Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeosFlamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

E se tivéssemos o Maracanã?

Redação
Redação
Publicação: 25/06/2016
21 Comentários
Atualização: 25/06/2016
Compartilhar

Ah se tivéssemos o Maracanã…

Com esse time dando liga ainda no início do campeonato, pontuando bem fora de casa, brigando nas primeiras posições, seríamos ainda mais fortes. Estes ingredientes, junto com o fator casa, são mais do que necessários para uma equipe pensar em brigar pelo título de um torneio de pontos corridos.

Mais do que bons zagueiros, meias criativos ou atacantes talentosos, falta o fator casa para o Flamengo esse ano. Mesmo possuindo a maior torcida do Brasil. Mesmo tendo torcedores espalhados por todo o país. Mesmo enchendo estádios onde quer que vá, faz falta termos um estádio no Rio de Janeiro para chamar de nosso.

Lembremos, por exemplo, da arrancada no Brasileirão de 2007. Saímos da zona de rebaixamento para o G4. A equipe composta por “talentos” como Jaílton, Toró, e Souza Caveirão era carregada à vitória quando ecoava dentro do Maraca o grito: “Tu és time de tradição. Raça, amor e paixão. Oh meu mengo”.

Ou então, recordemos do Estádio Mário Filho completamente lotado, quando obtivemos nosso último título do campeonato brasileiro, em 2009. Ao som de “É o Pet, É o Pet, É o Pet…” e “O Imperador voltou!” arrancamos de forma espetacular rumo ao hexa.

Casos como esses demonstram como pesa, e muito, o fator casa. Principalmente em um campeonato longo como o brasileiro.

Como mostrou o maior e mais bonito mosaico já visto na história do futebol: “A maior torcida do mundo faz a diferença”. Seja no Maraca, na Gávea ou na (ainda) inexistente “Arena do Urubu”, a vibração que a nossa torcida provoca no time é de outro planeta.

Se nós torcedores já ficamos arrepiados com a nossa capacidade de fazer o Maracanã tremer, imagine como devem se sentir os jogadores em campo. Como devem sentir a veia saltar e o coração pulsar mais forte, sentindo a obrigação de se doar além dos limites do corpo humano para conseguir um resultado positivo.

Duvido que Jorge demonstraria preguiça de correr nessa situação. Ou que um centroavante adversário frio e goleador não titubearia ao dar de frente a Alex Muralha. Ou que jogássemos segurando o resultado, desde os 10 minutos do primeiro tempo, só porque abrimos o placar no início do jogo.

Diante de todos esses fatos e místicas da torcida rubro-negra, pare e reflita: e se tivéssemos o Maracanã? E se tivéssemos nossa casa?

Bruno Petrocelli
[email protected]

Assuntos:Brasileirãocampeonato brasileiroestádioFlamengoMaracanã
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
21 Comentários
  • Almir Albuquerque disse:
    25/06/2016 às 10:50

    O Maracanã antigo botava medo nos adversários pelo gigantismo e presença da massa, mas essa arena New Maracanan, não sei não.

    Não lembro em qual temporada recente, mas antes de fecharem o Maracanã para as novas e eternas obras, o Flamengo do Luxemburgo na última passagem também tinha um excelente retrospecto fora de casa, e no Maracanã, resultados vergonhosos.

    Ou seja, não dá pra dizer que esse time atual iria aproveitar melhor os jogos nessa nova arena odebrecht do que tem feito em Volta Redonda.

    Reply
    • Glaydson Taylor disse:
      25/06/2016 às 11:05

      Lembro q nessa época de Luxemburgo aí sempre a gente jogava melhor fora e com -1, sempre 1 do nosso time era expulso e a gente ia pra cima

      Reply
    • Thiago de Castro disse:
      25/06/2016 às 12:06

      De modo geral ainda acho que o Maracanã é sim a casa do Flamengo… n tem outro lugar que ele jogue com a QUALIDADE da torcida que o Maracanã tem…

      Reply
      • Almir Albuquerque disse:
        26/06/2016 às 12:23

        Não tem mesmo não, mas o padrão caiu, isso temos que reconhecer.

        Até pelas mudanças desse futebol moderno fresco, que proíbe um monte de coisas agora.

      • Thiago de Castro disse:
        27/06/2016 às 15:28

        Eu sou favorável a ingressos mais caros e vantagens para o Sócio Torcedor… Quer paga menos no ingresso? Então vire ST… e de certa forma vira uma bola de neve… o cara vai em mais jogos pq quer tirar o “prejuízo” de pagar o ST… enfim…

        Só que o ingresso mais caro afastou a torcida “com QUALIDADE” que eu citei…
        Agora tem muito turista, torcedores que não iam antigamente… sei lá… não acho a mesma coisa de tempos atras.

      • Almir Albuquerque disse:
        27/06/2016 às 22:14

        Se o Flamengo quer mesmo tratar o torcedor como consumidor na lógica do mercado, como você sugere, para forçar a adesão ao ST, precisa ter o que ofertar de atraente, é assim que funciona, e convenhamos, a oferta de vantagens e principalmente bom futebol não está nada atraente…

      • Thiago de Castro disse:
        28/06/2016 às 08:09

        A meta da diretoria é que todos os jogos fossem como foi Flamengo x Atlético Paranaense (final da Copa do Brasil) onde praticamente todos os ingressos foram comprados por ST.
        Entendo que a maioria dos torcedores viram ST pensando no beneficio e quando não encontram uma balança favorável resolvem não aderir.

      • Almir Albuquerque disse:
        28/06/2016 às 10:44

        Além disso, muitos daqueles mesmos torcedores hoje já não são sócios, e outros desistiram de ser. Porque o Flamengo não tem estádio e por isso passa um ano inteiro jogando fora do Rio.

        Por isso que eu digo, antes do clube cobrar adesão, tem que oferecer as condições. Aí a coisa engrena.

      • Thiago de Castro disse:
        28/06/2016 às 22:43

        Então… quem busca algo em troca não está recebendo… quem acha que tem que ajudar se mantem… eu era ST e preferi virar sócio e ter meu direito a voto e outras coisinhas… mas fiz isso pq entendo que estou fazendo pra ajudar, não esperando algo em troca.

    • Douglas Galvão disse:
      25/06/2016 às 12:57

      Almir, não gostei do que fizeram com o Maracanã. Só um nível de arquibancadas rebaixou e alongou a distancia para o gramado, além de ter diminuído e muito a sua capacidade.
      Vemos tambem que o luxo desnecessário colocado nas dependencias o encareceu e tornou dispendiosa a sua utilização. Enfim pioraram-no e muito, tirando a “aura mágica” que existia. Em grandes clássicos ainda diminuem a sua capacidade em 5 a 10 mil lugares(que ficam vazios e produz uma imagem feia) para “afastar” uma torcida da outra, isso não se vê em lugar nenhum do mundo.
      E as gratuidades(os políticos obrigando os clubes a não receberem pelo “show” caríssimo que estão proporcionando ao público), isso é outra ILEGALIDADE INACEITÁVEL – só no Rio de Janeiro tem isso! Sem contar as inúmeras taxas cobradas até para doar aos “escoteiros”, grades de metal alugadas por fortunas e outras aberrações mais ROUBADAS da renda dos jogos.
      Maracanã, ISSO NÃO LHE PERTENCE MAIS, clubes cariocas!!!!!!!
      Aquele abraço

      Reply
      • Almir Albuquerque disse:
        26/06/2016 às 12:20

        Concordo totalmente meu caro.

        Não bastasse o estupro que fizeram no velho Maracanã, o que tem de nego indevido colocando a colher na nossa renda, não está no gibi.

        Um estádio privado do Flamengo iria acabar com grande parte dessa palhaçada.

        Grande abraço.

    • Rafael Mengão disse:
      25/06/2016 às 15:16

      O Maracanã morreu amigo essa q é a verdade … só vai ficar lembranças , tiraram todo o charme do maracanã

      Reply
      • Almir Albuquerque disse:
        26/06/2016 às 12:14

        Concordo totalmente. Quem viveu viveu.

    • Alberto Siqueira disse:
      25/06/2016 às 17:31

      Essa de ganhar fora de casa, já venho falando a muito tempo, o Flamengo ganha mais fora do que em casa vem do fato do time propor jogo, quando o Flamengo joga fora e o adversário tem que propôr o jogo ele se sai melhor, esse problema tem uns dois anos já, o Flamengo não sabe propor o jogo quando joga em casa.SRN

      Reply
  • Douglas Reis disse:
    25/06/2016 às 11:44

    E pode pensar em solução pra 2017 porque provavelmente não teremos Maracanã, visto que haverá uma briga da Odebrech com o estado, a Odebrech quer ressarcimento e o estado do Rio quebrou. Alem de tudo a Lava Jato vai investigar quanto o Cabral roubou nessa licitação.

    Reply
  • Luis Roberto Oliveira disse:
    25/06/2016 às 12:26

    Sinceramente não sei….o esquema montado pelo Zé Ricardo é perfeito para jogos fora de casa. Com o Maracanã os adversários viriam recuados e esse esquema é feito pra jogar no contra ataque. Não dá pra negar que hoje jogamos todas fora de casa. Quero muito pegar um adversário que jogue todo atrás para poder avaliar melhor esse esquema do Zé. Obs…Não estou criticando, só acho que é um esquema que não é o perfil do clube.

    Reply
    • Lucas disse:
      25/06/2016 às 13:23

      E se tivéssemos o maracana com certeza o esquema seria diferente.

      Reply
  • Gracilio Kondo Raposo disse:
    25/06/2016 às 12:56

    Contra o SP com nosso mando de casa em Brasília, o Flamengo foi bem superior ao SP e jogou diferente quando joga na casa do adversario.
    Mesmo nos jogos fora de casa tem dançado conforme a música. Contra Crizeiro e Santa Cruz jogamos nos minutos iniciais melhor, marcamos o gol e seguramos o resultado.
    Contra Ponte e Figueirense nossa postura foi outra. Saímos atrás do placar e comandamos o jogo e somente contra o Figueirense não conseguimos reverter o placar, apesar de estarmos melhores, finalizarmos muito e contar com grande performance do Gatito Fernandez.
    Enfim, acho que o Flamengo está se adaptando conforme o adversário e circunstâncias e isto é bem positivo e dificulta a composição de esquema e estratégia do adversário.
    Amanhã pelo momento, temos chances boas de vencer o Fluminense, mas clássico é clássico, cuidado, atenção e sangue nos olhos.

    Reply
    • Douglas Galvão disse:
      25/06/2016 às 13:02

      Sem o MA em campo seria mais fácil ganhar do Flu, mas mesmo com ele em campo temos condições de vencer!!

      Reply
      • Gracilio Kondo Raposo disse:
        25/06/2016 às 13:07

        Não acho, o Marcio mesmo com sua limitação técnica tem sido um leão na marcação.
        O ajuste do Flamengo e no ataque e no auxílio ao Patrick na armação. O time está se consolidando atrás.
        Eu sacaria Cirino e colocaria o Cuellar, liberando o Arao para ter mais liberdade é assim se aproximar do Patrick e Guerrero.

      • Alberto Siqueira disse:
        25/06/2016 às 17:26

        É que o Arão tá se destacando nessa posição, já vimos ele jogando mais a frente e não deu certo, gosto mais do Arão jogando onde está, e só subindo na boa, mais respeito sua opinião!!!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Goleiros do Flamengo revelam sensações especiais com jogos em Portugal

Flamengo recusa proposta por Luiz Araújo e define futuro do atacante na temporada

7 2
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

AO VIVO E COM IMAGENS: assista ao jogo do Brasil x Escócia, pela Copa do Mundo

11 3
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo toma decisão sobre venda de Emerson Royal após proposta milionária do Aston Villa

13 23

Flamengo fez proposta por Martín Ojeda? Veja apuração do Coluna do Fla

11 23
Brasileirão

Flamengo quer Arrascaeta 100% para próximo jogo

25 5

CBF antecipa janela de transferências, e Flamengo poderá inscrever contratações antes da 19ª rodada do Brasileirão

32 5
Libertadores

Capitão do Cruzeiro, Lucas Silva demonstra confiança antes de jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

2 5

Adversário do Flamengo na Libertadores, Cruzeiro anuncia contratação de companheiro de Messi na Seleção Argentina

12 34
Comentários Recentes
  1. Felipe em Boto desabafa sobre mudança de postura do Flamengo na busca por reforços: “Gastamos muito nas últimas janelas”

    Concordo que o Flamengo não está desesperado por reforços, pois as carências do elenco são poucas. Entendo que o orçamento…

  2. Vitor em Com eliminação do Uruguai na Copa, trio do Flamengo deve ficar fora da intertemporada em Portugal

    Num pode dar férias agora não. Arrasca sempre volta das férias mal. Se tirar férias agora, esse ano não joga…

  3. sampietro em Interesse da Europa faz Alex Sandro e Danilo considerarem saída do Flamengo; entenda a situação

    Todos , em todos os setores, preferem a Europa ao Brasil. a gente vê aí na midia.

  4. sampietro em Flamengo volta a atacar Gerson em ação judicial: “Descumpridor de contratos”

    Quem tem olho grande não entra na China e nem na gávea.

  5. Eliezer Rocha Dos Santos em Flamengo divulga lista de relacionados para a intertemporada em Portugal

    Luís Araujo não vai??

Flamengo | Coluna do Fla - Notícias, jogos e vídeos

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo