Pressão por resultado e admiração mútua unem Fábio Carille e Zé Ricardo

Compartilhe com os amigos

O confronto entre Corinthians e Flamengo reúne não só as duas maiores torcidas do país. No banco de reservas, haverá um duelo simbólico, entre duas pessoas que tentam driblar a pressão e se estabelecerem no agitado mercado de técnicos do futebol brasileiro.

De um lado, Fábio Carille. Efetivado como a última opção no início do ano, levou um desacreditado Corinthians ao título do Campeonato Paulista, e lidera, com folgas, o Campeonato Brasileiro. São 44 jogos à frente do Timão, com 27 vitórias, 15 empates e apenas duas derrotas. Um aproveitamento de 72,7% de aproveitamento.

Do outro lado, um técnico “um pouco mais experiente”. Alçado à condição de treinador profissional, em maio do ano passado, Zé Ricardo começou bem. Encaixou um time que nas mãos do renomado Muricy Ramalho não funcionava. Apelidado pelos torcedores de “Josep Ricardiola”, em alusão ao multicampeão Josep Guardiola (Manchester City-ING), o comandante levou o Mais Querido ao terceiro lugar do Brasileirão de 2016. Mas, o que tinha tudo para ser uma temporada de afirmação para o promissor técnico, virou uma grande “panela de pressão”. A eliminação na fase de grupos da Copa Libertadores deixou Zé na “corda bamba”. Alia-se a isso o fraco futebol, com um dos melhores elencos do país, e o uso constante de jogadores questionados pela torcida. Nem mesmo os 65,1% de aproveitamento, divididos em 48 vitórias, 24 empates e 14 derrotas, amenizam as críticas dos torcedores.

Carille elogia o trabalho de Zé Ricardo à frente do Flamengo

Os dois comandantes são amigos fora de campo. Quando assumiu o Corinthians, interinamente, em setembro do ano passado, Carille já elogiava Zé Ricardo, que, no momento, fazia uma grande campanha à frente do rubro-negro. Os bons comentários persistem até hoje, às vésperas do confronto entre os dois.

“Foi uma mudança muito grande a partir do momento em que ele assumiu. Um time muito bem definido dentro de campo, e era isso que eu esperava que acontecesse aqui no Corinthians, então por isso naquela entrevista eu falei sobre ele”, relembrou Carille no programa Tá na Área, do SporTV.

Ambos são apontados pela crônica esportiva como principais expoentes da nova geração de treinadores do futebol brasileiro. Entretanto, assumir dois times, com jogadores renomados e com a pressão da torcida por bons resultados, não foi nada fácil.

“A principal dificuldade assim no início é na comunicação com os atletas, como me comportar na frente deles, porque quando você é atleta e auxiliar você só escuta, só recebe informações. Como é que eu ia passar essas informações  para o grupo era o que eu pensava que seria minha maior dificuldade”, disse Carille

Técnico Zé Ricardo está cada vez mais pressionado

“Você gerir um grupo profissional com atletas já renomados, como a gente tem aqui no Flamengo, acho que o dia a dia vai dando experiência para a gente, não é uma coisa que a gente adquire da noite para o dia, não se compra na esquina, e nesse ponto a gente está num trabalho constante para evoluir. Acredito que essa tenha sido a maior dificuldade e aquilo que a gente vem investindo também”, afirmou Zé Ricardo.

Apesar da amizade e do carinho, o comandante flamenguista sabe que o resultado é importante para suas pretensões não só no Campeonato Brasileiro, mas também como treinador do time da Gávea. A pressão por bons resultados e um futebol compatível com o investimento feito pela diretoria crescem a cada dia. Uma vitória sobre o Timão do amigo Carille pode ser o início de uma reviravolta, em busca de melhores dias à frente do rubro-negro.

Corinthians e Flamengo se enfrentam neste domingo (30), às 16h, na Arena Corinthians.

Veja mais:

Há 12 dias no Fla, Diego Alves recebe elogios e gera expectativa para sua estreia

De olho no rival: Romero pode ser desfalque contra o Flamengo

Carille quer marcação em cima e cita técnica “muito acima” do Fla

Afastado do Palmeiras, Felipe Melo volta a ser alvo de rubro-negros no Twitter

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Isso parece mais admiração de dono de cachorro pelo cão. Lá vem mais uma sacolada?

    A verdade seja dita, quem treinou esse time dos Gambás foi um cara chamado Tite. Carille teve méritos por seguir com lucidez o bom trabalho, mantendo a consciência tática viva e utilizando-se de jogadores da era do agora treinador da Seleção para repassar o esquema para os demais, como Jadson, Romero e Fagner. É um time/facção que vem se dando bem nos últimos cinco anos pelo puro e simples fato de não haver um clube no Brasil e América do Sul com o mínimo de talento para arrombar aquele famoso ferrolho das gaivotas do Tietê.

    Flamengo, só doutrinando com autoridade lá no estádio do Lula (se f*deu!) para desfazer a freguesia recente para imundícia da outra ponta da Dutra.

  • Vejam o que é um técnico bom… esse elenco do SP é um dos piores de sua história… mas estava perdendo de 3×1 pro faísca e acaba de virar pra 4×3…há técnicos e técnicos… no nosso caso temos um mero entregador de coletes…

  • Ainda acho o Ze Ricardo um técnico promissor, o problema dele e insistir com certos jogadores , que a torcida odeia. Vaz Márcio Araújo, Gabriel. A entrada do Muralha serviu para encerrar o ciclo no Fla.

  • Ainda o Ze Ricardo um técnico promissor, o problema dele e insistir com certos jogadores , que a torcida odeia. Vaz Márcio Araújo, Gabriel. A em do Muralha sérvio para encerrar o ciclo no Fla.

  • A diferença do Zé Ricardo para o Carille é que o nosso técnico está trabalhando dentro de uma filosofia integrada, dentro do contexto de “um jeito único de jogar” (da base aos profissionais), que por sua vez é muito mais difícil de implantar e administrar, em vista das variáveis envolvidas. Ao treinar o Corínthians, o Carille não está “preso” a uma filosofia de trabalho pré-determinada pela direção, tal como Zé Ricardo. Gostaria de que fosse diferente: o Zé Ricardo treinar o time livre de qualquer filosofia e do jeito que quisesse, ao passo do Carille ser obrigado a aderir um planejamento previamente montado ANTES dele assumir o time… &;-D

    • Cara, para com essas baboseiras pra defender o péssimo trabalho do ZR. Que história é essa de todas as categorias terem que jogar do mesmo jeito? Aonde isso está escrito? Nunca vi ninguém falar disso. Quer dizer que é a diretoria que dita o jeito que o time tem que jogar? O esquema? Isso é baboseira. Quer dizer que se o esquema ficar ultrapassado o tecnico não pode mexer pq o juvenil joga desse jeito? Pelo amor de Deus!!! A filosofia que o tecnico tem que respeitar é a cultura do clube, a história… Time do Flamengo é raçudo, joga pra frente em qualquer situação… isso é que tem que ser respeitado e integrado em todas as categorias e não esquemas de jogo… isso varia de acordo com os jogos, com as situações que se apresentam. E outra, se fosse verdade que todas as categorias tem que ter a mesma forma de jogar do que adianta se ele invariavelmente pretere a base em todas as escolhas dele? Pelo amor de Deus… Vc é a maior ricardete desse site e teus argumentos tão cada vez mais ridículos cara…

      • Pesquise pelo artigo “Como o Barcelona construiu o time quase imbatível de hoje”, escrito por Mário Marcos. Qualquer semelhança com o que eu já tenha escrito aqui e que você descreva como ” teus argumentos tão cada vez mais ridículos cara” NÃO é mera coincidência… &;-D

    • Ah Ednei, não me venha com essa desculpa de “filosofia integrada” para defender o Zé.
      O erro dele nem é só de esquema de jogo. Ele também erra em manter jogadores horríveis. As substituições que ele faz, boa parte é mal feita.
      Não vejo qual a dificuldade de assumir que ele é fraco.
      Hoje o Zé não é capaz de transformar em realidade a expectativa que todos possuem nesse elenco do Flamengo.

      • Esse Edinei tem q defender de qq maneira… aí começa a chutar e Dakar um monte de besteira

    • Para de chutar, parceiro… ele não está preso a nada…

      • “Mesmo com mudanças de treinador e dirigentes, a filosofia seguida pelo futebol do Barcelona não muda. É uma política do clube. Todos sabem que o Barcelona se adaptou perfeitamente ao jeito holandês de jogar.” — Não é essa a filosofia do Barcelona escolhida para ser implantada no Flamengo à partir de 2016? *&;-D

    • “…,ao passo do Carille ser obrigado a aderir um planejamento previamente montado ANTES dele assumir o time…”

      Foi exatamente isso que comentei acima

  • De um lado um dos melhores elencos do Brasil, mas muito mal treinado. Do outro lado um elenco limitado, mas que é muito bem treinado.
    O Flamengo precisa de um treinador!

  • Provável escalação:
    3-2-1-1-1:
    D.Alves

    Pará Réver Trauco

    E.Ribeiro Éverton

    Cuellar

    Diego

    Guerrero

    Técnico:Zé Panela Ricardo

    Obs:Vaz e MA não contam e Éverton Cardoso e Éverton Ribeiro não são pontas,e,sim,auxiliares de lateral.

  • Boa tarde a Todos!
    Nós estamos jogando um futebol do modelo Parreira: que eu chamo de “posse de bola improdutiva”, os toques de bola pra trás no nosso campo.
    Diria o professor Parreira pra justificar a sua tese que se a bola estiver no nosso poder o adversário sem a bola não conseguirar fazer gol no nosso time, mas isso não se vê acontecer na prática, pois, o que vemos acontecer com frequência é que se mantivemos a bola no nosso campo atraimos o time adversário pra vir tentar tomar a bola e se ele tiver êxito poderá fazer gols com mais facilidade em virtude de já estar próximo da nossa área.
    Eu quando treinava times amadores, tinha como filosofia “jogar pra frente sempre” e orientava aos jogadores que as únicas possibilidades de se jogar bola pra trás era quando se chegava a linha de fundo ou quando em troca de bolas na jogada 1, 2, dar um passe atrás pra receber na frente imediatamente.
    Vejam num lateral, em que quem ataca tem a vantagem de não ser marcado impedimento, então porque cobra-lo para trás, perdendo essa vantagem?
    Eu também costumava dizer aos jogadores que se você está numa situação desfavorável, acuado ou não sabe o que fazer com a bola, chute-a pra bem longe, pra lateral e depois a gente tenta toma-la do adversário. Observando que evite ao máximo jogar pela linha de fundo cedendo um escanteio, pois, como dizia o Meu Pai: “escanteio é primo de gol” assim como “pênalti é irmão de gol”.

    Mas, infelizmente, vemos a filosofia e o modelo Parreira ser implantado no futebol do Brasil como um verdade futebolista e, nós estamos cansados de ver que na prática do futebol o Parreira está redondamente equivocado e a sua ideia de ver futebol é errada e, os 7×1 estão aí pra comprovar isso que vos falo!!!!!!!
    Futebol tem como objetivo maior fazer gols no time adversário e, conseguimos isso indo pra frente com a bola, para onde está a meta, para o mais próximo possível de se fazer gols neles e isso não se consegue recuando a bola pró nosso campo.

    Aquele abraço

  • Hauahahauja. Obviamente que o Carille vai falar isso na coletiva. Mas nas internas ele fala.
    – meu deus. Esse zeh ricardo pediu pra ser ruim e entrou na fila de novo. Deus realmente nao da asa a cobra.
    Esse elenco do fla na minha mao… ia ser campeao com 95% de aproveitamento.

    • deve pensar isso mesmo ZR é fraco demais ele deve gargalhar quando pensa no ZR

  • Vou te falar uma coisa, parece loucura mas é verdade, KL quando foi vice de futebol com muito menos grana montou um time muito melhor.

    • É, é loucura sim!!!

    • Depende do ponto de vista: gastou muito menos grana porque soube contratar ou porque simplesmente não pagou o que devia? &;-D

  • nós rubro-negros de raiz somos uns iludidos. achamos que por termos investido no elenco temos um time. não temos, pelo menos, não este time todo que só existe na nossa imaginação. não vou entrar nem nas questões táticas, técnicas são questões secundárias para um grupo que mesmo sendo experiente, rodado e sobretudo caro quando sofre um revés se comporta como um sub-15. na quarta-feira jogaram tudo na conta do vaz, que só joga porque é escalado, mas na verdade ele vacilou naquela domingada que tentou mas o gol na sequência também foi culpa dele? já no primeiro tempo depois do gol do santos o time tinha desmontado. outro exemplo claro de destempero e falta de maturidade é o guerrero e gozado que poucos criticam o peruano que , no meu entendimento, prejudica o time, com os chiliques que dá, tanto quanto as domingadas do vaz. falta pulso, cobrança, comando enfim. SRN

  • Tem uma diferença grande entre eles. O Carille parece ser muito mais preparado. Podem olhar as coletivas depois dos jogos. Enquanto o ZR fala sempre as mesmas baboseiras (parabens ao adversario, o time adversario é muito bom e etc…) o Carille demonstra bastante conteudo sobre o que ocorreu no jogo, sobre tática. E olhando pro campo é até covardia. Qualquer pessoa enxerga trabalho de treinador no time do Corinthians, já o Flamengo joga um futebol aleatório esperando as individualidades resolverem. Carille e Jair Ventura são excelentes revelações nesse campo já nós ficamos com a mais feia.

    • Carille, teve como tecnico o Tite !
      E ZR teve Jaime de Almeida!
      dai a diferença.

      • Jayme Lesma de Almeida

        • Está se referindo ao mesmo que nos deu uma Copa Brasil e um Campeonato Estadual, mesmo com um time limitado? &;-D

          • Não, estou me referindo a cara totalmente ultrapassado no futebol que perdeu muito mais campeonatos do que ganhou(como técnico), tão teimoso quanto o Zé retranca, aliás a proposta de jogo do técnico atual lembra muito a dele. O cara parecia uma lesma a beira do campo, totalmente conformado em jogar p empatar. SRN

            • Exatamente isso… acho que esse Edinei fica falando baboseiras só pra ganhar. Notoriedade

          • Ele mesmo… um parasita paneleiro, que pelo visto fez escola…e que quando foi chutado do Fla ninguém nem quis ouvir falar… essas pragas só têm chance no Fla

      • ???

  • Zé Ricardo a dificuldade é sua, pois tenho certeza que qualquer técnico no Brasil queria ter:Diego, Everton Ribeiro, Guerrero, Geuvânio…e com a estrutura, que você tem meu caro é inadmissível que você reclame de alguma coisa. Suas escolhas o condenam…você não tem competência para montar um time forte com os melhores e aposta nas mediocridades, que deram certo lá atrás, e já vinha dando ruim no final, mas você não desapega. Falta isso para você começar amadurecer. Enquanto:A, Vaz, Gabriel…estiverem no time você não vai me convencer e o pior o CRF vai afundando no futebol junto. Isso que me dói mais como torcedor.

    • Carille, teve como tecnico o Tite !
      E ZR teve Jaime de Almeida, logo se vê a diferença

      • O Zé nunca foi auxiliar.
        Ele saiu da base direto para os profissionais.

  • A diferença desses 2 técnicos é q o Zé e jumento.
    Não sabe aproveitar o time q tem.

    • A diferenca eh que existes dois tipos de tecnicos.
      Os que ganham e os que perdem.

      • Boa

Comentários não são permitidos.