Vidal ‘repassou’ chance de balançar as redes para ajudar jovem atacante
O Chile goleou a República Dominicana na última sexta-feira (16), por 5 a 0. Na partida, um nobre gesto de Arturo Vidal chamou a atenção. Aos 45 minutos do primeiro tempo, o árbitro marcou pênalti para o time do jogador do Flamengo. O volante é o responsável pelas batidas na equipe, porém, o experiente de 36 anos resolveu entregar a bola nas mãos de Bruno Barticciotto, estreante em ‘La Roja’.
— Acho que o que precisamos é que os jogadores mais jovens sintam essa responsabilidade, essa pressão. O pênalti não mudaria nada para mim, mas mudou muito para ele, para o seu futuro, para a sua forma de pensar na seleção nacional e de sentir o carinho do público. Os jovens jogadores vão nos ajudar a nos qualificarmos para a próxima Copa do Mundo — disse Vidal, para a imprensa chilena, se referindo ao atacante de 22 anos, que atua no Palestino (CHI).
“Eu não pedi. O Arturo (Vidal) e o Gary (Medel) me disseram que eu bateria o pênalti. Não esperava”, confidenciou Barticciotto. O atacante foi um dos destaques da partida, com dois gols e duas assistências. Além do experiente volante, outro atleta do Flamengo foi titular no amistoso: Erick Pulgar.
Depois da goleada em casa, o Chile fará uma partida fora na próxima terça-feira (20). O duelo será contra a Bolívia, em Santa Cruz de La Sierra, cidade boliviana sem altitude. A bola rola às 21h (horário de Brasília). Este não será o único duelo com representantes rubro-negros na Data FIFA.
No mesmo dia, o Brasil, de Pedro e Ayrton Lucas, encara Senegal, na Espanha. A partida acontece às 16h (horário de Brasília). Também na terça (20), às 20h30 (de Brasília), o Uruguai, de Guillermo Varela, pega Cuba, no Estádio Centenário de Montevidéu. Por conta das partidas da Data FIFA, o quinteto é dúvida para o próximo jogo do Flamengo, quinta-feira (22), contra o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista. O confronto da 11a rodada do Brasileirão acontece às 21h30 (de Brasília).