Juan destaca mudança na forma de marcar: “Tem menos espaço para cobrir”

Compartilhe com os amigos

Juan, aos 38 anos, foi um dos principais jogadores em campo na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, nesta quarta-feira. Ídolo rubro-negro, é um daqueles raros atletas em que a torcida não assusta quando está com a bola nos pés. A concentração, técnica e experiência, explicam esta confiança. Diante do Botafogo, não foi diferente. Firme, ao lado de Réver, e depois de Rafael Vaz, foi um dos responsáveis pelo terceiro jogo seguido sem sofrer gols.

“Tem menos espaço para cobrir, né. Talvez a gente não suba com tantos jogadores para o ataque, a gente não chega com número grande como antes, não envolve o adversário como antes. Mas estamos mais consistentes e preservados lá atrás. Até porque do meio para frente temos jogadores capazes de decidir em um momento”, explicou o zagueiro, que completou 300 jogos com o manto sagrado.

A mudança no sistema defensivo passa pela ideia de jogo de Reinaldo Rueda. O treinador não é adepto de laterais ofensivos. Prefere que fiquem mais recuados, para não deixar os zagueiros expostos ao mano a mano com o ataque adversário.

Ao longo do confronto decisivo, Juan foi responsável por 11 desarmes, uma roubada de bola, 32 passes certos, um passe errado, uma falta cometida e recebeu três faltas.

“Acho que fiz uma grande partida, assim como meus companheiros. O Flamengo se portou muito bem dentro de campo. Difícil falar. Tenho noção de que fiz uma grande partida, assim como todos meus companheiros. Falar quem foi o melhor não é muito importante neste momento”, analisou.


Veja mais:


Por fim, o zagueiro homenageado da noite falou sobre o momento difícil que o time vinha passando, que culminou com a demissão do ex-técnico Zé Ricardo. Mas, lembrou que mesmo em baixa, o Flamengo é uma equipe que cresce nas decisões.

“O Flamengo passava por um momento difícil, teve até a troca do Zé Ricardo. Mas as pessoas esquecem o histórico do clube e dos jogadores do elenco. Nosso elenco tem jogadores vencedores acostumados a jogos decisivos. O Flamengo cresce quando chega a decisão. Sempre confiamos e trabalhamos tranquilos. Incomoda pelo fato de sabermos que muitas dessas declarações são para cutucar o Flamengo”, finalizou.

O Mais Querido irá enfrentar o Cruzeiro, pelas finais da Copa do Brasil. Os confrontos estão previstos para acontecerem nos dias 07 e 27 de setembro. Na manhã desta quinta-feira, através de sorteio, a CBF irá definir os mandos de jogo.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Muito bom saber que tem mais gente aqui nesse espaço que enxerga a qualidade do Juan. No auge da cornetagem, cheguei a acreditar que eu estava louco por querer o Juan no time.
    Bem como ficaram enxendo o saco qd ele foi pro Inter. Sendo que naquela época o Fla era aquela bagunça toda mesmo. Os jogadores não queriam vir pq vira e mexe começava aquela palhaçada de atrasar salário.
    Juan é monstro! Quem viu aquela zaga com o Gamarra nunca esquece!

  • Juan é monstro, cria do Mengão, passando pra molecada o que é ser Flamengo. E diga-se de passagem: Técnico bom é aquele que encaixa os melhores no time que monta. Ontem o Flamengo só não teve em campo um dos jogadores mais ofensivo dessa temporada: Trauco. Eu acredito que agora, com tempo de treinamento, Rueda vai ensiná-lo a se posicionar como Muricy fez com Jorge(sim, foi Muricy quem limitou as subidas do garoto e no início achei que tirou sua melhor arma, quanto na realidade estava ensinando o menino a ir “na boa” e eficazmente).
    E só pra terminar: comparar Rueda com Zé Ricardo é muita covardia. O currículo do primeiro tem classificações de times bizarros para copa, Libertadores com Atlético Nacional que engoliu o São Paulo no Morumbi, time que deu o título da sulamericana para a Chape(atitude muito honrosa por sinal). Zé Ricardo tem muito o que provar no futebol, chega como aposta ao Vasco e Rueda veio com selo de garantia, embora a mística diga que no Brasil técnicos estrangeiros não funcionam, 3 jogos, 3 resultados eficientes.

  • Talvez o maior quarto-zagueiro da história do clube. E olha que tivemos Aldair, Reyes, Ronaldo Angelim, Gamarra, …

  • Juan tem uma técnica fora do normal. Não precisa correr atrás do adversário, se posiciona bem, e marca como poucos. Melhor jogador do time na partida de ontem.

  • E o burro do treinador anterior não entendia isso. Função do zagueiro é defender. Fazer proteção sem exposição. Em vez de se achar atacante ou meia pra subir no ataque e ferrar o time, ainda mais pela idade, sofre estiramento, cansa mais, devem usar da experiência pra se manterem regular no campo. Fora que fica parecendo que os atacantes são incompetentes. Cada um no seu quadrado fazendo sua função sem comprometer.

  • O time ficou compacto, funcionou muito bem as marcações, com o tempo o time começa a jogar compacto ofensivamente, triangulações, toque envolvente, futebol o elenco tem pra isso, agora é ter paciência, está caminhando bem.

  • Sou fã do Juan. Classíco e sereno. Ontem antecipou a maioria e as que não conseguiu fez a falta. O juiz era um banana mesmo… Se é aquele juiz que vai para Copa, estamos mal representados. Péssimo ontem, quase estragou o jogo.
    Mas o que ele falou é visível. O Ru travou a linha de 4 e assim ninguém sentiu falta do Marcio Araujo. Não temos necessidade de se arreganhar todo. Lateral é para marcar. Trauco, na minha humilde opinião, já pode ir pensando em mudar de posição e arrumando as malas, pq com Ru ele não joga!
    SRN

  • O Juan é um jogador que mesmo com idade avançada (38 anos), faria questão de renovar o contrato para tê-lo à disposição, mesmo que não jogue. Convenhamos: não seria preferível ter o Juan lá disponível e em boa forma como opção de zaga para o ano que vem, ao invés de sofrer com a possibilidade de ter desfalques?

    Eis, o momento oportuno para fazer uma campanha para renovar o seu contrato! &;-D

  • “Tem menos espaço para cobrir, né. Talvez a gente não suba com tantos jogadores para o ataque, a gente não chega com número grande como antes, não envolve o adversário como antes. Mas estamos mais consistentes e preservados lá atrás. Até porque do meio para frente temos jogadores capazes de decidir em um momento.” — Ou seja: DEPENDE dos talentos individuais para vencer a partida. E tem gente reclamando… &;-D

    • Ou seja o Flamengo hoje é um time que depende do que tem de melhor, os talentos individuais…. E não mais do jogo “coletivo” do MA, do Vaz e do Gabriel

      O dia que o futebol não precisar de talento individual ai pode trazer o Zé Ricardo de volta e um monte de pereba pra ele chamar de time

      Mas falando serio, você acha que com o Rueda o time é menos time coletivamente do que com o seu Zé Ricardo???

      • Daqui a alguns mese vc pode julgar o trabalho do ruera, fazer isso agora é covardia

        • Isso é claro, mais eu acho que vale destacar que em apenas 3 jogos ele subiu o Flamengo de patamar e já ajeitou muito a parte defensiva…. arrumar a parte ofensiva sempre requer mais tempo, mais no Atlético Nacional ele já provou ser muito capaz de fazer

      • Sim. O que não quer dizer que “este jeito” e “aquele jeito” seja melhor ou pior. A galera estava questionando as vitórias do Zé Ricardo por “depender das qualidades individuais dos atletas”, ao mesmo tempo em que as suas derrotas eram causadas por “falhas individuais dos jogadores”. Em suma: poderíamos dizer que a parte coletiva funcionava? Ou então, assumir os riscos apresentados por “envolver menos o adversário” (já que esta é a aposta do Rueda)? Ou ainda, os passes longos poderiam estar mais sujeitos a erros e a menor necessidade de recomposição está lá justamente para compensar esta possibilidade? Enfim: só veremos isso na prática com o tempo… &;-D

        • Pra mim a diferença é clara… com o Zé não tinha time coletivamente nem defensivamente nem ofensivamente era só rezar pro pessoal dá frente estar em um dia inspirado… Rezar pro Diego Alves pegar um pênalti e pra alguém sair dribrando todo mundo e fazer um gol
          Com o Rueda o time coletivamente funciona muito bem no momento defensivo, o que valoriza assim o futebol do Juan e do Cuellar… ofensivamente é preciso tempo pra fazer funcionar até porque o que o Zé deixou de legado no setor ofensivo era só o balão pra área

          • Ter uma opinião do Zé Ricardo avaliando apenas os seus últimos jogos não seria sensato. Sim, passamos por dificuldades quando tivemos jogadores da frente lesionados e quando retornaram, eles não acertaram. No entanto, DESDE 2016 o time já tinha uma forma de jogar (tática), o time assimilou bem (coletivamente) e o ataque (apesar de limitado) resolvia nas poucas oportunidades que tinha. Em 2017, infelizmente não foi possível manter o padrão em vista das dificuldades já mencionadas, mas não podemos descaracterizar o trabalho de Zé Ricardo apenas avaliando isso.

            Em algum momento mais à frente, o Rueda também vai ter as mesmas dificuldades técnico/táticas. TODOS os técnicos passam por esse momento. A questão é: como ele vai reagir? Isso só saberemos lá na frente… &;-D

            • O problema do Zé é que ele se agarrou a essa forma de jogar e não quis largar mais, mesmo quando deu errado ele continuou insistindo…. Ele se caracterizou como um técnico que joga de apenas uma forma, espero que ele evolua nisso e seja o técnico que no começo parecia que ia ser

              • Nisso, não tenho como discordar (apesar de algumas ressalvas)… &;-D

            • Ele ja passou por isso ontem mesmo quando o flamengo teve uma dificuldade enorme de furar a forte defesa do bosta fogo.

            • Jair Ventura está passando pela mesma situação no faísca: tática única com tempo fica manjada. A partir do momento que Diego parou de jogar começou o “cruza que talvez saia o gol”, teve um jogo que foi o marco: mais de 40 bolas levantadas na área… Isso não é volume de jogo, isso é armar o adversário.
              Não podemos abrir mão do talento do Juan pq precisamos da velocidade do Vaz, idem a Cuellar x MA ou Vjr x Gabriel pq auxilia o lateral. Até Rever está mais seguro pq fixando o lateral limita o passe em diagonal entre os dois setores. As táticas tem que se ajustarem ao que temos de melhor no elenco e não ao contrário. Rueda traz experiência de um treinador que fez times limitados jogarem futebol encantador, não como Zé Ricardo fazia com nosso: elenco de qualidade com escalações deficitárias. O que vamos ver é se seu ídolo conseguirá fazer o Vasco jogar, pois Rueda em nove dias tomou 0 gols, diminuiu o número de cruzamentos ridículos em 70%, valorizou a técnica do Vjr(bem mais confiante) e Paqueta (o menino já respirava por aparelhos no Fla). Lindo ver a comemoração do Juan junto com o Paqueta, Everton e VJr final do jogo, muita vibração de um time que reinicia os trabalhos, pois o que Zé Ricardo deixou de legado incontestável? Dizer que os jogadores são quase os mesmos não vale, pq foram investimentos caros e cada um deles tem sua qualidade. Ver Cuellar jogar o fino da bola só depõe contra o sr. Zé Ricardo que o doaria para o Vitória.
              Responda aí: qual é o legado incontestável do Zé Ricardo?

              • Brasileiro 2016… &;-D

                • Brasileiro de 2016 é um legado do Zé? Tem certeza? Pq eu nunca vi um título escapulir de forma tão deprimente. De outubro a dezembro despencamos. Legado só pra carreira dele, Andrade foi campeão brasileiro e até Jayme ganhou uma copa do Brasil.

                  • Maior pontuação em jogos corridos conquistada pelo time… &;-D

                    • Campeão, Vice? Só não vale dizer esse ano que Rueda não conseguiu bater a pontuação dele, afinal, ele quem deixou a pontuação pifia desse jeito com um dos elencos mais caros do Brasil.

              • Estadual 2017 (invicto)… &;-D

                • Hummm, realmente é um parâmetro perfeito ganhar um campeonato tão disputado como o carioquinha invicto. Vamos ver o Vascu com o ídolo supremo…opsss, ele só joga se tiver um cão de guarda como MA… Ontem nem entrou para alegria geral da nação. Arriba Mengão!!!

        • O time que tem menos espaço é menos coletivo do que o que tem mais? Foi isso mesmo que você afirmou? O Flamengo do Zé Ricardo viveu uma “Diegodependência” desde a contratação do mesmo, quando o cara tava fora já sentíamos que não venceriamos. Um time que atacava em massa e se defendia com MA correndo pra lá e pra cá, enquanto pro ataque nem subia. Veja a movimentação do Cuellar, viu o drible do mesmo ontem? Eu prefiro o jogo do Rueda é mil vezes mais adequado para nosso time, cuja zaga é lenta e pesada; laterais só faziam volume no ataque, pois cruzam muito mal e nosso centroavante não tem como principal fundamento o cabeceio. Nem precisa ser gênio pra perceber que ponta não tem que ser sub lateral e volante tem que ter no mínimo passe vertical. Esse jeito está certo para o elenco que temos e o outro estava errado sim, pq não dava resultado satisfatório.
          E quando se fala em jogadas individuais, você viu o passe de peito que Juan deu no início da jogada do gol? Rodinei e Arão tocando a bola sem afobação? Berrio fazendo o improvável quando todos pensavam que iria cruzar pelo alto? Time coletivo é isso: cada um faz sua função para que a qualidade possa aparecer. Sem afobação, com a cabeça erguida, buscando espaços sem oferece-los, antecipação. Nesse contexto não cabem MA, Vaz e Gabriel de titulares. SRN

          • Calma, relaxa! Ainda estamos nas primeiras partidas e os jogadores em geral, mostram mais serviço para alçarem a condição de titular. O próprio Zé Ricardo mostrou isso, quando assumiu o time das mãos do Muricy Ramalho. Agora, querer elevar o status do técnico a “melhor do mundo” só por causa de 2 ou 3 partidas boas, isto sim é pratica de torcedor IMEDIATISTA! Digo e repito: até lá, só poderei avaliar o trabalho do Rueda após uma boa sequência de partidas. &;-D

            • Sério que você quer resignificar meu comentário a “Rueda é o melhor do mundo”? Rueda é melhor do que Zé Ricardo, seu currículo comprova isso e o imediatismo está aí. No Flamengo em 9 dias está melhor pq classificou o time para final da Copa do Brasil e voltou a vencer no Br. Rueda abre mão de competições como Zé fez com sulamericana de 2016? Sim, pra dar a Chapecoense pelo fatídico acidente (????) e não pq entrega com uma escalação pífia em pleno Maracanã. E não vem com papo de que esses que jogaram ontem deram o sangue pq querem ser titulares (Rodinei já estava revezando com Pará, Cuellar e Berrio são conterrâneos do técnico, cara pálida).
              O tempo vai dizer muita coisa mesmo, mas já vem dizendo desde 2016, comprovou quarta passada e se consolidou de vez: MA NÃO É JOGADOR PRA TIME QUE QUER SER CAMPEÃOOO!

              • Quando ao Rueda: concordo!
                Quanto ao M. Araújo: veremos… &;-D

                • Já vimos e continuaremos vendo já que Cuellar será poupado para os jogos importantes. Você ainda vai postar algo concordando, Márcio Ara…opsss, Ednei. Fica difícil não achar que você é o Inominável em pessoa, pq defende demais o indefensável. SRN

            • Ednei o rueda nos ultimos 2 anos disputou 7 finais e ganhou 6.. nao perdeu nenhuma final pq deu o titulo da sula pra chape!
              Então amigo nao queira comparar seu amigo aprendiz com um mestre q ja passou no comando por 3 seleções e ja disputou 3 copas do mundo… menos dnei bem menos

    • Boa, Ednei.

      Falando em poucas palavras, o Rueda tratou de, primeiramente, “fechar a casinha”. Não ha tempo para treinar e mudar muita coisa. Para o ano que vem podemos comparar, mas o atual momento é isso mesmo, ganhar as copas e avaliar o elenco para o ano que vem, implantando seu sistema de jogo aos poucos.

  • Não foram poucos os que falavam que o Juan não podia ser titular em detrimento do Rafael Vaz por conta dá velocidade, a mesma desculpa pra titularidade do Caramujo e não do Cuellar….. Ai o time jogava com Vaz e Caramujo e todo jogo tomava gol de contra ataque e por bobeira

    A unica coisa que o time precisava era um técnico que consegue enxergar o jogo

    3 jogos…. 0 gols, mesmo mudando muito o time nos três jogos, mesmo tendo 3 goleiros diferentes na partida…. O Zé Ricardo pode fazer um bom trabalho no vasco porque ele é bom pra formar times medíocres e essa é a cara do Vice

    • Estão sumidos os apoiadores do caramujo. So o ednei da as caras.

      O cara ajeitou o time no papo. ZR é muito fraco.

  • Fez novamente uma partidaça, técnico, seguro e muito bem no jogo aéreo, o Roger está no seu bolso até agora.
    Quem viu o Juan comemorando pulando feito um menino após a classificação? Flamengo pra crlh!

    • 11 desarmes é surreal…. próxima partida é rumo ao duplo duplo

      • Caramba, nem tinha visto esse número, esse sim merece camisa comemorativa, placa, música e mosaico.
        Espero que quando se aposentar queira seguir carreira, seja como técnico ou dirigente, respeita demais a instituição.

Comentários não são permitidos.