Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Magnanimidade.

Simon Lédo
Simon Lédo
Publicação: 03/03/2015
Nenhum comentário
Atualização: 03/03/2015
Compartilhar

República Paz e Amor – É sabido que, além de humildes, somos magnânimos. Essa outra característica está colada à nossa alma tanto quanto o vermelho e preto à nossa pele. Não podemos ver um jogador com o nome de Cocada ou Pipico, que abdicamos da nossa tradição vencedora e tratamos de fazer o bem ao próximo. Exatamente por isso, passei a achar razoável a possibilidade de não derrotarmos o Botafogo neste campeonato, visto que o outrora respeitável alvinegro ameaçava escalar um ataque com Pimpão e Pimentinha.

No meio da semana, quando li que Pimpão se lesionara e que Pimentinha percebeu que não fazia sentido trocar um clube em ascensão, como o Sampaio Corrêa, por outro em decadência, pensei: puxa vida, eles perderam a chance. Mas era tarde, e o jogo com o Botafogo mostrou que o time rubro-negro já estava dominado pelo desejo de melhorar a autoestima do coirmão.

É fato que Vanderlei Luxemburgo colaborou. No final do ano passado, nosso técnico não se cansava de repetir nas entrevistas: “Centroavante, esquece. Centroavante fixo é uma coisa em extinção.” Há muito tempo penso da mesma forma e não me iludo com centroavantes tipo postes, que fazem seus golzinhos aqui ou ali. Isso talvez venha a ser tema de outro texto, mas a pergunta que se impõe é: por que, depois de um começo de temporada apostando num time de movimentação e velocidade, sem essa aberração chamada “homem de referência”, Vanderlei andou alguns anos para trás e retitularizou Alecsandro?

Só há uma resposta aceitável: magnanimidade. Querer jogar com um a menos para equilibrar as coisas. Proporcionar um segundo momento de alegria aos torcedores desse clube que já foi tão importante e agora segue firme no caminho do apequenamento. (O primeiro momento de alegria veio junto com a fatura do pay-per-view, sempre mais em conta para quem compra a série B.)

Não se trata de discutir as qualidades ou os defeitos de Alecsandro. A questão é que, com ele entrando de cara, o time muda completamente o jeito de jogar, fica lento e previsível. Assistir aos jogos pela tevê traz vantagens e desvantagens, percebe-se melhor certas coisas e perde-se outras. Houve um lance em que o Cirino disparou pela direita, chegou à lateral da área pronto para cruzar, levantou a cabeça, e Alecsandro sequer aparecia na tela. E olha que minha tevê tem sessenta polegadas.

Sou sócio-torcedor, claro, mas vou perguntar ao meu amigo Muhlenberg quanto custa um plano igual ao do Alecsandro, que permite ao cidadão comum vestir a camisa do clube e acompanhar o jogo de dentro do campo. Seja quanto for, o privilégio compensa.

Entretanto, há o outro lado da história: é possível que não tenha existido magnanimidade alguma e que tenhamos perdido simplesmente porque essas coisas acontecem. Ou, como sabiamente conceituou a Nivinha no vídeo pós-jogo, o que houve foi mais uma flamenguice.

Querem saber? Apesar de nada na face da terra justificar uma derrota para um adversário tão fraco – escutem o que digo: vai cortar um dobrado para voltar à primeira divisão esse ano –, o resultado pode ensinar que nosso time tem que estar sempre batendo no limite das possibilidades. Ser muitíssimo bem treinado e escalado, condicionamento físico nos trinques (nosso bom zagueiro de vidro saiu, pela enésima vez, contundido), seriedade, concentração, pegada e aproveitamento das oportunidades.

Sem o Everton perdemos rapidez e intensidade. Bidu. Mas será que toda vez que jogarmos sem o Everton seremos tão indigentes em termos de produção ofensiva? Quando se tem um time nota seis, e que vai a sete ou sete e meio nos dias mais inspirados, um time em que consciência tática, marcação firme e bom aproveitamento das poucas situações de gol que surgem são tesouros valiosíssimos, essas derrotas incompreensíveis servem para recolocar as coisas em seus lugares e nos manter presos à realidade.

O pior que pode acontecer ao nosso time é, como dizia minha avó, comer galinha e arrotar faisão.

Jorge Murtinho

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Que horas começa o jogo do Flamengo x Fluminense hoje, pelo Brasileirão?

Brasileirão: jogo do Flamengo x Fluminense vai passar na Globo hoje?

Simulador do Manto
Sua marca aqui BAR DO URUBU Valor estimado Gigante por temporada Coloque a sua marca no Manto Envie a logo ou digite o nome, ajuste na camisa e veja quanto valeria o patrocínio. Criar meu Manto Feed Stories Quadrado
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Samuel Lino, do Flamengo, marca golaço após ‘deixadinha’ de Pedro em jogo do Brasil contra a Índia

16 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo monitora zagueiro da Seleção Brasileira, diz jornalista

36 9

Reforço do Flamengo publica carta de despedida do Paysandu; veja quando será apresentação no Ninho

19 1
Brasileirão

As prováveis escalações de Flamengo e Fluminense para jogo do Brasileirão hoje

Jogo ao vivo, escalações e desfalques: saiba tudo sobre Flamengo x Fluminense, pelo Brasileirão

1
Libertadores

Com reservas, Estudiantes empata último jogo antes de encarar o Flamengo na Libertadores

2 1

Arrascaeta, do Flamengo, imita Pedro e toma leite para se recuperar de fratura no braço

13 3
Comentários Recentes
  1. Alexandre Salomao em Daronco e Toski no clássico paulista: a escala que azedou Fla x Palmeiras

    CBF corrupta!! Colocou dois ladrões pra beneficiar o varmeiras!! O pix chegou!!

  2. PS em CBF divulga áudio do VAR e banca pênalti e expulsão de Jorginho em Santos x Flamengo

    Voltar o resultado nao dá e nem suspender, mudar o resultado...esse mesmo VAR nao viu a entrada criminosa do Jogador…

  3. Sidnei Soares de Vasconcelos em De novo! Vasco entra com recurso na Justiça para jogar contra o Boca Juniors no Maracanã

    Deixe o Maracanã para o Fluminense. O Flamengo não tem voz ativa, então prá que gastar dinheiro à toa.

  4. IGOR FARIA RODRIGUES em Justiça toma decisão, e Vasco x Boca Juniors será no Maracanã; Flamengo pode recorrer

    Tem como fechar o Maracanã e apagar as luzes??? Depois paga a multa e que se foda o Vasco!

  5. Lima em Justiça toma decisão, e Vasco x Boca Juniors será no Maracanã; Flamengo pode recorrer

    Deixa jogar, diretoria de merda. Só está preocupada em fazer campanha eleitoral . Vai se fuder bap

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo