fbpx

Barganha! Fla, mais uma vez, aproveita bem janela de transferências

Todo ano é a mesma história. Chega o meio de ano e a temida “janela de transferências” para o exterior é aberta. Para times que estão em situação financeira complicada e atravessam bom momento em campo, o período pode significar a perda de jogadores importantes, e, consequentemente, enfraquecimento na disputa pelos títulos.

Entretanto, há alguns clubes, como o Flamengo, que tem feito bons negócios na janela, trazendo grandes jogadores, sem gastar muito. A estratégia tem sido bastante usada pela administração Eduardo Bandeira de Mello. Desde 2015, nomes como Ederson, Diego e Éverton Ribeiro chegaram na metade da temporada. Os dois primeiros, de graça, e o último por R$22 milhões.

“Não é nem sendo agressivo (no mercado), mas trabalhando em cima de oportunidades. Se considerar uma grande aquisição, um grande investimento e agressivo no mercado foi o Éverton Ribeiro, pela idade, o clube não queria se desfazer, tivemos que comprar. Os outros tiveram custo de aquisição mínimo. É questão oportunidade, de nos prepararmos a nível de orçamento para poder absorver os salários desses jogadores, e não tendo que fazer o dispêndio financeiro na questão de aquisição, de transferência. Encerra o contrato, encerra vínculo, temporada”, afirmou o diretor executivo do Flamengo, Rodrigo Caetano, em entrevista ao globoesporte.com

Diego também foi contratado no meio da temporada

Há um motivo para contratações de jogadores do exterior serem maiores na janela de inverno. As principais ligas do mundo estão entrando de férias, e os clubes estão passando pelo processo de renovação, contração e rescisão de contratos. No início do ano, período de pré-temporada das equipes brasileiras, o “resto do mundo” está em competição. “Já ouvi dizer que isso muitas vezes é erro ou falta de planejamento, por ser no meio da temporada, mas não tem problema nenhum. É só ajustar um dia que o início da temporada do futebol brasileiro seja também o início do europeu”, ressaltou Caetano.

A contratação de Éverton Ribeiro, por exemplo, só aconteceu no meio do ano por conta desta questão. O Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, estava disputando competições importantes e não queriam desfazer do jogador.

“Esse foi o motivo, eles (Al-Ahli) estavam na competição intercontinental deles (Liga dos Campeões da Ásia). Esse foi o dilema, não aceitaram nem conversar. Foi quando o agente preparou a situação para nos ouvirem no meio do ano”, lembrou o diretor.

Confira a lista de atletas contratados no meio do ano

2015: Guerrero, Ederson, Sheik e César Martins

2016: Diego, Réver, Leandro Damião, Rafael Vaz e Donatti

2017: Éverton Ribeiro, Diego Alves, Rhodolfo e Geuvânio

Em 2009, ano do último título brasileiro do “Mais Querido”, foi usada a mesma tática. Na época, foram contratados Álvaro (zagueiro), Maldonado (volante) e Petkovic (meia). O atacante Adriano chegou antes da janela, mas só foi apresentado em maio. Sob o comando do ídolo Andrade, os quatro foram peças fundamentais para a conquista do título.

Veja mais:

Ilha do Urubu já registra brigas entre torcedores

Zé testa Flamengo com três volantes; Rômulo deve ser titular

Baixas! Confira quem está fora da partida contra o Coritiba

Tropeço contra Coritiba pode decretar fim da “Era Zé Ricardo” no Fla

20 Comentários

    • Foram ótimas mas pro ano q vem né… esses caras n chegaram com preparo físico adequado… jogavam em ligas pouco competitivas… o Rodolfo era banco…
      Falta aprimorar a parte física e falta ritmo de jogo…
      Muito… muito melhor o Everton Ribeiro sentado no campo que o Gabriel… mas n dá pra jogar só com o nome… n dá pra pensar que ter o ER7 no time é garantia de melhora absurda… os últimos 4 jogos ele n foi bem…
      Acredito sim que foram boas contratações… se o único jeito é contratar com 1/3 do campeonato brasileiro ja passado… blz… bola pra frente… mas n vejo esse time hoje como sendo um time excelente, justamente pela parte física.

  • Precisa – se de técnico que saiba lidar com jogadores experientes, que mostre competência, tenha o grupo na mão e focado naquilo que cada um precisa fazer. O Abel Braga trabalha assim passando confiança mas cobrando também. Aí o Fla põe um debutante e coloca medalhões na mão dele que não têm rodagem pra lidar com essa realidade. Resultado…. Vai tomar nó tático dos treinadores cascudos.

  • Precisa-se, no final do ano, de um 1° volante para ser titular indiscutível no lugar do márcio araújo (ramirez ou diaz) e um zagueiro titular indiscutível (miranda ou gil).

  • Não acho uma boa estratégia contratar os melhores jogadores a janela do meio do ano ao invés dá do início. É importantíssimo a pré temporada, pra não estarmos agora com as descrições que tem que entrosar o time pq chegou novas peças.

      • Eu sei cara, mas quando não se começa o ano com o time ideal, as chances de ao longo do ano não se vencer nada aumentam, pq estamos em julho e o time ainda não se acertou, assim fica complicado

        • O problema eh que a janela do ano passado já tinha sido boa. E não colhemos no so frutos esse ano. ISso sim eh o problema

    • Você leu a reportagem? Ali o Rodrigo caetano explica bem claro que contratar no inicio do ano nem sempre é possível. Pela questão que os times da europa já estão disputando varias competições.. e no Brasil é pré temporada. Oque precisa é o calendario brasileiro ser adequa ao resto do mundo

      • Li, e não muda o fato que o time já tem que começar o ano bem e não esperar o meio do ano, isso atrapalha o desenvolvimento do time, o q é um fato

  • Rever , Rodolfo e Juan todos com passagens na Seleção Brasileira , exemplo no Rio e parte do Brasil não tem só o grêmio com Geromel. O resto é resto.Miranda e horrivel o Gil é fraco.

    • relaxa, a diretoria já deixou no esquema o ramires pro ano que vem, vamos torcer para o time dele que está na última posição do campeonato chinês seja rebaixado, assim a contratação pode ocorrer sem custos. ;O

      • Se de fato isso ocorrer. O time vai dar um salto.
        Acho apenas que temos que desovar uns 10 jogadores.

        • Tudo com tempo… tem tempo.
          E tudo no Flamengo ocorrendo a seu devido tempo…
          Grande abraço Perdiga…!!!

  • Perceberam a evolução de qualidade a cada temporada ???
    Contratações cada vez mais qualificadas.
    Parabéns ao Rubro Negro da Gávea.
    Orgulho de ser Flamengo.
    SRN’s

  • Criação de sites e aplicativos para celular