Ninguém me convence que o único culpado por essa vexaminosa eliminação não é o nosso treinador. Luxemburgo falhou absurdamente na escalação, nas substituições a na condução da postura de um time da grandeza do Flamengo em uma semi-final de Copa do Brasil.
Tivemos inúmeros exemplos de como não se comportar em Belo Horizonte em um jogo decisivo, na qual o Atlético precisa do resultado. O time dos caras não é nada demais, tem alguns bons e velozes jogadores como Maicosuel, Luan e Tardelli e aposta muito na jogada aérea, insistindo em bolas alçadas constantemente para a área. Fez isso o jogo inteiro e o Flamengo caiu na pilha dos caras, indo à BH apenas para se defender e teve o que mereceu: foi goleado e eliminado com plena justiça da Copa do Brasil pela covardia do treinador e do elenco, que teve medo de perder um jogo que parecia improvável, principalmente após abrir 1 x 0.
Vai ter gente aí botando a culpa nos desfalques. Tá, eu não aceito. Léo Moura dentro não faria a menor diferença, já que não tem espírito de capitão. Gabriel, esse sim, poderia alterar alguma coisa com sua individualidade, mas também não caberia à ele resolver sozinho – e estava no banco, logo, com condições de jogo. Talvez o único que poderia mudar a postura dos atletas seria Alecsandro, que conhece bem o Atlético, e poderia ser importante para manter aceso o espírito do time, mas sua limitação técnica não seria predominante.
Luxemburgo, por outro lado, escolheu muito mal as substituições. Qual a intenção de se colocar Élton, Mattheus e Luiz Antônio quando, se era pra fechar o time, tínhamos Amaral (que é marcador) e Samir, que seria mais um zagueiro pra pôr em campo e Gabriel, que desafogaria o contra-ataque e daria jogadas individuais ao time? Não dá pra entender. Botar a culpa nos jogadores não dá! Sempre falo que, se for pra culpar é alguém, é quem contrata e escala. E hoje, Luxemburgo, a culpa de estar fora da Copa do Brasil é toda sua!
Falar em acreditar nessa hora, ironicamente, é complicado, mas todo rubro-negro acreditava que dava pra passar. O que aconteceu foi sim uma tragédia, acabou com nosso ano futebolístico e, já que estamos fora da Copa do Brasil e longe da confusão, podemos declarar: nós, torcedores do Clube de Regatas do Flamengo, estamos oficialmente de férias!
Fonte: Flamengo em Foco