Coluna do Torcedor: “50 dias decisivos para o Flamengo”

Compartilhe com os amigos

Se tomarmos apenas a análise do futebol stricto senso, considerando apenas o que ocorre dentro das quatro linhas, no intervalo dos 90 minutos de cada partida de futebol, o Flamengo terá pela frente, a partir desta sexta-feira (04/08), 50 dias que definirão o seu ano de 2017.

As tabelas das duas principais competições que o Flamengo ainda disputa, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, oferecerão as referências para avaliar o trabalho do ano e projetar os desafios e os passos a serem dados em relação a 2018.

Isso porque, nestes 50 dias, até sábado, 23/09, o rubro-negro disputará 9 ou 10 partidas, praticamente todas no Rio de Janeiro (a exceção apenas de uma, talvez duas, dependendo do avanço na Copa do Brasil e da sorte no sorteio dos mandos de campo da final do torneio). Vejamos:

* 06/08 (Domingo) – Flamengo x Vitória – Ilha Do Urubu (Bras)
* 13/08 (Domingo) – Atlético/MG x Flamengo – Independência (Bras)
* 16/08 (Quarta) – Botafogo x Flamengo – Nilton Santos (CB)
* 19/08 (Sábado) – Flamengo x Atlético/GO – Ilha Do Urubu (Bras)
* 23/08 (Quarta) – Flamengo x Botafogo – Ilha Do Urubu (CB)
* 27/08 (Domingo) – Flamengo x Atlético/PR – Ilha Do Urubu (Bras)
* 07/09 (Quinta) – Flamengo (??) x ??? (CB)
* 10/09 (Domingo) – Botafogo x Flamengo – Nilton Santos (Bras)
* 17/09 (Domingo) – Flamengo x Sport – Ilha Do Urubu (Bras)
* 23/09 (Sábado) – Flamengo x Avaí – Ilha Do Urubu (Bras).

Serão 7 partidas do Campeonato Brasileiro e 2 ou 3 partidas da Copa do Brasil. Destaca-se que o única confronto fora do Rio de Janeiro será contra o Atlético/MG, que não vem apresentando bons resultados jogando em casa.

Ao final deste período saberemos se a conquista da Copa do Brasil estará próxima ou se já será apenas um sonho passado. Ainda teremos conhecimento o que ainda restará de disputa no Campeonato Brasileiro (se ainda restar algo).

Sendo assim, é inegável a importância que terá o apoio da torcida. Independente do que aconteça no treino desta manhã de sexta-feira, ou de quem estará no comando da equipe neste período, ou de quais jogadores preservarão, perderão ou conquistarão a condição de titular, ou ainda das decisões administrativas a serem tomadas pela diretoria.

O problema é que no Flamengo nada “independe”…

Quem viver verá!

Saudações Rubro-Negras

Cleilson Teobaldo dos Reis

___________________________________________________

Quer ver sua coluna publicada aqui no site? Envie para o e-mail [email protected] 

Veja mais:

Coluna do Torcedor: “A alma do velho rubro-negrismo”

Acabaram-se as desculpas

Os Intocáveis!!!

Coluna do Torcedor: “Zé Ricardo consegue tornar o Márcio Araújo ainda pior”

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Tenho certeza e convicção que jamais o Flamengo será campeão Brasileiro, o curica, Santos, Grêmio e Palmerda precisam tropeçarem diversas vezes e o Flamengo deve ganhar dos 4 obrigatoriamente, mas a derrota para o Grêmio, Santos e empate com o curica tirou as chances de título e aumentou a impossibilidade de lutar pelo campeonato, só há chances de chegar em 3° ou 4° lugar no máximo!

    • De fato é muitíssimo difícil, Evandro. Muito mesmo! Mas “ainda” não é impossível. Não para o Flamengo Raça, Amor e Paixão!
      Só lembrando que em 2009 estávamos há 9 pontos do Palmeiras quando demos início à arrancada para o título. Também era considerado “impossível” para muitos.
      Daí a importância dessa sequência de jogos no Rio. E a importância da torcida, mesmo pessimista e p da vida, precisa fazer sua parte e empurrar até as últimas forças.

      • Olha a bosta de treinador, horrível! Olha o bom elenco, tem condições de ganhar todas, mas é difICíl que o curica PERCA 7 PARTIDAS, OS OUTROS DA FRENTE TBM E IMPOSSÍVEL QUE O FLAMENGO SEJA CAMPEÃO BRASILEIRO COM ESSE TREINADOR! É provável que somente pode chegar ao G-4 com outro, mas com esse ZRUELA não!!!

        • Nosso papel como torcedores é esse mesmo: cobrar e torcer. Até o último suspiro!
          Mas concordamos que, com essa anta no comando do time, a vontade que dá realmente é de jogar a toalha…

          • Pois é, a gente apoia, incentiva até o ponto que vai bem, futebol é assim, a gente torce sempre para ganhar até o fim dos 90 minutos de cada partida, mas depois vamos ajustar o que errado está e se não tem jeito, demite, joga no banco, ZR não daria certo nunca, ele é incapacitado e todos estão vendo!

            Agora que não teremos chance de ser campeões do Brasileiro foi que vieram perceber o errado! Agora é jogar para entrar e se manter no G-4, ganhar a CDB, buscar os outros títulos é possível sim com o próximo comandante!

            • Tamojunto! Flamengo até morrer!

              • Claro! Nosso mengão tem uma torcida fiel! Por isso cobramos.

            • Que venha o próximo comandante!

  • Acho a conquista da sul americana, importante para o Flamengo, por ser um torneio continental q além da vaga para libertadores, o campeão ainda, joga a Recopa (titulo q não temos) c o campeão da libertadores e se não me engano, participa de um torneio no japão, perto do mundial. Olha que oportunidades de expandir mais ainda a marca do flamengo fora do país. A copa do brasil, nós iremos sofrer p passar pelo botafogo, mas acredito que vamos p final.

    • Compreendo essa linha de pensamento, Renata. No entanto, não incluí a Sulamericana nessa análise por entender que, mesmo sendo ela importante do ponto de vista financeiro e político (visibilidade), ela não possui o mesmo peso e valor “afetivo” para a torcida que a Copa do Brasil. Sendo assim, não seria capaz de amenizar as frustrações que temos sentido a partir da eliminação da Libertadores e da saída precoce da disputa do título do Brasileirão, coisa que a Copa do Brasil é capaz (talvez…). Além do fato matemático de estarmos a quatro jogos do possível título da CB e a nove jogos do possível título da SA…

      • Sim, concordo c vc. Nosso mengão vai se reerguer , com humildade e trabalho duro, chegaremos as conquistas dessas competições

  • 2017 PRO FLAMENGO PODEM ESQUECER TITULOS , COM ESSE TIME TODO MAL ARRUMADO EM CAMPO , COM ALGUMAS POSIÇÕES OCUPADAS PELOS PROTEGIDOS DOS DIRETORES E A BURRICE DO TREINADOR , JUNTANDO COM A FALTA DE ESQUEMAS TATICOS , FALTA DE PLANEJAMENTO EM CAMPO , POIS TUDO É FEITO NO IMPROVISO NADA É PLANEJADO , O TECNICO TEM UM MONTE DE CONSELHEIROS ALI EM CAMPO KKKKKKKKKKKKK E SÓ MONTA O TIME PRA TOMAR DE VIRADA, OS ADVERSSARIOS JÁ ENTRAM EM CAMPO SABENDO QUE TODO JOGO É DA MESMA FORMA , SÃO TREINADORES EXPERIENTES QUE SABE QUE PATO NOVO NÃO MEUGULHA FUNDO ,E O ILUDIDO TORCEDOR PAGA SEU TITULO DE SOCIO TORCEDOR , PENSANDO QUE VAI MELHORAR KKKKKKKKKK ´´AÁÁÁÁ COITADO , CONTINUA PAGANDO SUA BESTAS ,ELES ESSA DIRETORIA VAI CONTINUAR ILUDINDO VOCÊS.

  • A verdade é que o Flamengo amarelou em quase todos os momentos decisivos que teve pela frente esse ano, com a exceção talvez da final do Estadual. E que convenhamos, vale muito pouco e tem peso zero no que diz respeito a conquistas importantes.

    Até a classificação para as semifinais da Copa do Brasil foi um papelão, ficamos a pouquíssimos minutos de sermos vergonhosamente eliminados. Mais uma vez.

    Eu odeio ser esse tipo de pessoa, mas minha razão já tinha me avisado lá no Campeonato Carioca, depois de um jogo contra o Vasco: esse time não ganharia nada enquanto o futebol fosse tocado dessa forma, e por essa diretoria.

    Implementaram a cultura do “se conseguir ótimo, se não conseguir ótimo também, porque o trabalho é bom”. O fim, para essa diretoria, não são as vitórias, os títulos, o objetivo é fazer um “bom” trabalho no dia a dia.

    Então para eles basta um Centro de Treinamento de ponta, responsabilidade com o $, e ter profissionais “reconhecidos” como bons. Depois disso é só esperar o resultado aparecer, mesmo que vexames aconteçam, mesmo que custe anos e anos. A derrota, portanto, é sempre normal, porque “o trabalho é bem feito”.

    O meio se tornou o fim, e o fim se tornou um bônus, algo que não necessariamente precisa acontecer.

    Essa é a mentalidade da nossa diretoria e é isso que vai nos impedir de conquistar o que já devíamos estar conquistando. Ou pelo menos lutando dignamente para isso.

  • Já tá contando que vai eliminar o foguinho? cuidado em…com esse treineiro, sei não.

    • Não, não, Leonardo… Se reparara bem, verá que citei a data do possível primeiro jogo da final da CB colocando uma interrogação ao lado do nome do Flamengo… Além disso, na contagem de quantos jogos serão disputados dentro dos 50 dias, falo em 9 ou 10, dependendo exatamente do Flamengo passar ou não pelo Botafogo…

  • Temos 7 jogos pelo brasileiro…após conseguirmos 7 vitorias consecutivas, estaremos a 6 pontos do Corinthians..e já na final da CB…

  • Do jeito q tá e o q ainda tem por vir, a conta da farmácia vai ficar cara..

  • Tô ouvindo isso de “dias decisivos” desde março.

    Olha onde estamos, como estamos, nada muda.

    • Exatamente, semana passada o título era: “mês decisivo”. Pelo andar da carroagem é capaz de chegarmos na “década decisiva”.

Comentários não são permitidos.