Renato Gaúcho enfrenta Grêmio pela primeira vez na carreira como técnico

Compartilhe com os amigos

FOTO: MARCELO CORTES/FLAMENGO

O duelo entre Flamengo e Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil, reserva um momento inédito na carreira de Renato Gaúcho como técnico. Isso porque, esta será a primeira vez na história que o treinador enfrentará o Tricolor – clube o qual comandou três vezes entre 2010 e 2021. Além da equipe gaúcha, Portaluppi também esteve à frente de Fluminense, Bahia e Athletico, entre clubes da Série A.

O fato é que em seus mais de 200 jogos como treinador, sem contabilizar o período em Porto Alegre, Renato Gaúcho nunca disputou uma partida contra o Grêmio. O reencontro acontecerá nesta quarta-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília), na Arena do clube. Vale pontuar que este não será o único momento ‘especial’ da noite, visto que Rafinha também estará frente a frente com o ex-time pela primeira vez.

A primeira grande oportunidade de Renato Gaúcho como treinador ocorreu em setembro de 2002, no Fluminense. Permaneceu no clube até julho de 2003 e, meses depois, em outubro, retornou à Laranjeiras – onde ficou até dezembro. Em 2005, chegou ao Vasco da Gama até 2007, quando foi demitido e fechou novamente com o Tricolor carioca.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


A troca-troca não parou por ai e Renato foi demitido do Fluminense após a derrota para o Ipatinga, pelo Campeonato Brasileiro, em agosto de 2008. Um mês depois, regressou ao Vasco da Gama – até encerrar o ciclo e retornar, pela terceira vez, ao Flu, em 2009. Em dezembro do mesmo ano, fechou vínculo com o Bahia para temporada 2010. Depois disso, passou pelo Grêmio (mais de uma vez) e Athletico-PR.

Foi justamente pelo Grêmio que Renato viveu seu maior período à frente de um clube brasileiro – e o mais vitorioso também. Pelo clube, conquistou uma Copa do Brasil (2016), Libertadores da América (2017), Recopa Sul-Americana (2018), Recopa Gaúcha (2019) e Campeonato Gaúcho (2018-19-20). A terceira – e última – passagem pelo Tricolor de Porto Alegre começou em setembro de 2016 e se encerrou em abril de 2021.

Compartilhe com os amigos

Veja também