Caros Rubro Negros,
É um alivio poder falar com vocês agora sobre assuntos que não sejam um técnico a beira do abismo, jogadores de quem esperamos mais, jogadores que viram “Cristo” ou sobre uma fase ruim no futebol do Clube. A situação atual nos da alguma tranquilidade para olharmos o futuro próximo com otimismo e também nos faz poder lembrar que o futuro de médio e longo prazo do Fla tem tudo para ser brilhante. E sobre um dos pilares desse futuro que eu gostaria de falar com vocês hoje.
Atualmente muitos consideram que o elenco do Flamengo está entre os 3 melhores do Brasil. Além disso, o Fla conta uma boa estrutura em seu CT. Tem suas finanças e dívidas equacionadas. E não dá nenhuma pinta de que passará por qualquer apuro para cumprir seus compromissos financeiros. Isso certamente é uma grande diferença de quando nos lembramos de tempos idos do nosso Flamengo. Tempos de atraso de salário. Sem patrocínio master. Tempos de elenco fraco e estrutura pífia. E essa reviravolta começou a ser construída em 2013.
É de notório conhecimento que o Mais Querido passou por um enorme choque de gestão a partir do ano de 2013. É sempre bom lembrar que o Flamengo ao fim de 2012 era um clube alquebrado. Um clube absolutamente podado de seu real potencial por décadas de descaso e amadorismo, pra dizer o mínimo. Éramos motivo de chacota, apelidado de “Flalido”, entre outras alcunhas desagradavéis. O nível de descontrole e desorganização era tal que a dívida do Flamengo “passou” de cerca de 350 milhões de reais para mais que o dobro apenas por conta de uma mais que necessária auditoria externa. A conta havia chegado lá na Gávea. Tenho convicção de que o nosso destino certo era uma vexatória queda para a série b, parecida com a do Botafogo em 2014.
Durante esses anos, nos quais a situação financeira do Flamengo inspirava grandes cuidados, com os resultados esportivos inexpressivos, muitas bobagens eram ditas sobre esse processo. Coisas como “Flamengo campeão apenas do Itauzão” ou “o que importa são os títulos”. Ou ainda, a “melhor” de todas: “o Flamengo virou um banco”. Mal se lembram esses colegas que a maior quantidade de títulos que o Flamengo ganhou pegando do ano de 1993 até 2012 foram os títulos protestados. Que frequentamos a zona do rebaixamento muito mais tempo do que o recomendado. Que os poucos títulos de fato dignos de nota ( carioca não é digno de nota para este que vos escreve ) nesse período podem ser contados nos dedos de uma mão. Algo absolutamente insuficiente para a grandeza do Flamengo.
“Mas em 2009…”. O título de 2009 foi lindo. Maravilhoso. Sensacional. E cada vez mais aquilo não vai acontecer daquele jeito. Não dá. Cada vez mais o profissionalismo e o planejamento vão se sobrepor ao “vamo que vamo” e ao “isso aqui é Flamengo” pura e simplesmente. Cada vez mais time desorganizados adminstrativamente e fracos nas finanças ganharão menos títulos. “Ah, mas time tal foi campeão e não passou por essa situação”. Nenhum clube dito grande (exceto o Botafogo) tem a situação que o Flamengo teve. A situação financeira do Flamengo era CATASTRÓFICA.
“Mas de 2013 para cá ganhamos apenas 2 cariocas e 1 copa do Brasil”. De fato. Contudo vale lembrar que, em se falando de administração, finanças e estrutura o Fla saiu da lama nesse período. Uma lama que estava em nosso pescoço. E olha que, na minha opinião, foi até rápido sairmos de onde estávamos e chegarmos aonde estamos pelo tamanho do dano pelo qual passamos. Esperava muito mais sofrimento e muito mais tempo para isso. Ainda estamos longe do nosso real potencial, mas em condições bem mais aceitáveis nas quais podemos sonhar baseados na realidade ao invés de fazê-lo baseado apenas no imenso tamanho da nossa camisa e da nossa torcida.
Muitos falam de 2016 como um ano no qual o Flamengo “teve tudo para ser campeão Brasileiro”. Isso é uma grande patacoada. Elenco formado no meio do torneio e ainda bem desequilibrado. Jogando o campeonato inteiro fora de casa. Trocando de técnico no meio da temporada. A verdade é que, pela conjuntura, o 3º lugar no Brasileirão ficou de bom tamanho. 2017 sim é o primeiro ano no qual temos condição de estrutura, finanças e elenco para brigarmos por títulos na condição de favoritos. Tudo bem que começamos muito mal nesse sentido com a precoce queda na Libertadores. Mas o ano de 2017 esta longe de acabar.
Claro que o futebol não é ciência exata. Não da para cravar que um time vai ser campeão na temporada tal só por que tem uma boa situação administrativa. Contudo, no médio prazo, uma situação como a que o Flamengo procura, tendo estrutura, planejamento, elenco forte e finanças confiáveis é a chave para títulos nos anos vindouros. Esse é o caminho para voltarmos ao topo do futebol nacional. A verdade é que cada “itauzão” desses que o Flamengo é destaque está sim mostrando que estamos cada vez mais perto de termos muitas glórias e alegrias com esse time. Quem viver, verá.
Opine, elogie, critique…Participe!! E se você ainda não é Sócio Torcedor…faça o seu imediatamente!!! O seu maior benefício é ver um Flamengo cada vez mais forte!!
Pixotada: Cornetas. Ser exigente eu acho ok. Mas calma lá. O time mostra evolução tática e técnica nos últimos jogos. Novamente começamos a ver um time equilibrado, inteligente, consistente e competitivo. Podemos não concordar com a forma que o técnico vê futebol. Podemos não concordar com algum jogador da escalação. Mas soar as trombetas do apocalipse dia sim e outro também por conta disso, sem enxergar a nítida melhora pela qual passamos… é demais.
Golaço: Continuidade no trabalho. Parabéns a diretoria por manter o ZR durante o período de maior turbulência. A solução mais fácil sempre é demitir o técnico e dar satisfação para a ala mais radical da torcida, como vemos diariamente no futebol brasileiro, triturador de técnicos. Contudo também é a solução mais amadora. Que não indica profissionalismo. E que não costuma trazer grandes resultados.
Seção Gato Mestre: Palestino 0x1 Flamengo. Não sabemos ainda o time que entra para o jogo de hoje. Será um jogo truncado, no qual teremos dificuldades de criação e passaremos poucos apuros defensivos. De toda forma é um confronto que não podemos perder, sob pena de abalarmos a sequência do ano (novamente) e encerrarmos o curto período de paz que vivemos depois de uma fase de pouco futebol e muita pressão.
Luiz Henrique Amorim
contato@colunadofla.com
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Flamengo apresentou aos sócios os detalhes do futuro estádio Os sócios do Flamengo tiveram a…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Pedro foi mencionado como autor de um dos gols em uma hipotética vitória contra o…
Ver comentários
Post para imprimir e limpar a bunda.
Que ignorância....
Discordo... é falta de educação mesmo. Infelizmente isso nós encontramos em todas as torcidas.
Pois é
Como foi bem frisado no texto, podemos não concordar com tudo o que o técnico aplica e sermos divergentes no modo de ver o futebol, mas daí a demitir um técnico que perdeu apenas 1 partida até aqui do brasileiro? Se fosse por isso, Tite seria demitido naquela libertadores em que foram eliminados precocemente, porém foi bancado pela diretoria e depois sabemos de toda a história. Não que necessariamente vá se repetir com o Zé, mas demitir técnico nem sempre é a melhor solução, ainda mais se o relacionamento com o elenco for bom. Infelizmente alguns comentários denotam o espírito imediatista do brasileiro que não detém uma visão mais ampla e a longo alcance. Já assimilei a filosofia de pedra por pedra da atual administração e não tenho dúvidas que haverá uma chuva de títulos em um futuro próximo.
Kkkkkkk
É por aí mesmo.
Texto raso que não acrescenta em nada.
Típica tentativa de abafar as críticas à diretoria e comissão técnica.
O torcedor do Flamengo não é burro. Todo mundo sabe que a diretoria é excelente, especialmente nas finanças. E consegue também fazer bons negócios no futebol.
Mas muitas vezes essa diretoria também erra e tem que ser cobrada sim!
Melhoria técnica concordo, mas melhoria tática onde???
Só porque encaixou uma série de vitórias?
A única coisa diferente é o Everton Ribeiro que é mais técnico e cai pelo meio também. Mas também é mais lento. Então não tem aquelas bolas enfiadas pra o ponta cruzar. Ele procura trabalhar mais as jogadas. Mas com outro ponta fica a mesma coisa.
Concordo que a torcida as vezes não sabe cobrar e desqualifica de maneira exagerada, mas a cobrança tem que ser feita.
Zé há 1 ano no time e não conseguiu treinar a saída de bola do time e muito menos trabalhar as jogadas à frente do meio campo. Sempre as mesmas jogadas em que o lateral avança ou o ponta é lançado pra cruzar na área ou tentar arrematar direto.
O Flamengo tem dificuldades em atacar e também em contra atacar.
Basta ver, quando o Flamengo tem vantagem numérica no ataque, por exemplo 3x2, a jogada quase nunca gera um gol, quase sempre vira escanteio.
Esse técnico em qualquer outro time já teria sido mandado embora. É muito limitado.
Não sou a favor dessa política de demitir pela sequência de resultados negativos pois não avalia o trabalho por um todo.
Mas o trabalho como um todo do Zé é fraco. Ele consegue bons resultados, mas o time é previsível, taticamente ineficiente e depende demais dos momentos inspirados dos seus jogadores.
A organização defensiva do Zé é muito boa. Creio que a única coisa que ele sabe fazer bem. Mas a ofensiva deixa a desejar. Perde muitos gols? Perde! Por que será? Não tem matador? Por que não coloca Vizeu ou compra um? Por que não treina?
Ou será que o time chega afobado e desorganizado por isso sempre faz a finalização errada?
Então...o leitor tem todo o direito de gostar ou não da coluna. Contudo, expressar isso com o minimo elegância e educação. E isso nitidamente faltou no comentário do outro colega. Não entendo por que incentivar ou elogiar isso de alguma forma...
Não tenho dúvida que o torcedor do Flamengo não é burro. Só acho que as vezes a paixão cega. E nem digo que é o seu caso. Mas quantas e quantas vezes vi comentários totalmente descolados da realidade criticando justamente essa politica de saneamento e atrelando a ela os maus resultados ao invés de atrelar a zona que o Flamengo era anteriormente?
Sobre ser raso...ai, claro, é sua opinião e eu discordo. Explanei meu ponto de vista e argumentei sobre ele de forma embasada.
Não tem tentativa alguma de abafar críticas a ninguém. Longe disso. Claro que a diretoria erra. E quando erra eu crítico.
Claro que houve melhoria tatica. O time oscila e ainda faz jogos fracos ( como o de ontem, a despeito do placar ) , mas que se trata de um time mais competitivo, compacto e equilibrado novamente eu não consigo nem discutir. Não é pela série de vitórias. É pleo futebol apresentado em algumas dessas vitórias. Claro que ainda tem muito a evoluir... mas dizer que não houve evolução do "coma" depois da libertadores pra ca...
Claro que tem que cobrar. De preferencia cobrando o que de fato esta errado. E cobrando de forma coletiva.
Sobre o técnico ( que não foi o tema da coluna ) já me pronunciei algumas vezes: Pra mim, entre erros e acertos o trabalho é bom. O time tem padrão tático. O time já apresentou momentos de bom futebol. consistente, equilibrado. E acho que esta no caminho de faze-lo novamente com mais constância.
SRN
A estrutura financeira, material humano e equipamentos (CT) montado por essa direção, nos faz ter certeza que todos os anos seremos protagonistas no futebol brasileiro, disputando na condição de favorito todas as competições. Mas isso não significa que vamos ganhar todas, mas para desespero da "arcoiriszada", ao contrário dos anos anteriores em que eles torciam para nós cairmos para a 2a divisão, a partir de agora vão precisar torcer para não sermos campeões.
Exato. Tem muito anti ai e jornalista que trabalha mal que vão ficar muito tristes nos próximos anos...
Eu de vez em qd olho blogs de outras torcidas e aqui no Rio o cagaço entre os rebaixados é mt grande, não tem zombaria como antigamente, vascaidos doidos por um empate sábado, os outros nos colocam como candidatos a título é assim vai.
Tem umas figurinhas carimbadas da corneta aqui na coluna... texto ótimo, que faz refletir e motivador. Estamos no caminho certo...
O Flamengo poderia ver com a emissora que transmite os jogos do flamengo, transmitisse online para sócio torcedor de outros estados. No meu caso seria bom pois ajudaria o Flamengo e teria um benefício de assistir os jogos online sem passar por pirataria.
Isso é um assunto complexo. Por conta do PFC. Mas, ainda que engatinhando, isso de passar jogos online está sendo tratado.
Então uma parceria para que o sócio torcedor tenha desconto no PFC seria excelente, por mais que o Flamengo perca um pouco de um lado, ganharia de outro com mais pessoas aderindo ao sócio torcedor nos outros estados.
Se eu não me engano o ST tem um pequeno desconto no PFC.
Mas isso é achismo meu.
Disse bem: "Claro que o futebol não é ciência exata. Não da para cravar que um time vai ser campeão na temporada tal só por que tem uma boa situação administrativa. Contudo, no médio prazo, uma situação como a que o Flamengo procura, tendo estrutura, planejamento, elenco forte e finanças confiáveis é a chave para títulos nos anos vindouros." -- Perfeito! &;-D
Muito obrigado!!
Bom texto, porem pessimo titulo. Autor simplesmente nao aborda "para que serve o dinheiro do Flamengo". Pensei que iria se aprofundar numa analise se o dinheiro deve ser usado p futebol ou outros esportes, e/ou um eventual compromisso social do clube. O texto nada mais é uma restrospectiva da reestruturacao financeira do Flamengo nos ultimos anos.
De fato costumo ter dificuldades com os títulos. Mas eu ainda chego lá.
A idéia era mostrar que a condição financeira atual do Fla serve para nos dar um melhor elenco, estrutura, planejamento... Enfim... condições de lutarmos em boas condições por todos os títulos que disputarmos.
O título nos leva a entender que será uma crítica, vai chover corneteiro decepcionado aqui.
Pra mim nada é mais díficil do que "achar" o título de uma coluna...
Eu também tive essa mesma impressão, que soaria como critica...
Mas vale pelo esforço dos leitores para ler e ver que não é o caso...kkkkk
Abraços!
Excelente Texto! É muito bom ver todos falando que temos uns dos melhores elencos do Brasil, ver o time na parte de cima da tabela, de ver chegar contratações impactantes de jogadores desejados por outros times e de ver diretoria não se mostrar amadora em demitir um técnico por pressão! Claro que tem muito a melhorar ainda, mas para quem viveu todo esse tempo ai, não deveria ficar reclamando tanto! Parabéns!
Muito obrigado!
Otimo texto! Muito sincero e consciente! Definiu bem em poucas palavras! Concordo plenamente! E Mengão 3x1 hj!
Muito obrigado!!!
E tomara que você acerte o placar do jogo!!! kkkk
O problema é que toda essa evolução administrativa e financeira que você citou, não se vê no futebol...! entra ano e sai ano são os mesmos jogadores na espinha dorsal do time, a mesma patota de sempre, oque a diretoria não vê é que com um time de ponta, """ QUE NÃO TEMOS " ARRECADA MAIS, LEVA MAIS TORCIDA, MAIS PATROCINADORES MAIS TUDO, mais vendas de camisas, etc etc etc! E o futebol é a materia prima da empresa FLAMENGO, se ele não fornecer isso seus clientes irão parar de comprar, simples e matemático! ou vc acha que novos torcedores as crianças irão torcer para o flamengo porque ele esta pagando as conta! e não adianta você ganhar 350000 jogos e no s jogos importantes amarelar .....
Eu discordo. Olhe o elenco de 2015 e o elenco de hoje. Olhe o futebol praticado em 2015 e o futebol praticado hoje.
O nosso elenco hj é de ponta para o futebol nacional.
E, seguindo nesse caminho, cedo ou tarde os títulos virão. EM PROFUSÃO.
Concordo!!
Altemir, o atual presidente e o texto deixaram bem claros que o Flamengo teria um time forte somente a partir de 2017, os outros anos seriam realmente de reestruturação e vacas magras, e vendo nosso elenco hoje acredito que está tudo dentro do previsto. Temos um elenco fortíssimo, e jogadores contestados, como Gabriel, Vaz e MA, estão cada dia mais perdendo espaço, somente o MA continua no time, mas na minha visão jogando bem, e foi contratado um jogador de peso para sua posição, que não rendeu o esperado.
Pra falar a verdade não dou a mínima pra essa sul Americana,título intercontinental nenhum dos rivais tem coisa e tal...mas essa competição se tornou a série B da libertadores muito fraca tecnicamente públicos ruins,estádios horripilantes gramados horrorosos e toda a conivência com violência e tudo de ruim do futebol sul americano....Titulo q queria mesmo era copa do Brasil...times grandes de expressão continental Palmeiras, Atlético mg, grêmio,santos....quanta diferença todos os jogos são clássicos..
Por um lado eu concordo com você. Mesmo a Libertadores já foi mais interessante. Mas, até por conta dessa "marca" em campeonatos internacionais é importante o Flamengo vencer essa competição. O que não impede que também títulos na Copa do Brasil e no Brasileirão.
Excelente texto, como um colega disse o "Titulo do texto" não abordar o conteúdo, isso é um erro gravíssimo, mas que não tira o seu mérito.
De fato costumo ter dificuldades com os títulos. Mas eu ainda chego lá.
A idéia era mostrar que a condição financeira atual do Fla serve para nos
dar um melhor elenco, estrutura, planejamento... Enfim... condições de
lutarmos em boas condições por todos os títulos que disputarmos.
Nesse contexto acho que não fugi tanto assim do título na coluna. O dinheiro do Fla serve pra isso ai que eu citei acima. Mas, de fato, outras interpretações podem surgir do título...
Muito obrigado pelos elogios e também pela critica.
Abraços!