Caso houvesse um campeonato em que os pontos dos clubes de futebol fossem obtidos através de suas ações na internet, o São Paulo seria o grande campeão brasileiro de 2014 em marketing digital. O clube do Morumbi foi o que atingiu o maior número de pontos envolvendo sua participação nas principais redes sociais, além de visitas em seu site e número de buscas no Google.
Flamengo é o 2º em ranking de mídias sociais.

Além de ter o time mais ativo nas mídias digitais, os paulistas dominam o ranking ocupando quatro das cinco primeiras colocações. O único intruso entre os primeiros colocados é o Flamengo, que ocupa a vice-liderança, sendo seguido por Corinthians, Palmeiras e Santos.
O levantamento foi realizado pela agência Biziil Inbound Marketing, especializada na consultoria de marketing a empresas que buscam aumentar o retorno de suas ações na internet. Para elaborar o ranking, a agência deu pontos de acordo com a posição em cada uma das categorias, sendo o clube com melhor participação em uma mídia ganhava 12 pontos e o pior apenas 1.
– Percebemos que os clubes precisam diversificar mais suas ações na internet pois ainda há uma forte concentração no Facebook – avalia Rafael Neaime, sócio e fundador da Biziil.
Segundo ele, um próximo passo para os clubes no segmento seria transformar o grande número de fãs nas mídias em receita.
– Apesar de terem milhões de seguidores, os clubes não conseguem reverter isso em sócios-torcedores, por exemplo. Há algo perdido no meio desse caminho – comenta Neaime.
Para ser líder do ranking de clubes de futebol em ações na internet, o São Paulo passou por mudanças em seu departamento de comunicação, conforme explica Douglas Schwartzmann, VP de comunicação e marketing do clube.
– Quando cheguei ao departamento, reorganizei a equipe e adotei uma filosofia mais comercial das ações para que houvesse uma aproximação maior junto ao torcedor – diz o dirigente.
Fonte: Lancenet
Deixe um comentário