Não é de hoje que o Flamengo está à procura de um jogador para assumir a camisa 10 e se transformar no meia criativo do qual o time está órfão desde a saída de Ronaldinho Gaúcho em 2012. Nesta temporada, o dono dela foi o argentino Lucas Mugni, que passou mais tempo no banco de reservas do que em campo e vem sendo considerado fora dos planos da comissão técnica para o ano que vem.
Essa situação vem se repetindo a cada janela de transferência. Contratar um camisa 10 é novamente prioridade da diretoria atual. O executivo Rodrigo Caetano, o vice-presidente de futebol, Alexandre Wrobel, e o técnico Vanderlei Luxemburgo estão com nomes na mesa em busca de uma decisão, mas as dificuldades são grandes.
– Encontrar esse jogador no mercado não é fácil. Estamos buscando, é uma de nossas prioridades, mas há uma série de situações a serem analisadas – comentou Wrobel.
Uma das questões citadas pelo vice-presidente é justamente uma decisão tomada pela Fifa de mudar o relacionamento dos clubes com os grupos de investidores. A nova medida impede que eles sejam donos de direitos econômicos dos jogadores já a partir do dia 1 de maio, o que obrigará os clubes a arcarem com valores totais para contratações, sem a opção de fatiar o percentual de jogadores. Apenas contratos já em vigor serão respeitados.
Sem a ajuda de terceiros, o Flamengo vem tendo dificuldades para fazer grandes investimentos em contratações. O clube, por exemplo, não conseguiu entrar na competição por Dudu, do Dínamo de Kiev, acertado com o Corinthians.
– Isso (decisão da Fifa) complicou um pouco, mas não é determinante. Não temos muitos investidores no Flamengo e estamos tentando estabelecer esse tipo de relação, mas essa decisão pode dificultar, sim – admitiu Wrobel.
A busca por reforços vai além da aquisição de um camisa 10. A diretoria espera contratar mais um jogador para ser titular e outros que possam compor o elenco. O clube já tem tudo acertado com Thallyson, ex-ASA, que atua como meia e lateral-esquerdo. Artur Maia, ex-América-RN, e Pará, ex-Grêmio, são outros nomes considerados definidos.
Fonte: GE