Onde você quer estar daqui 5 anos?

Compartilhe com os amigos

É comum no mundo empresarial e até mesmo nos consultórios psicológico sermos perguntados sobre o que espera ser ou espera estar fazendo cinco anos à frente. Porque não pensamos o mesmo sobre o Flamengo?

É óbvio ululante que 2013 não será suficiente para consertar décadas de erros de diretorias, nem mesmo os três anos do mandato de Bandeira de Mello.  Vamos pensar então que ele seja reeleito e que aí tenhamos 6 anos (ou mais 5 anos e 4 meses a partir de agora) da atual diretoria. O que poderemos esperar para daqui 5 anos, 2018?
Os problemas centrais do Flamengo giram em torno de 4 itens: Dívidas, Gávea/Esportes Olímpicos, Centro de Treinamento e Estádio. Vamos a um apanhado geral do que tem sido feito nestas áreas para pensarmos onde podemos estar daqui cinco anos.
Dívidas
Como todos sabemos, a dívida do Flamengo para este ano era de 753 milhões e uma previsão de déficit de mais 123 milhões. Hoje, ambos já foram bastante reduzidos. No balanço de junho a dívida estava em 653 milhões graças aos acordos, refinanciamentos, dispensas de atletas etc. Quanto ao déficit para o ano corrente, restam 40 milhões.
Como todos os dados estão disponíveis no site do Flamengo, tim tim por tim tim. Podemos ver que do total devido, cerca de 300 milhões se referem à timemania (que está parcelada até 2027). Demais impostos (como a Receita) somam 87 milhões. E outros 267 milhões englobam empréstimos e processos civis e trabalhistas. Todo acordo feito com o poder público ou nas ações judiciais divulgados até agora mostram que o término dos parcelamentos é 2016 (por exemplo, o acordo com a Receita). Para o próximo ano o clube prevê o pagamento de 87 milhões. A menos que repitam loucuras comuns no passado, nesse ritmo não é difícil perceber que até 2018 só restará o parcelamento da timemania e teremos um clube completamente saneado.
Gávea/Esportes olímpicos
A Gávea hoje, apesar de ter o parquinho bem cuidado, nós sabemos que tem piscina com vazamento, ginásio incendiado e estrutura precária para o esporte olímpico e os sócios. O acordo feito com o Comitê Olímpico dos Estados Unidos representará uma excelente injeção de recursos para reforma da Gávea, que obrigatoriamente será feita para abrigar os atletas dos Estados unidos em 2016. Somado a isso, há a lei de incentivo ao esporte, na qual o Flamengo já tem três projetos aprovados e pretende submeter outros três. Quando finalizar os acordos com as empresas que assumirão tais projetos em troca de renuncia fiscal, certamente acabará a dependências que os esportes olímpicos têm do dinheiro do futebol. Meta da diretoria. Nesses projetos também estão previstas verbas para recuperação de equipamentos esportivos na Gávea. É fácil ver que antes mesmo de 2018 o Flamengo terá uma estrutura para formação de atletas olímpicos tão boa quanto, ou melhor que, a do Pinheiros.
Centro de Treinamento
Um ponto altamente problemático para os clubes cariocas é Centro de Treinamento.  O Flamengo ainda peleja para conseguir a liberação dos 5 milhões da prefeitura em compensação a doação de terrenos aos outros 3 clubes do Rio. Esse dinheiro ainda será insuficiente para conclusão dos módulos profissionais. Mas, ao que tudo indica, ficará faltando pouco. E como é compromisso que esteja pronto em 2014 para receber alguma seleção durante a copa do mundo, é de se esperar que esta parte esteja pronta no próximo ano. E quanto ao restante? Bem, ao que parece um dos projetos da lei de incentivo ao esporte será destinada a formação de atletas de futebol, para as categorias de base, e com isso parte da verba é prevista para construção do módulo da base. Podemos esperar que aos poucos, com diversas possibilidades de parceria que surgem e surgirão, até 2018 o Flamengo voltará a formar atletas e ter local digno para treinar.
Estádio
Este parece ser o ponto mais problemático. Talvez tenhamos que esperar as mudanças de governo para termos mais boa vontade na resolução do problema. Fora todo o imbróglio com o consórcio Maracanã, há o recorrente assunto estádio próprio. Como é o assunto que mais dá ibope sobre o Flamengo junto a torcida, sempre há alguma notícia falando sobre a possibilidade de construção de estádio próprio na Gávea ou em outro local. Mas até onde algo é verdade é difícil saber. Fato é que se chegarmos a 2018 atingindo as metas apontadas anteriormente e ainda com um estádio em obras (há que defenda de 20 mil lugares e há quem defende de 100 mil) esta diretoria entrará de vez para a história, não do Flamengo, mas do futebol sul-americano.
Algumas outros importantes temas poderiam ser abordadas, como o expressivo aumento de receitas previsto com patrocínio, sócio torcedor, aumento da verba recebida da Globo em 50% a partir de 2016 até o fim do contrato, em 2018 etc.
Por tudo isso, podemos acreditar que daqui cinco anos estaremos entrando em qualquer campeonato, de qualquer esporte, de qualquer faixa etária, como francos e legítimos favoritos a vencer.
Autor: Nilmar Souza.

E aí Nação, o que vocês acharam? Comentem! Siga-nos também no  

Compartilhe com os amigos

Veja também