SITUAÇÃO DO GRUPO A NO MOMENTO
Racing – 10 pontos (9 gols marcados e 6 sofridos)
Flamengo – 8 (7 gols marcados e 5 sofridos)
Ñublense – 5
Aucas – 4
As equipes brigam pela primeira posição nos grupos da Copa Libertadores da América para terem a vantagem de fazer o jogo da volta das oitavas de final em casa. Além disso, os times do topo encaram segundos colocados de outras chaves, o que é, teoricamente, mais acessível do que um que passou como líder.
Enquanto o Flamengo não entra em campo pela última rodada do Grupo A da Libertadores, Jorge Sampaoli prepara o time para a décima jornada do Campeonato Brasileiro, contra o Grêmio. A bola rola às 18h30 (horário de Brasília), no Maracanã, neste domingo (11). O Coluna do Fla transmite o duelo, ao vivo, no YouTube.