Em parceria com Sandro Rilhó, Luiz Eduardo Baptista esclareceu alguns questionamentos e respondeu à sugestões em torno do Programa de Sócio-Torcedor do Flamengo. Confira!
Nome: Alessandro Silva
Cidade: Nova Iguaçu-RJ
Profissão: Segurança
Sócio-Torcedor? Sim
Por que o Flamengo ainda não fez um plano de Sócio para as crianças, e por que ainda não existe a opção de boleto para pagamento mensal do sócio-torcedor?
Oi Alessandro, obrigado pelo seu apoio como ST.
Nós não fizemos algo para crianças porque no Rio de Janeiro, menores de 12 anos acompanhados pelos pais não pagam nada para irem aos estádios. A opção por boleto foi testada mas, infelizmente, 85% dos St’s não pagavam as suas contribuições. Então, o custo operacional disto infelizmente não se provou viável para o clube.
Nome: Fernando Almeida
Cidade: Fortaleza – CE
Profissão: Estagiário de Telecomunicações
Sócio-Torcedor? Não
Primeiramente gostaria de parabenizar a atual diretoria pela ótima administração. Espero que fiquem no cargo por muito tempo. Segundo, quero dizer que não sou sócio porque sou estagiário e ganho pouco, mas pretendo ser. Outro ponto também interfere em que eu não seja sócio e é o motivo da minha pergunta:
Como torcedor do Flamengo de fora do Rio de Janeiro não me sinto valorizado, mas sei da minha importância para o Clube, pois os torcedores de fora do Rio são a maioria da torcida do Flamengo. O que a diretoria tem como ideias para valorizar mais o torcedor de fora do Rio de Janeiro?
Sugestões: um sócio torcedor específico com promoções na compra de produtos do clube, sorteios de peças autografadas, sorteio de viagens com o time… Também um planejamento antecipado de jogos do Flamengo em outros estados do Brasil.
Oi Fernando, valeu, obrigado pela sua mensagem.
Podendo, vire ST. Sabe por que? Porque não existe maior benefício para a nossa paixão que um Flamengo forte, campeão.
Ainda assim, estamos sim trabalhando para ampliar os benefícios do programa. Neste campeonato brasileiro, fizemos um planejamento conforme você sugeriu aqui. Vamos fazer 5 jogos como mandantes em arenas da Copa, fora do Rio.
Nome: Eduardo Guayanaz
Cidade: Rio de Janeiro
Profissão: Consultor
Sócio-Torcedor? Sim
Por que o desconto na compra de ingresso para sócio torcedor diminuiu?
Eduardo, obrigado pela sua participação como ST.
O desconto para ST’s diminuiu apenas na nova faixa de 29,90 e em jogos onde a demanda era muito maior que a oferta (contra o Atlético-PR, por exemplo).
Nome: Marcelo Machado Moreira
Cidade: Rio de Janeiro
Profissão: Analista Sistemas
Sócio-Torcedor? Sim
Em que pontos o Flamengo poderia ajudar as torcidas organizadas e estas, em contrapartida, ajudarem o Flamengo, como por exemplo, exigindo associação ao ST pelos seus integrantes?
Marcelo, obrigado pela sua participação/contribuição como ST.
Ótima pergunta. Nós estamos tentando desde o primeiro mês de nossa gestão buscarmos um acordo com as organizadas. Apenas 2 pontos sempre foram inegociáveis: não daríamos nada de graça ou em melhores condições que aos ST’s e que se houvesse violência por parte deles, direta ou indiretamente, não contassem conosco para nada.
O item dois, justiça seja feita, há muito tempo que não se escuta falar de qualquer problema gerado por uma organizada do Flamengo, e neste aspecto, estão de parabéns.
Em relação ao primeiro ponto, ainda que tenhamos criado uma categoria corporativa dentro do programa de ST’s, baseada em conversas entre as partes, nunca quiseram de fato se associar. Na hora H sempre deram para trás, pedindo uma moleza aqui, outra acolá… e o Flamengo não vai tratar seus torcedores de maneira diferente, só porque são de organizadas. Sabe quantos são os torcedores de organizadas do Flamengo aqui no Rio? Uns 1300. Isto mesmo: mil e trezentos. Por quê deveriam ter privilégios em relação aos demais 40 milhões? Qual a razão? São mais rubro negros que os demais? Onde? Justiça seja feita, a Urubuzada jamais pediu um centavo/moleza ao clube.
Nome: Marcelo
Cidade: Rio de Janeiro
Profissão: Advogado
Sócio-Torcedor? Não
Quando teremos um sócio-torcedor Familiar?
Meus dois filhos menores também querem ser sócios, mas não é permitido, e nem eu tenho como pagar R$ 200,00 só para me filiar, mais R$ 60,00 de extras e mais o ingresso. Bota um plano viável para a família inteira!
Fala Marcelo,
Boa, vamos estudar sim.
Sabe qual é o problema? É que a PM não pede carteiras de identidade na entrada do Maracanã porque “dá trabalho”, então, a possiblidade de fraude, infelizmente tem dificultado o que é sim uma ótima ideia.
Nome: Silvio Macedo
Cidade: Rio de Janeiro
Profissão: Veterinário
Sócio-Torcedor? Sim
Precisamos de multiplicadores para conquistar novas adesões para o Programa ST, e ninguém melhor do que quem já é ST para fazer isso. O Flamengo pretende repetir a campanha realizada no início deste ano?
Sugiro reduzir o número de adesões para 3 (máximo 5), ficando o prêmio a critério do ganhador, podendo ser:
Visita ao CT do Flamengo para assistir um treino (ônibus partindo da Gávea), camisa do programa ST autografada pelos jogadores, tour pelas dependências internas do Maracanã (ônibus partindo da Gávea). O sujeito que ganhou e escolheu a premiação pode continuar participando e escolher outro prêmio. Os 3 maiores do mês ganhariam um ingresso para o jogo do Flamengo com direito a seguir no ônibus do Flamengo da concentração até o Maracanã. Trata-se de uma campanha barata, em que tudo é Flamengo.
Fala Silvio, muito brigado pelo seu apoio como ST. Assim você ajuda ao Flamengo a se reerguer todo dia.
Nós fizemos uma campanha nos moldes que você sugeriu, no Facebook. No marketing, este tipo de campanha é conhecida como “Member Get Member”. Infelizmente foi um fracasso…tivemos apenas 500 novos ST’s.
Em relação aos prêmios, eu concordo que menos é mais… O problema é que somos milhões, e cada um tem as suas 3 ideias, que no total, somam mais de 25. Então é difícil reduzir sem desagradar muita gente. Ainda assim, temos avaliado como melhorar o plano, sempre. Aguarde, mais novidades virão por aí.
Nome: Adriano Coimbra Miranda
Cidade: Mangaratiba-RJ
Profissão: Inspetor de alunos
Sócio-torcedor? Não
Fui sócio-torcedor em 2013, por seis meses e pretendo renovar, sendo assim queria deixar duas sugestões:
1º Que o sócio-torcedor tenha o direito na compra de ingresso extra, com ou sem desconto no segundo, isso facilitaria muito pra quem mora longe dos pontos de venda.
2º Que junto com o envio do cartão-ingresso fosse uma camisa do Nação Rubro-Negra, que além de agradar o torcedor, serviria como uma propaganda.
Oi Adriano, muito obrigado pela sua contribuição. Espero que você possa voltar logo a ser ST, ok?
Ambas as sugestões são muito boas. Uma delas já estava no radar.
Valeu, serão sim aproveitadas.
Abr, Bap
Nome: Valci de Andrade
Cidade: Brasília
Profissão: Psicólogo
Sócio-Torcedor? Ainda não
Desde quando assumiram houveram maior participação de novos sócio-proprietários ou off-rio com poder de votarem para Presidente? Não podemos deixar a oposição bandida e que sangrou a instituição retomar a presidência.
Grande Valdeci, realmente a corja não desiste nunca de atrapalhar o Flamengo. Eles são piores que qualquer adversário. Jogam sujo, mentem, inventam, tudo para tentarem voltar a terem as suas famigeradas boquinhas.
Isso aqui (agora) é Flamengo. Nunca mais voltarão a ter qualquer espaço, porque a nação não quer! Muito menos os sócios. Simples assim.
Sim, houve maior participação de ambos, sócios Off Rio e proprietários. Todos apoiando a nossa gestão. A cada dia, a corja tem menos relevância, literalmente. Eles são exatos 136. Sabemos tudo sobre eles. Fique tranquilo. Os outros 10.000 sócios do clube sabem perfeitamente quem são.
Nome: Virginio do Nascimento Neto
Profissão: Autônomo
Sócio torcedor? Sim
Como está o muro dos tijolinhos da antiga gestão, e se a diretoria tem intenção de abrir espaço para os sócio-torcedores poderem conhecer o CT do Flamengo?
Oi Rodrigo, valeu pelo seu apoio permanente como ST! Obrigado.
Em relação ao muro de tijolinhos, apesar de eu ter uns 100 deles, não sei como se encontram… A ideia de abrir espaço para os ST’s conhecer o CT já foi considerada e será implementada.
Confira as outras respostas de BAP:
Matéria redigida por Eduardo El Khouri em parceria com Sandro Rilhó