Flamengo está no Grupo E da Liberadores, ao lado de Bolívar (BOL), Millonarios (COL) e Palestino (CHI)
A Conmebol sorteou os grupos da Copa Libertadores da América nesta segunda-feira (18). Dessa forma, o Flamengo está na chave E, ao lado de Bolívar (BOL), Millonarios (COL) e Palestino (CHI). O Rubro-Negro já enfrentou os três clubes na história, e o retrospecto não é dos melhores. São quatro vitórias, um empate e quatro derrotas. Conheça um pouco das equipes e os embates diante do Mengão no passado.
BOLÍVAR
O The Strongest (BOL) foi o atual campeão boliviano, porém, o Bolívar também se classificou para a Libertadores por ter sido o clube com melhor pontuação geral no país. A equipe manda jogos no Estádio Hernando Siles, localizado a 3.600 metros de altitude. No ano passado, o time chegou até as quartas de final da competição, quando perdeu para o Internacional. Porém, nas oitavas, os gringos eliminaram o Athletico-PR, após 3 a 1 em casa e derrota de 2 a 0 em Curitiba, mas com vitórias nos pênaltis.
As últimas partidas entre Flamengo e Bolívar aconteceram em 2014, pela Libertadores. O Rubro-Negro nem passou de fase na ocasião, mas muito por conta dos embates com os bolivianos. Afinal, o Mais Querido fez apenas um ponto nos dois confrontos no grupo.
Retrospecto:
Bolívar 3×1 Flamengo – Libertadores 1983
Flamengo 5×2 – Libertadores 1983
Flamengo 2×2 Bolívar – Libertadores 2014
Bolívar 1×0 Flamengo – Libertadores 2014
MILLONARIOS
O Millionarios se qualificou para a Libertadores após ganhar o torneio Apertura no ano passado. Um dos integrantes da campanha foi Fernando Uribe, atacante campeão da Libertadores pelo Flamengo em 2019. Porém, o centroavante colombiano pendurou as chuteiras em dezembro do ano passado.
De acordo com o portal ‘FlaEstatistica’, Flamengo e Millonarios se enfrentaram apenas em um amistoso, em 1952. Jogando no Estádio El Canpin, os donos da casa fizeram 4 a 1. Os clubes se reencontram no mesmo palco, na primeira semana de abril, localizado em Bogotá, a 2.600 metros de altitude.
Retrospecto:
Millionarios 4×1 Flamengo, amistoso em 1952
PALESTINO
Um dos maiores vexames da história recente do Flamengo foi proporcionado pelo Palestino. Na Sul-Americana de 2016, o Rubro-Negro venceu fora de casa, por 1 a 0, mas perdeu como mandante, 2 a 1, sendo eliminado no extinto critério gol fora. No entanto, em 2017, os clubes se reencontraram e o Mengão deu o troco, com 10 a 2 no agregado. O embate de volta, no Rio de Janeiro, ficou marcado pelo primeiro gol de Vini Jr como profissional.
O Palestino se classificou para a pré-Libertadores após ficar em quatro no Campeonato Chileno do ano passado. Já no mata-mata continental, o clube chileno passou por Portuguesa (VEN), por 4 a 2 no agregado, e Nacional (PAR), após empate em 3 a 3 somando os dois duelos e vaga nos pênaltis. Em casa, a equipe atuou no Estádio El Teniente, na cidade de Rancagua. Porém, existe a chance de encarar o Mengão na capital Santiago.
Retrospecto:
Palestino 0x1 Flamengo – Sul-Americana 2016
Flamengo 1×2 Palestino – Sul-Americana 2016
Palestino 2×5 Flamengo – Sul-Americana 2017
Flamengo 5×0 Palestino – Sul-Americana 2017
ORDEM DOS JOGOS
No primeiro turno, o Flamengo encara Millonarios (fora), Palestino (casa) e Bolívar (fora). Depois, no returno, o Mengão vai ao Chile, depois recebe os bolivianos e colombianos no Maracanã. A primeira fase da Libertadores acontece nos meses de abril e maio, com estreia prevista para acontecer entre 02 e 04/04.