Mauro vê Fla se estruturando para ser campeão Brasileiro.

Compartilhe com os amigos

O Futebol do Rio ficou um bom tempo parado no tempo. O Flamengo não conseguiu, assim como vários Clubes que tiveram ‘épocas de ouro’, usar a arrecadação daquele momento, a fase maravilhosa, para estruturar melhor o Clube. O Flamengo está até hoje construindo um Centro de Treinamento. Até usa lá, mas não está 100% concluído, e é possível ainda que apareça algum dinossauro dizendo que isso não é importante.

CT não é tudo, senão Atlético-PR seria todo ano um dos melhores Clubes do Brasil, o São Paulo ganharia tudo… O Cruzeiro é campeão brasileiro porque tem time bom, competitivo, e não porque tem dois CT’s. Então, o mais importante é jogador. 2009 Flamengo campeão, 2010 Fluminense campeão e 2012 Fluminense campeão mostram isso.
O Fluminense treina num lugar que tinha rato, segundo o Muricy, mas é um campo esburacado, complicado, um Estádio do início do século passado, e mesmo assim ganhou dois campeonatos. Com times bons, é isso que resolve. Primeira coisa é jogador, um bom treinador e uma boa comissão técnica. Mas a estrutura é muito importante hoje, e é o que acontece. Os jogadores de hoje, por exemplo, quando vão treinar no São Paulo por tempo integral, tem estrutura para treinar de manhã, almoçar no CT, fazer recuperação, fisioterapia, o que for, e ter outra atividade se preciso for no período da tarde. O Flamengo não tem essa condição, está tentando se reestruturar.
É ridículo para o Flamengo depois de tudo o que pôde faturar e tudo o que movimentou na sua ‘época de ouro’, não ter um Centro de Treinamento. Eu acho que o Flamengo começou a se perder, primeiramente não aproveitando essa época para se estruturar melhor, e depois quando começa a fazer contratações alucinadas, aquelas bobagens de ‘compro e a torcida paga’. Qualquer torcida paga, primeiro porque se o time for bem ela vai pagar para frequentar os jogos e vai lotar o Estádio, mas talvez não paguem também. Tem cara que acha que a torcida do Corinthians vai pagar o Estádio, e não tem como, é matemático. Eles teriam que pagar ingresso ainda mais caro e lotar o Estádio em todos os jogos para gerar receita necessária para pagar cerca de R$ 100 milhões daqui a alguns meses, por conta de uma parcela do BNDES e de algumas dívidas que o Corinthians têm.
                                                          
E não foi só o Futebol do Flamengo, e sim o Futebol do Rio que começou a perder. Clubes de outros estados começaram a se estruturar e os do Rio vivendo naquela fantasia, aquela coisa de que ‘aqui é diferente, não precisa’… Na época tinha uma coisa que me incomodava. O Romário até gravou uma música ‘treinar pra que?’ e as pessoas achavam aquilo engraçado. Como treinar pra que? Como um atleta profissional, de qualquer modalidade, acha que vai ter êxito e vai ser competitivo se não se preparar? Então, era engraçadinho, o Romário era folclórico, mas ali ele e todo mundo que entrou nisso atrapalhou.
Em 1991, o Luxemburgo, de quem eu discordo de várias coisas, falou que o Flamengo estava mal estruturado, que faltava bola, e a imprensa do Rio caiu em cima dele. Talvez ele tenha se expressado mal, mas era evidente que o Flamengo estava atrasado em relação aos rivais e custou até as pessoas verem isso.
Então, eu acho que os erros vêm sendo cometidos a muito tempo e se acentuou nos anos 80 para cá, até que o Flamengo conseguiu ficar sem ser campeão Brasileiro de 92 até 2009. É muito tempo, e mais, quando ganhou 2009 ninguém acreditava. Foi algo que foi acontecendo. O Petkovic praticamente aposentado, o Adriano resolvendo jogar depois de alguns meses… Não havia o menor sinal de que isso iria acontecer, e se for analisar o Flamengo não se prepara de verdade para ser campeão Brasileiro desde os tempos do Zico, porque até 92 foi um título assim. O Flamengo também não era favorito, aí entrou naqueles quadrangulares, venceu o Vasco que tinha um time melhor… O Vasco ainda ajudou o Flamengo derrotando o São Paulo em São Januário no mesmo dia que o Fla ganhava do Santos no Maracanã. No jogo contra o Botafogo, que também tinha um time melhor que o do Flamengo, o Flamengo passou o rodo, venceu por 3 a 0, e foi campeão Brasileiro. Mas o Flamengo naquele ano não era de longe um dos favoritos. Não tinha as melhores campanhas, longe disso, mas chegou na reta final e ganhou.
Montar um time e dizer ‘esse é para ser campeão’, ‘esse é forte, o Flamengo nunca se prepara para isso, aquilo não foi uma preparação, foi algo maravilhoso que foi surgindo. E na época os europeus não contratavam mais que um ou dois estrangeiros porque havia uma limitação. O Zico foi para a Itália com 30 anos de idade. Se ele fosse dessa geração ele teria ido pra lá com 18, 20 anos no máximo. O Neymar foi agora porque o Santos fez uma operação louca para segurá-lo por mais algum tempo, mas não conseguiu nem segurar até o final daquele contrato que ele tinha firmado com o Clube.
É mais que urgente que o Flamengo, pela força que tem, se prepare para montar um time de verdade e ganhar um campeonato para a torcida poder falar que ‘o Flamengo se preparou para ser campeão, trabalhou para ser campeão’. Dá sinais de que pode estar caminhando nessa direção, talvez estejamos hoje diante de um embrião que pode vir a ser isso, mas os tempos são outros e está provado que um trabalho bem feito pode levar a muito sucesso.
Fala de Mauro Cezar Pereira ao Falando de Flamengo*
Matéria redigida por Eduardo El Khouri
@EduardoElKhouri
Compartilhe com os amigos

Veja também