Os 5 melhores gestores de futebol do Brasil

Compartilhe com os amigos

Fala Nação!
Nas últimas semanas (ou meses) começaram a rolar boatos de que o nosso diretor de futebol, Paulo Pelaipe, estaria na “corda bamba”. Os motivos seriam as apostas erradas, em termos de contratações, e seu temperamento “explosivo”, em relação ao tratamento com os jogadores e com os próprios dirigentes.
Em relação ao tratamento não posso afirmar nada, pois não vivo o dia a dia do clube. Mas que o Pelaipe tem cara de poucos amigos, isso tem!
Mas em relação as contratações acho que estão pegando pesado com ele. Apesar do mau desempenho de Carlos Eduardo (eu sei que tem jogado bem, mas foram 3 ou 4 bons jogos em 6 meses), poucos citam que Marcelo Moreno, Paulinho e, principalmente, Elias foram contratações de Paulo Pelaipe, pois eles vem atuando com uma certa regularidade.
Por toda essa tentativa da imprensa de criar uma crise no Fla, que resolvi listar e analisar os 5 melhores diretores (ou gestores) de futebol que atuam no Brasil, na minha opinião. Então vamos lá:
1.    Rodrigo Caetano (Fluminense)
O diretor do Flu é, na minha opinião, o melhor em termos de gestão do futebol. O que ele conseguiu fazer no time do Vasco de 2011, com os recursos e condições dadas foi incrível. Com o comando de Ricardo Gomes, montou um elenco que foi campeão da Copa do Brasil e vice-campeão (novidade!) brasileiro, no ano de 2011. Em 2012, já no Flu, montou o elenco que foi campeão brasileiro, comandado por Abel Braga e com fartos recursos vindos da Unimed.
2.    Felipe Ximenes (Coritiba)
Felipe vem se destacando no cenário nacional desde 2009, depois que saiu do Flu e foi para o Coritiba. Com característica de fazer bons trabalhos a longo prazo, ele já foi quatro vezes campeão estadual, duas vezes vice-campeão da Copa do Brasil e uma vez campeão da Série B. Felipe Ximenes também se destaca por garimpar jovens nos mercados regionais emergentes, como por exemplo no interior de São Paulo e no próprio Paraná. Além de tudo isso, faz um bom trabalho nas categorias de base, revelando jovens promissores como Henrique (Palmeiras) e Lucas Mendes (Olympique de Marseille-FRA).
3.    Fernando Carvalho (Sem Clube)
Fernando Carvalho é um caso bem específico. Ele não é um diretor de futebol remunerado e não trabalha em outro clube que não seja o Inter. Já foi presidente e vice presidente de futebol do Internacional. É um grande conhecedor de futebol e tem a visão de conseguir achar jogadores de qualidade por verbas bem pequenas, como por exemplo: Guiñazu, Danilo Silva, Giuliano e Alex. Foi o fato de ser um grande entendedor de futebol que eu o coloquei nesta lista.
4.    Eduardo Maluf (Atlético-MG)
Ao lado do técnico Cuca e com recursos que não se acabam mais, Eduardo Maluf montou uma equipe extremamente competitiva que acaba de se tornar campeã da América. Desde a época em que trabalhava no Cruzeiro, Maluf costuma apostar em “estrelas” para reforçar seu elenco. No Cruzeiro, por exemplo, contratou Cláudio Caçapa, Guerrón, Athirson e Kléber. Já no Galo, temos vários exemplos neste ano, como Ronaldinho, Josué, Jô, Alecsandro, Guilherme, Diego Tardelli e Gilberto Silva. Apesar de apostar em alguns jovens, os veteranos são os que dão confiança para que Maluf possa exercer seu cargo com tranquilidade e títulos.
5.    Paulo Pelaipe (Flamengo)
Sim, apesar de todas as críticas, acho Paulo Pelaipe um dos 5 melhores gestores de futebol, no Brasil. Pelaipe é um daqueles que gosta de apostar em jovens emergentes, como por exemplo Bertoglio, Rondinelly e Marco Antônio, pelo Grêmio e Paulinho, Gabriel e João Paulo, já pelo Fla. E é por esse fato que ele comete alguns equívocos, até porque seria impossível acertar em todas. Como o atual cenário financeiro do Fla não é de se admirar, acho que ele ou Felipe Ximenes seriam os homens ideais pra assumir o cargo.
E aí Nação, qual a sua opinião?
Fred Henauth



E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no  

Compartilhe com os amigos

Veja também