Lanceativo – O Flamengo foi a Pelotas enfrentar o Brasil e voltou de lá com uma vitória por 2 a 1. O resultado não eliminou o jogo de volta pela Copa do Brasil, no Rio de Janeiro, mas pelo menos é uma vantagem considerável diante de um adversário tão forte atuando em seus domínios. Apelidado de “Xavante United, o time do técnico Rogério Zimmermann é um dos destaques do Campeonato Gaúcho e um dos exemplos para o futebol brasileiro.
Em 2009, um grave acidente de ônibus matou boa parte do time de Pelotas. Com dificuldades financeiras para remontar uma equipe rapidamente, o tradicional time do Rio Grande do Sul contou com a ajuda dos rivais que, emprestando jogadores, reconstruíram a equipe que jogaria o torneio estadual da daquele ano.
Contudo, em meio a esse momento único, a equipe não conseguiu ir bem e acabou rebaixada. Foram quatro anos na segundona, até que o campeão Gaúcho de 1919 conseguisse vencer a competição em 2014 para, em 2015, voltar a primeira divisão do estadual e, de quebra, estrear na Copa do Brasil contra o Flamengo.
O Rubro-Negro carioca era o adversário da histórica vitória de 30 anos atrás naquele que foi o maior jogo de sua história. Por isso, e pelo bom momento que o Rubro-Negro gaúcho passa, o estádio Bento Freitas esteve lotado em uma das festas mais linda que o futebol pode ver.
É claro que o Flamengo tem condições de fazer na partida de volta, no Maracanã, algo superior ao que se viu ontem (25), porém, é mais fácil ser Mengão do que ser Xavante. Torcer para um clube pequeno da sua cidade, é hoje algo cada vez mais raro e, sem torcida, esses times tradicionais do nosso futebol vão morrendo. O futebol brasileiro precisa de mais torcedores como os do Brasil de Pelotas, não apenas para encherem estádios, mas para manter viva parte de sua memória. O Manchester United é ótimo, contudo, não há como não se encantar com o “Xavante United, não é verdade?
Glauco Costa
Com certeza eu fico puto de raiva quando vejo algem falando que torce pra time estrangeiro morando no Brasil isso e pra mim a maior istupidez em vez de torcer pro pais dele que tem 5 titulos mundiais o cara vai torcer pra um time bancado por dinheiro roubado do petroleo do Horiente medio dinheiro que daria pra acabar com a fome no mundo e ainda fica contando vantagem desses times e mole ou quer mais.