Flamengo tenta manter a campanha positiva
O Flamengo entra em campo na noite desta quarta-feira (26), às 21h30 (horário de Brasília) para enfrentar o Grêmio, em confronto válido pela ida da semifinal da Copa do Brasil. O Mengo tenta voltar à decisão do torneio após ser campeão em 2022 e seguir com histórico positivo nesta fase do campeonato.
A Copa do Brasil é um torneio novo e teve início apenas em 1989. Foram 34 edições até o presente momento, com 26 participações do Flamengo – devido ao regulamento anterior, no qual clubes da Libertadores não disputavam a competição. Nesse período, o Mais Querido chegou à semifinal em 16 ocasiões, tendo um aproveitamento de 50%.
Nas 16 participações em semifinais da Copa do Brasil, o Flamengo avançou para a decisão em oito oportunidades. Nestas classificações, o clube carioca conquistou o título quatro vezes, inclusive, vencendo o rival Vasco na final de 2006.
VEJA O HISTÓRICO POSITIVO
1990 – Náutico
(Venceu o Náutico pelo placar agregado de 5 a 2 e foi campeão diante do Goiás)
1997 – Palmeiras
(Eliminou o Internacional no placar agregado por 2 a 1, mas perdeu a final para o Grêmio pelo saldo)
2003 – Sport
(Eliminou o Sport pelo placar agregado de 1 a 0, mas perdeu a decisão para o Cruzeiro)
2004 – Vitória
(Eliminou o Vitória pelo placar agregado de 3 a 1, mas perdeu a final para o Santo André)
2006 – Ipatinga
(Eliminou o Ipatinga pelo placar agregado de 3 a 2 e foi campeão contra o Vasco)
2013 – Goiás
(Eliminou o Goiás pelo placar agregado de 4 a 2 e foi campeão diante do Athletico)
2017 – Botafogo
(Eliminou o Botafogo pelo placar agregado de 1 a 0, mas perdeu a decisão para o Cruzeiro nos pênaltis)
2022 – São Paulo
(Eliminou o São Paulo pelo placar agregado de 4 a 1 e venceu o Corinthians nos pênaltis na decisão)
Além das classificações, o Flamengo caiu nas semifinais da competição para o Grêmio, Cruzeiro, Atlético-MG, Corinthians e Athletico – o mais recente, em 2021. Para seguir com o histórico positivo, o clube comandado pelo argentino Jorge Sampaoli terá que vencer a equipe gaúcho.
Para o duelo desta noite, o técnico não poderá contar com quatro atletas: Erick Pulgar (com lesão muscular), David Luiz (dores no joelho), Matheuzinho (em transição) e Gerson (suspenso). O Coluna do Fla, vale lembrar, transmite a partida AO VIVO, via YouTube.