Enfim, futebol.

Compartilhe com os amigos
Depois de duas semanas de treinos em Atibaia, algumas especulações e transferências, o Flamengo volta a campo para abrir extra-oficialmente sua temporada. O adversário? O Shakhtar Donetsk, uma espécie de consulado brasileiro dentro do futebol ucraniano. O jogo será realizado em Brasília, às 17 horas deste domingo, e faz parte do tour do Shakhtar, que enfrentou o Bahia na última quinta, pelo Brasil. O amistoso será um duelo para, principalmente, fazer testes. Esse é o primeiro de uma sequência do Flamengo, que termina contra o São Paulo, no dia 25 de janeiro, em Manaus, uma semana antes do início do Carioca.
O que esperar do Flamengo?
O Flamengo deve apresentar um time sem muito ritmo de jogo, já que os atletas só fizeram um jogo-treino, contra o Red Bull Brasil, na última quarta. Ao todo, são cinco caras novas: o atacante Marcelo Cirino, os laterais Pará e Thalysson, o zagueiro Bressan e o meia central Arthur Maia. Os dois técnicos devem realizar muitas alterações ao decorrer do jogo, para tentar apresentar e observar vários jogadores do elenco.
A escalação mais provável para o Fla no amistoso é a que vem sendo treinada por Vanderlei Luxemburgo nessas duas semanas no interior paulista. Paulo Victor; Léo Moura, Wallace, Samir e Anderson Pico (Thalysson); Cáceres, Canteros e Eduardo da Silva; Everton, Gabriel e Marcelo.
Apesar de conter apenas um atleta que chegou na última janela, essa escalação do Flamengo deve expor a falta de entrosamento entre os jogadores do elenco. Isso porque Luxemburgo aposta num sistema de alta movimentação entre os atacantes, incluindo troca de posições e recomposição rápida na defesa. Eduardo ocupa o espaço de um camisa 10, encostando na área em jogadas mais agudas. Everton e Gabriel se posicionam abertos, enquanto Marcelo é o jogador mais centralizado da equipe.
No jogo-treino contra o Red Bull (empate por 1 a 1), o Flamengo demonstrou problemas em ter a posse de bola, com pouca presença no meio campo. Houve momentos, porém, em que o contra-ataque realmente funcionou e o clube explorou a velocidade de seus atacantes, o que também é uma marca do Shakhtar.
O adversário
O time do técnico Mircea Lucescu foi a campo contra o Bahia com uma escalação muito ofensiva também. Os titulares foram: Pyatov; Ilsinho, Kryvtsov, Rakitskiy e Ismaily; Fernando, Fred Alex Teixeira e Wellington Nem; Taison e Luiz Adriano. Esse ataque, formado por cinco brasileiros de muita velocidade, pode ser um bom desafio para a defesa do Flamengo, mas o calor de Brasília deve reduzir o ritmo das duas equipes.
O Shakhtar é um bom teste para observar como o Flamengo se porta diante de um adversário com mais qualidade e ritmo de jogo, além de analisar o desempenho jogadores e identificar as principais falhas da equipe. Com tempo para trabalhar (ainda faltam meses para o Brasileirão), não há motivos para achar que erros não poderão ser corrigidos. Mas isso só acontecerá se eles forem expostos em testes como esse. Deve ser um jogo, no mínimo, interessante. Afinal, o Flamengo está de volta ao campo.

Fonte: ESPN F.C.
Compartilhe com os amigos

Veja também