Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Quando Cáceres.

Coluna do Flamengo
Coluna do Flamengo
Publicação: 20/09/2014
Nenhum comentário
Atualização: 23/01/2015
Compartilhar
Geral tá ligado que o Mengão é um time sem astros. O mais perto que temos disso é o croata da Vila Kennedy, que trouxe na bagagem uma sólida carreira na Europa, porém lá ele não era exatamente um protagonista. E o que mais se aproxima de um ídolo é o vetusto capitão Léo Moura, querido por muitos, odiados por muitos também, mas que pelo conjunto da obra e longevidade é respeitado por todos. O resto, perdão pelo clichê, é um time de operários.
Nesse Flamengo imprevisível, que tanto pode fazer uma exibição empolgante em um tempo e entregar a rapadura no instante seguinte, como acabamos de ver no Pacaembu, tem 3 jogadores que se destacam pela regularidade, seriedade, entrega e desempenho. Curiosamente, nenhum deles foi recebido com entusiasmo em sua apresentação ou tem seu nome gritado mais alto pela torcida.
Em 2014 há uma regra que tem funcionado de forma constante: quando Cáceres está em campo, o time vai bem. Ave, Cáceres!
Diziam que ele não é um volante típico de marcação, tanto assim que ficou na reserva um tempo, mas não sei se por convicção ou falta de opção, Jayme plantou Cáceres na proteção à zaga e estava tudo maneiro, até que ele se contundiu. Dali em diante a maionese desandou e o time veio ladeira abaixo.
O curioso é que Cáceres é um jogador de imagem apagadíssima. São raras as reportagens sobre ele, ninguém o procura quando o jogo termina, ele é figura ausente nas coletivas de imprensa. É a discrição personificada.
E o futebol dele também vai mais ou menos nessa mesma linha, não é um construtor de jogadas, não costuma ser eleito o melhor em campo, não é de fazer gol, não bate falta. Não discute com o juiz, não abre os braços para torcida implorando apoio. Joga sério e quieto.
Se o time do Flamengo fosse uma repartição, Cáceres seria aquele cara que chega cedo, trabalha duro cuidando das rotinas, não almoça com a galera e nem vai no happy hour, mas que todo mundo lamenta quando entra de férias, porque obriga o resto do departamento a trabalhar mais.
Quando Wallace chegou, línguas maldosas, a minha inclusive, plantaram o boato que ele veio de contrapeso do então badalado Carlos Eduardo, já que os dois tinham o mesmo empresário e foram anunciados de forma quase simultânea. Foi o suficiente para que a má vontade contra o zagueiro se espalhasse.
Que bom que ele calou a boca de todos nós e agora dá até a impressão que o contrapeso era o sonolento ex-gremista, que já foi tarde e não deixou saudades. Samir (uh! é seleção), Chicão, Marcelo (o aprendiz de Dedé), Frauches e quem mais estiver por ali brigam pela outra vaga da defesa, porque o baiano com cara de soldado do Estado Islâmico é titularíssimo.
E ainda tira onda com a galera por ser um sujeito com um preparo cultural bem acima da média dos colegas de profissão, graças a seus hábitos literários. Essa semana mesmo deixou um repórter de saia justa, que veio sugerir um livro e foi surpreendido quando o zagueiro tirou a sugestão da mochila e revelou que já tinha terminado de ler. É o Mengão mostrando ao mundo nossa nítida superioridade intelectual sobre a arcoirizada ignara.
Por fim, Everton. Eu tenho emoldurada na minha sala uma camisa oficial do título de 2009, autografada por parte do elenco. Sempre que alguém vem me visitar no escritório e identifica o ativo mais valioso do meu patrimônio, a diversão é começar a procurar as assinaturas, Adriano, Léo Moura, Petkovic, Bruno, Angelim….aí a pessoa vira o quadro e vê, camisa 22, Everton. Já me acostumei com a pergunta, “escuta, quem é Everton?”
Não é para menos. Depois da bela passagem pelo time hexacampeão, Everton penou em agrupamentos futebolísticos de nome curioso, como o Samsung da Coreia, o Tigres do México e o Botafogo de Marechal Hermes. Estava lá em Suwon, capital da Gyeonngi, quando o Atlético PR o resgatou e a gente se reencontrou com ele na final da Copa do Brasil. O Mengão fez um combo no genérico da Baixada, trazendo um lateral de quem diziam maravilhas e o Everton, quem sabe para compor o elenco.
Pois enquanto o tal do lateral Léo tenta se curar da mandinga forte fazendo hora extra no Departamento Médico, o Everton se tornou o jogador do Flamengo mais, digamos, agudo. Eu disse essa abobrinha porque eu não sei muito bem definir o papel do Everton. Ele é ponta, ele é atacante, ele é ala, ele é meia, ele é tudo ao mesmo tempo agora. Mas sei que ele, nos dias bons, toca o terror na defesa adversária. Nos dias ruins ainda assim é muito melhor do que os que estão ao seu lado, para não dizer naqueles que saem do banco de reserva.
Ainda não consegui chegar a uma conclusão se o time do Flamengo é bom ou ruim. Tem alguns ali que me irritam profundamente e eu nem vou dizer quem são, porque tô de bem com a vida e concentrado para amassar as florzinhas. Tem outros que, perdoem o toque levemente chulo, não fedem nem cheiram. Ainda tem os que eu gosto e ponho fé, mas precisam de mais rodagem para que eu confirme minha impressão.
Porém, Cáceres, Wallace e Everton formam, em 2014, aquilo que o torcedor mais gosta: atuações convincentes, muito empenho e muito respeito ao Manto. Mais do que isso, são o prenúncio de um time ainda melhor ano que vem.
Walter Monteiro

Fonte: Urublog
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

AO VIVO | Assista ao embarque do Flamengo para Brasília com o Coluna do Fla

Que horas é o jogo do Flamengo hoje?

2
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Jogador provoca Palmeiras após marcar gol pelo Flamengo no Nubank Parque; veja vídeo

34 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Clube do exterior acerta salários com Pulgar e sinaliza que pagará multa ao Flamengo

28 14

O Flamengo sem ‘medo’ de Filipe Luís e com plano definido para a janela de transferências

9 3
Brasileirão

Chapecoense tem reforço de peso para jogo contra o Flamengo, pelo Brasileirão

2

Brasileirão 2026 voltou, e o Vasco perdeu! Veja como está a tabela da 19ª rodada após jogos desta quinta

8 1
Libertadores

A preocupação de Fabricio, ídolo do Cruzeiro, para o jogo contra o Flamengo na Libertadores

11 10

Flamengo reencontra Pablo Sanchez, técnico freguês, em jogo contra Olimpia

6 2
Comentários Recentes
  1. Joãozinho Trepidação em Clube do exterior acerta salários com Pulgar e sinaliza que pagará multa ao Flamengo

    Mais uma varada da diretoria. Se não bastasse a venda do IAGO para o Orlando City, por 7,3 milhões de…

  2. SempreFla em Estádio do Flamengo: as últimas atualizações sobre a construção da casa rubro-negra

    Não querem construir estádio, depois ficam de choradeira quando requisitam o Maracanã, como no caso da Copa Mundial Feminina.

  3. Celo em “Lá, eu não jogo”: André Lima revela raiva do Flamengo e conta como rejeitou proposta

    Ele fala com orgulho de não ter Jogando no Flamengo, e nós flamenguistas, teríamos um desgosto profundo se este jogador…

  4. sampietro em “Lá, eu não jogo”: André Lima revela raiva do Flamengo e conta como rejeitou proposta

    Não fez falta nenhuma, aliás quem é este cara, ninguém conhece.

  5. sampietro em Com Thiago Almada, Argentina consegue virada sobre Inglaterra e está na final da Copa do Mundo

    Argentina e Paraguai , muita raça , os jogadores dão o sangue pelo seu País. Bem diferente da amarelinha que…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo