A difícil missão de simplesmente torcer.

Compartilhe com os amigos
A palavra torcer tem origem no latim torque, que significa vergar, enrolar, arrastar, tomar, torturar, atormentar, brandir, sondar, investigar. Também na língua portuguesa, a mesma palavra assume diversos significados e parando para analisar um pouco mais, chegamos a conclusão de que a palavra foi bem empregada.
O torcedor rubro-negro consegue levar ao pé da letra o sentido da palavra e reunir tudo ao mesmo tempo. Ele vai desde o sentido que conhecemos (“dar apoio ou esperar resultado positivo de”, segundo a definição do dicionário), até o sentido de “desviar, mudar a direção de” (que também consta nas páginas dos dicionários).
Somos uma Nação. Na sua maior parte, uma Nação que vamos de “rumo a Tóquio” ao rebaixamento em questão de minutos. Somos aqueles que elevamos a condição de craques, jogadores medianos e esforçados que são capazes de algumas façanhas pontuais e, também, aqueles que não conseguem admitir duas partidas ruins de bons jogadores.
O tema me veio à cabeça, assistindo ao jogo da Copa São Paulo de Futebol Junior, onde o Flamengo foi derrotado nos pênaltis pelo Atlético Mineiro e, consequentemente, eliminados da competição. Imediatamente nas redes sociais vi mensagens dizendo que o goleiro não presta (sim, o goleiro menos vazado da competição, levando apenas 1 gol), por não defender nenhum pênalti. Outros generalizando dizendo que nenhum jogador tem futuro, e outras opiniões até mais radicais.
Isso tudo, após um amistoso no qual o time principal empatou com o Shakhtar em 0 x 0. O primeiro jogo do ano onde muitos se apressaram em afirmar que o esquema do Luxemburgo não vai dar certo, que a contratação do Marcelo Cirino foi um erro, além de milhares de outros defeitos.
Tudo bem que fomos muito mal acostumados pela grandeza do Flamengo. Queremos sempre o melhor e disputar todas as competições nas quais entramos, mas acredito que um pouco mais de bom senso seja necessário para que não deixemos a palavra ‘torcer’ assumir um dos seus muitos significados da língua portuguesa, que é: “Fazer desvair o ânimo, levar, induzir” ou “tomar direção tortuosa”.

Fonte: Falando de Flamengo
Compartilhe com os amigos

Veja também