Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Jogadores do Fla teriam ofendido árbitro; súmula não registra

Milton Medeiros
Milton Medeiros
Publicação: 13/04/2015
Nenhum comentário
Atualização: 13/04/2015
Compartilhar

Fonte: GE

A arbitragem de João Batista de Arruda no Clássicos dos Milhões de domingo, no Maracanã, pela semifinal do Campeonato Carioca, desagradou tanto o Flamengo quanto o Vasco, mas foi o Rubro-Negro quem ficou na bronca por último. Tudo por conta de um contra-ataque que teria quando o juiz encerrou a partida pouco depois dos 47 do segundo tempo – ele concedeu apenas dois minutos de acréscimo. Na saída de campo, alguns jogadores do time de Vanderlei Luxemburgo ficaram revoltados e ofenderam o árbitro, segundo leitura labial feita pelo especialista Luis Felipe Ramos Barros. Canteros, o mais próximo do homem do apito no momento do encerramento, teria o xingado com “vai tomar no c…”; logo depois outros rubro-negros o cercam, e Bressan teria reclamado com “você está de sacanagem”; e Wallace, no meio do bolo, teria usado o termo “palhaço”.

João Batista de Arruda não relatou nenhuma ofensa na súmula da partida. O clássico foi cercado de polêmicas e teve lances ríspidos que mereciam o cartão vermelho na opinião de Leonardo Gaciba, comentarista de arbitragem da TV Globo. Dos oito cartões amarelos mostrados no jogo, seis foram justificados “por jogar de maneira brusca”; a advertência para Luan em Marcelo Cirino foi classificada como “por agarrar o adversário”; e apenas Everton foi qualificado como “por reclamação por palavras”.

Mesmo com a violência dos lances, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro só poderia punir algum jogador que tivesse sido expulso no jogo. Para que haja o julgamento, depende da Procuradoria do TJD fazer a denúncia, baseado no parágrafo único do artigo 58-B do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (veja abaixo). O Procurador Geral do TJD-RJ, André Valentim, já confirmou que vai prestar queixa contra o zagueiro Wallace, do Flamengo, por criticar a atuação de João Batista de Arruda, classificando-a como “molecagem” nas entrevistas pós-jogo.

Art. 58-B. As decisões disciplinares tomadas pela equipe de arbitragem durante a disputa de partidas, provas ou equivalentes são definitivas, não sendo passíveis de modificação pelos órgãos judicantes da Justiça Desportiva. (Inclusão dada pela Resolução CNE nº 29 de 2009).

Parágrafo Único. Em caso de infrações graves que tenham escapado à atenção da equipe de arbitragem, ou em caso de notório equívoco na aplicação das decisões disciplinares, os órgãos judicantes poderão, excepcionalmente, apenar infrações ocorridas na disputa de partidas, provas ou equivalentes.

Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Vasco goleia, e Botafogo perde na estreia de Tite; veja tabela atualizada na 28ª rodada do Brasileirão

1

Textor comenta ao Coluna do Fla polêmica que envolve Lamacchia, Leila Pereira e o Vasco

1 8
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO: assista à convocação da Seleção Brasileira; Pedro e Samuel Lino, do Flamengo, estão na pré-lista de Ancelotti

2 2
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Time dos Emirados Árabes anuncia contratação de Lorran, do Flamengo

19 2

Campeão da Libertadores pelo Flamengo se aproxima do Vila Nova, da Série B

4
Brasileirão

Balanço estatístico: os números contrastantes de Flamengo e Bragantino em 2026

5

Brasileirão: retrospecto equilibrado marca confronto entre Flamengo e Bragantino

2
Libertadores

Danilo e Alex Sandro miram 14º título juntos e a 6ª taça pelo Flamengo

10 1

Com 1 do Flamengo, Conmebol divulga time da semana das quartas de final da Libertadores

6 1
Comentários Recentes
  1. Eduardo em Fim do futebol: Flamengo e outros clubes publicam manifesto contra projeto do Governo Federal

    Acho que cada um é senhor dos seus atos. As apostas não podem ser proibidas porque viciados não conseguem se…

  2. Eduardo em Estudiantes confirma novo desfalque antes de jogo contra o Flamengo, pela semifinal da Libertadores

    O Estudiantes é um time bem melhor que o Del Valle, tem tradição na Libertadores e ano passado fez dois…

  3. andre luis em Time dos Emirados Árabes anuncia contratação de Lorran, do Flamengo

    Mais um fracasso da base rubro negra, que já fez craque em casa e vendia bem....triste !

  4. Buzios Chaves em Filipe Luís em ação: saiba onde assistir a Monaco x Lens, pela Ligue 1

    Que bom que colocaram a data do jogo, agora é esperar alguém dizer o horário...

  5. Eduardo em Jornal espanhol se derrete por Arrascaeta após gol em classificação do Flamengo na Libertadores: “Mais decisivo de toda a América do Sul”

    É fácil quando a bola vai sempre no pé de quem sabe finalizar.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo