O Flamengo S.A, mas que teima em ser L.T.D.A

Compartilhe com os amigos

Vamos fazer um pequeno exercício. Você ganhou na Mega Sena. Você é um visionário e de olho no potencial de uma empresa de telecomunicações, a compra. Ela estava cheia de dívidas, em baixa, mas você é um gênio. Faz acordos, parcelamentos, cortes e alinha a mentalidade da equipe.

Ano após ano a dívida retrocede e a empresa começa a figurar na linha de frente das melhores, tendo inclusive se colocado no topo de um dos serviços que prestou.

No ano passado, o ápice que sua administração se deu, mesmo com alguns escorregões, a sua empresa quase foi a principal na rede de telefonia. A expectativa aumentou.

Para este ano, houve altos investimentos. O seu gerente de tecnologia faz milagres. É um profissional tarimbado e já fez ótimos trabalhos noutras empresas. O CEO de tecnologia, que está apenas abaixo de você, não compromete, apesar de haver reclamações de sua passividade. Para completar o trio, o chefe da equipe de tecnologia é novo e cheio de boas ideias. É o símbolo da melhor campanha em muito tempo no setor. 2017 tinha tudo para brilhar. Não brilhou.

O CEO foi preso. O que você faz? Nada. Acumula função. A empresa titubeia, derrapa, o gerente te alerta. Faz melhores contratações, planeja dispensas. O que você faz? Protege. Mês entra, mês sai, o desempenho do seu setor de tecnologia cai. O SAC nunca viu tanta reclamação. O chefe do setor tem que cair, mas você se afeiçoou a ele. Te dei o melhor desempenho e você tem uma dívida de gratidão com ele.

Os funcionários dele até se esforçam. Tem uma equipe qualificada, mas ele se agarra aos funcionários do ano passado e os que o gerente contratou, ele não usa, desvia para outros departamentos. Todo mundo vê que tá errado. Tá esperando o quê?

Tem gente esperando os funcionários saírem para discutir, mas o mal funcionário se esconde. Na falta dele vão em cima do que se esforça…

Você vai fazer o que? Tá esperando falir? Migrar para outra? Ah, como você tem sorte de seus clientes amarem a sua empresa.

Parece até que estamos falando de uma empresa de telecomunicações mesmo, mas estamos falando de Flamengo.

Calma. A culpa talvez não seja toda do mestre dos magos, mas já deveria ter agido e, mesmo que tenha falado disso como responsabilidade do Caetano antes, já havia identificado isso no ano passado. A recente entrevista de Bandeira, mostra que quem não permitiu foi ele.

Anderson Alves, O otimista.

Veja mais:

Coluna do Torcedor: “A alma do velho rubro-negrismo”

Acabaram-se as desculpas

Os Intocáveis!!!

Coluna do Torcedor: “50 dias decisivos para o Flamengo”

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Me desculpa mas deixa eu pergunta. Se o flamengo mandar guerreiro,Márcio araujo, Gabriel, Rafael Vaz, Rever que não é nosso tá emprestado, para rodinei, muralha,Orlando berrio vamos ficar com quem? Qual torcedor vai arrancar 100 reais pra ajudar contratar outros lembre se custaram dinheiro e outra não temos outros para colocar na copa do Brasil e outra quando falaram em contratar esses caras td mundo bateu palma agora fica recuperação os caras amanhã Ewerton Ribeiro,Ewerton Cardozo, Diego, geuvanio truco René Rodolfo Leo Duarte vão ficar em má fase tds vão estar falando a mesma coisa agora é Jr de cobrar sim mas de dizer. Estou com vc pro qui der e vier quantos anos passamos brigando pra não cair? A oportunidade é agora vamos sair dessa são pessoas competente trabalhando em pró do flamengo vamos apoiar vamos cobrar também mas com tranquilidade e com a razão não se esqueça do buraco que acabamos de por as mãos para fora não saímos ainda o mercado tá difícil temos que cobrar empenho raça mas de quem tá em campo não de quem tá fora . Tiago aqui no face da minha esposa vamos flamengo pra frente que sua torcida te ama e te apoia.

    • sensacional vc foi prefeita, o mal do flamengo e que e 8 ou 80 ou melhor ganhar duas seguida lá vem o tal do cheirinho, perde não presta mais, só acho que márcio araujo e faz não podem ser titulares desse time, e o treinador e fraco.

    • Márcio Araújo Gabriel Rafael Vaz não estão em má fase (O Réver sim, porque já mostrou que joga mais do que tá jogando). Eles são isso daí mesmo.

      Por isso não dá pra comparar com Diego, Everton Ribeiro, etc.

  • O que será que se passa na cabeça do Vinny Dunga vendo essas nossas derrotas hein.

    • Aliás, o Vinny foi “demitido”? rs

  • Esse é o problema, o “mestre dos magos” e seus adoradores de plantão, quando o mestre foi outro, o idealizador de um grupo que mudou a cara do Flamengo, Reconheço as virtudes de Bandeira e até pedi e consegui que ele autografasse um exemplar de Histórias do Flamengo de Mário Filho quando estive no Rio em uma das eleições, acho que pra um certo conselho. Gosto do cara e o admiro, mas não o idolatro. Não o ponho acima de Zico, como muitos aqui mesmo fizeram na época em que se confrontaram as chapas verde e azul. Zico é uma Entidade, nosso Deus. Bandeira é um excelente Presidente que soube dar continuidade a um projeto que nem era dele. Vocês que o idolatraram são culpados do seu isolamento e do seu autoritarismo. Vocês são culpados pelo fato dele achar que, mesmo sendo apenas um torcedor, poderia acumular a diretoria de futebol, vocês mesmos que o apelidaram de Mito, Mestre dos Magos ou algo similar, que o imaginaram como Presidente do Brasil e Governador do Rio. Ele acreditou, mas vocês têm responsabilidade sim. Agora, aceitem e colham os frutos.

    • Caio, ainda que tivéssemos feito isso, ninguém é acima do bem e do mal. Errou? Tem que ser cobrado. Afinal de contas, se ele é presidente, nós todos somos acionistas que querem ver a empresa no topo. SRN

      • Muitos fizeram sim. Ofenderam Zico e eu e poucos defendemos a Entidade. Agora aguentem.

  • o maior protesto que a torcida poderia fazer nao é fazendo quebradeira no aeroporto, e sim fazendo uma vaia grande nos protegidos do ZR assim como fizeeram com o bonde da stella, foi algo que deu certo pois abriu os olhos dos jogadores e da diretoria.

    • Vaiar antes da bola rolar é O.K mas com bola rolando não dá, somos Flamengo, já passamos por coisa pior, não podemos fazer isso com o CRF.
      Tem diversos protestos pra se fazer melhores que violencia e vaia: Virar de costas, levar faixas, ir ao CT.
      Mesmo com todos os problemas somos Flamengo, e o jargão do sempre estarei contigo tem que valer.

  • CRF-Corporate Finance Flamengo.

    Se olham a torcida como um gigantesco mercado consumidor, esperava que oferecessem um produto à altura dentro de campo. Portanto, não comprarei acessórios e não voltarei a ser ST até o final de 2018. Não acho dinheiro no lixo pra ver um amador estragando uma equipe de ponta.

    SRN.

    • A debandada do Sócio Torcedor vai começar. Quem não respeita a opinião da torcida, tem vida curta num clube de futebol.

      • Não é a solução. Mas o Flamengo precisa de menos paixão e mais seriedade. Profissionalismo não pode ser só nas finanças.

    • Vinícius,

      Apesar dos pesares, e com toda a crise que o Brasil está atravessando, o ST continua a crescer e já são praticamente 103k.

      Lembrando que o Flamengo é o único que faz o balanço mensalidade a mensalidade.

      SRN

  • EBM não pode entrar para a vida pública porque será acusado de NEPOTISMO.

    • Ou melhor. Será possível que ele leve seus protegidos? Hehehe
      Valeu, Marcus

  • O Marcinho saiu correndo ontem no desembarque da delegação do Flamengo. Eu vi o vídeo….queria ver ele falar que a torcida tinha que aplaudir ele de pé.

    • Eu vi e revi o vídeo e não consegui achar o Márcio Araújo.

      • Passa correndo sendo escoltado, protegido por um segurança…

        Em 4 de ago de 2017 15:25, “Disqus” escreveu:

    • Ele só dá essas entrevistas na saída do campo, onde não se pode chegar perto.

  • Excelente analogia. Estou com o seguinte dilema:
    1. Saio pela primeira vez do sócio-torcedor, pois a empresa não entregou os dividendos prometidos;
    2. Continuo investindo, sem expectativa de retorno no curto prazo.

    Obs. Já passei por esse dilema anteriormente, e sempre optei pela segunda opção.

    • Vamos ficar com a segunda opção é aguardar os desdobramentos da reunião de hoje. Embora duvide que vai rolar demissão.

  • A Missão de EBM, como o proprio ja afirmou, é transformar o Flamengo num “clube cidadão”, não num clube campeão. Ele já está olhando para sua carreira política!

    • King,

      Mesmo chateados como estamos com os resultados, sabemos que as duas definições não são excludentes.

      A diferença entre elas é que ser cidadão é para sempre e ser campeão é pontual.

      Em outras palavras, se manter campeão é muito mais difícil do que se manter cidadão.

      SRN

      • Ta certissimo André! Eu me refiro as prioridades de EBM. Ele fez otima gestão no ponto de vista do clube cidadão, e agora aparecem rumores que ele quer ser politico, tudo faz sentido. Lembra que ele assumiu a frente do Profut e só andava no congresso em Brasilia?

        • Lembro sim, King.

          Espero de coração que ele se lembre do seu primeiro e mais importante compromisso que é ser presidente do Flamengo.

          Torço para que as coisas só pareçam estar caminhando no sentido da política de brasília (letra minúscula proposital) e que o EBM volte a sua normalidade, serenidade e discrição o quanto antes.

          SRN

  • A analogia com uma empresa é bem a cara desse Flamengo de hoje.
    Burocrático, sem alma e tecnocrata, com resultados financeiros mais importantes do que a qualidade do serviço oferecido. Tá certinho.

    • Triste realidade

Comentários não são permitidos.