Fonte: O Globo
Eliminado na semifinal do Carioca, o Flamengo tem, agora, três semanas para se preparar até a estreia no Campeonato Brasileiro, dia 10 de maio, contra o São Paulo, no Morumbi. Antes de pensar na avaliação do elenco atual e na busca por reforços, porém, o técnico Vanderlei Luxemburgo tem uma missão mais imediata, o confronto de ida com o Salgueiro, quarta-feira, em Pernambuco, pela segunda fase da Copa do Brasil.
O time se reapresenta nesta segunda-feira, à tarde, no Ninho do Urubu, e viaja terça de manhã em voo fretado para Juazeiro do Norte, no Ceará, de onde seguirá de ônibus para Salgueiro. Depois, começará o planejamento para o restante da temporada. Para o técnico Vanderlei Luxemburgo, o Flamengo ainda não está pronto para disputar o Brasileiro, se quiser jogar de igual para igual com as principais equipes do país.
– É claro que eu queria ganhar o campeonato (Carioca), não tenha dúvida, mas ele serve também para analisarmos o que precisamos fazer para o restante da temporada, se quisermos disputar a Copa do Brasil e o Brasileiro na parte de cima da tabela. Todos devemos conversar, diretoria e comissão técnica, com calma, critério, para darmos um tiro certo – declarou Luxemburgo, evitando entrar em detalhes sobre reforços. – Essa é uma análise interna.
Para o treinador, apesar da eliminação diante do Vasco na semifinal, a avaliação do Flamengo é positiva, pelo menos como base inicial.
– Estamos no caminho certo. Temos de consertar alguns erros que apresentamos no Estadual, mas a temporada tem tudo para ser boa. Estamos avançando, temos uma base, já dá para olhar para o Brasileiro com uma boa expectativa, não vai ser igual ao do ano passado. Mas é um campeonato forte, tem jogo fora de casa toda hora, então precisamos de alguns coisas que têm de ser feitas para avançarmos um pouquinho mais.

Precisamos sim de pelo menos 2 meio de campo. Ficou nítido a queda de qualidade do time qdo Canteros não joga. Mais um atacante e um lateral direito para no mínimo disputar titularidade com o Pará, pois se Pará se machucar não temos ninguém, só improvisando. Se possível um zagueiro de ótima qualidade, pois Bressan, Wallace e Samir são satisfatórios, sendo que Samir e Bressan são novos e têm potencial para melhorar.