Intensidade. Palavra que define bem a metodologia de trabalho do romeno Mircea Lucescu e sua comissão técnica para a intertemporada do Shakhtar Donetsk no Brasil. Menos de 24 horas após o amistoso contra o Bahia – derrota por 3 a 2 – e menos de 24 horas antes do jogo contra o Flamengo, o treinador não quis saber de descanso para os atletas e comandou um treino forte de 1h30 na noite deste sábado, pouco depois de o time desembarcar em Brasília.
A atividade, realizada no estádio Bezerrão, na cidade do Gama, começou com uma conversa de 15 minutos de Lucescu com os jogadores. Na sequência, um rápido aquecimento, seguido de treino de finalização, ataque contra defesa e uma espécie de coletivo com campo reduzido. No fim, mais treino de finalização para os jogadores de ataque e atividades específicas para os atletas de defesa.
– Nós estamos em pré-temporada. É assim mesmo. Apesar do calor que estamos encontrando aqui no Brasil, os treinamentos estão sendo da mesma forma como se fosse na Europa. É a maneira de trabalho dele (Lucescu) e os jogadores já estão acostumados. Se aproveita muito bem a pré-temporada e, depois, durante a temporada regular a tendência é que a intensidade diminua um pouco – explicou o ex-zagueiro Antônio Carlos Zago, auxiliar técnico do Shakhtar.
Todos os 29 jogadores do elenco que estão no Brasil foram ao campo, incluindo a legião de 13 brasileiros. Após se apresentarem com atraso de três dias à concentração no Rio de Janeiro e ficarem apenas no banco no jogo contra o Bahia, Douglas Costa e Bernard foram uns dos mais participativos na atividade e podem ganhar uma oportunidade contra o Flamengo.
– Está tudo em casa, todos já sabem a forma que ele trabalha. E faz parte. Temos que trabalhar forte na pré-temporada para chegar bem nas competições, na Liga dos Campeões e no Campeonato Ucraniano. Não é porque temos cinco amistosos no Brasil que vamos deixar de trabalhar o que precisa para a equipe. Eu já estou aqui há oito anos e estou acostumado com isso – completou Luiz Adriano, maior artilheiro da história do clube (122 gols) e atual goleador da Champions com nove gols em cinco partidas.
Mesmo no coletivo, Mircea Lucescu misturou bastante as equipes e não deu pistas do time titular que colocará em campo contra o Rubro-Negro. A previsão é de que a equipe ainda faça mais um treino leve na manhã deste domingo, antes da partida. O jogo entre Shakhtar e Flamengo está marcado para às 17h, no Estádio Mané Garrincha.
Carinho com a torcida
Seguindo uma das metas da intertemporada no Brasil – aproximar a equipe do público local -, a atividade foi aberta aos torcedores. Cerca de 50 pessoas acompanharam o treino, alguns à beira do gramado, e tietaram bastante os atletas. Solícitos, os jogadores atenderam os fãs até mesmo no intervalo para hidratação.
Fonte: GE