Comandados por Raphael Bahia, time sub-20 B fez 4 a 0 no Olaria
Após se destacar na campanha da Copinha, o técnico Raphael Bahia assumiu o time B do Flamengo sub-20. O treinador estreou em grande estilo, na quarta-feira (07), já que o Mengo goleou os profissionais do Olaria por 4 a 0, em jogo-treino realizado no CT Ninho do Urubu. O confronto serviu de preparatório para o clube da Zona Norte do Rio de Janeiro. Os azuis jogarão a Copa do Brasil no dia 21 de fevereiro, contra o São Bernardo.
Antes de chegar ao sub-20 B, Raphael Bahia teve passagens pelas equipes sub-16, sub-17 e assumiu o sub-20 B após Filipe Luís virar técnico do time com garotos até 17 anos. Além disso, o treinador carrega no currículo os títulos da Adidas Cup, Brasil Soccer Cup e Liam Brady Cup (invicto). Outras campanhas que merecem destaque são o vice da Guadalupe Cup e semifinalista do Torneio Guilherme Embry. O comandante trabalha no Mengão desde março de 2023.
CAMPANHA HISTÓRICA NA COPINHA
O treinador ganhou destaque de uma forma surpreendente em janeiro. Após o Flamengo convocar os principais jogadores do time da Copinha para a disputa do Campeonato Carioca profissional, Raphael Bahia substituiu Mário Jorge no torneio em São Paulo, a partir do primeiro mata-mata. Dessa forma, com uma equipe com mais de dez desfalques, o novo treinador do sub-20 assumiu o time depois da primeira fase e chegou até a semifinal.
Assim sendo, o time de Raphael Bahia venceu Náutico-PE, São José-RS, Botafogo-SP e Aster-SP. Porém, o sonho de jogar a final foi interrompido pelo Cruzeiro, que ganhou por 2 a 1, graças a um pênalti marcado pelo árbitro de vídeo. Na sequência da competição, o time mineiro perdeu a final para o Corinthians.
E OS PROFISSIONAIS?
Enquanto os times de base do Flamengo fazem bonito em 2024, o elenco principal busca a liderança do Campeonato Carioca. Dessa forma, no sábado (10), o Mengão pega o Volta Redonda, no Maracanã, em jogo atrasado da terceira rodada da competição. Se tem o Rubro-Negro em campo, logo, há transmissão do Coluna do Fla, ao vivo, no YouTube, com a bola rolando a partir das 16h (horário de Brasília).
As bases do Flamengo precisam de melhor trabalho tático (jogar compacto para atacar e defender, disposição dos jogadores no campo – Manchester City deveria ser o espelho para os jovens treinadores ainda não endurecidos por convicções equivocadas), desenvolvimento dos fundamentos (chutes em bola parada, em movimento, cabeceio, controle) e desenvolver o princípio que a habilidade deverá ser colocada a serviço do coletivo.
Para isso a equipe técnica deverá ter gente preparada para auxiiiar os jovens.