Vini Jr e Pedro têm quatro gols no Mundial e lideram ranking entre os jogadores brasileiros
Autor de um gol na vitória do Real Madrid (ESP) sobre o Pachuca (MEX), na final do Mundial de Clubes, Vini Jr alcançou o topo da artilharia entre os jogadores brasileiros na competição. Desse modo, o melhor atleta do planeta chegou ao quarto tento, assim como Pedro, do Flamengo, considerando os torneios disputados neste século.
VEJA OS ARTILHEIROS BRASILEIROS NO MUNDIAL DE CLUBES DESDE 2001
1 – Pedro – Flamengo – 4 gols
2 – Vini Jr – Real Madrid – 4 gols
3 – Denilson – Pohang Steelers (COR) – 4 gols
4 – Washington – Urawa Reds (JAP) – 3 gols
5 – Ronaldinho Gaúcho – Barcelona (ESP) e Atlético-MG – 3 gols
6 – Romarinho – Al-Jazira (EAU) e Al-Ittihad (SAU) – 3 gols
7 – Gabigol – Flamengo – 2 gols
8 – Raphael Veiga – Palmeiras – 2 gols
9 – Paulinho – Guangzhou Evergrande (CHN) – 2 gols
10 – Rodrygo – Real Madrid – 2 gols
Pedro marcou os quatro gols no Mundial de Clubes de 2022, realizado no início de 2023. Na ocasião, o camisa 9 anotou dois na semifinal contra o Al Hilal (SAU) e dois na disputa do terceiro lugar, diante do Al Ahly (EGI). Esta foi a única vez na qual o goleador rubro-negro disputou a competição.
Já Vini, que jogou e ganhou três Mundiais, balançou as redes em duas competições. No Intercontinental de 2022, o cria do Flamengo fez um na semifinal, diante do Al Ahly, e dois na final, contra o Al Hilal. Desse modo, somado ao confronto com o Pachuca, o atacante chegou aos quatro.
Detalhe: por muito pouco Vini Jr não tem cinco gols no Mundial. Na primeira participação do atacante, em 2018, o garoto do Ninho entrou no final da decisão contra o Al Ain (EAU). Após jogada pela esquerda, o então jovem de 18 anos chutou, a bola desviou na zaga adversária e entrou. Apesar da intenção do ex-rubro-negro em finalizar para a meta, a FIFA acabou dando contra.
PEDRO E VINI NO PRÓXIMO MUNDIAL
Vini Jr e Pedro terão a chance de ampliar as respectivas marcas a partir de junho de 2025. Afinal, Real Madrid e Flamengo estão garantidos no novo Mundial de Clubes, com 32 equipes. O melhor jogador do planeta é presença praticamente certa na competição, já o 9 rubro-negro luta contra o tempo para se recuperar de grave lesão no joelho.