Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Chat
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Raphael Zarko: “As lições de casa de Rueda no Fla”

Matheus Brum
Matheus Brum
Publicação: 14/08/2017
17 Comentários
Atualização: 14/08/2017
Compartilhar

Três derrotas consecutivas no Brasileiro e queda na classificação – de segundo ao sétimo lugar em 10 rodadas. Dezessete gols sofridos nas últimas 10 partidas – de todos esses jogos só não foi vazado pelo Palestino nos 5 a 0 da Sul-Americana. A liderança, que estava muito distante, agora é uma miragem. O cenário para a chegada de Reinaldo Rueda ao Flamengo assusta.

O técnico começa sua vida no Rubro-Negro nesta segunda-feira. Munido de cadernos – o de Bernardo Redín tinha até uma capa com o símbolo do clube -, cada um dos novos integrantes da comissão técnica do Flamengo fazia suas anotações durante a partida. Rueda não chegou a trocar ideias de time com Jayme de Almeida sobre os jogadores, mas buscou informações com analistas de desempenho do Rubro-Negro.

Numa partida bem irregular, com pouquíssimos momentos positivos, Rueda e sua equipe podem tirar lições valiosas.

Confira pontos fracos, o que pode melhorar e também algumas poucas lições positivas do time que Rueda assume nesta segunda.

Ajustes defensivos

O lance do pênalti de Trauco, com bola em velocidade por trás do lateral depois de um chutão do goleiro Victor, é um problema recorrente do Fla de 2017. Embora tenha caído de rendimento nas últimas partidas, o peruano trabalha bem com a bola no pé, principalmente quando procura Guerrero. Tem como marca bons chutes de fora da área (fez quatro gols) e passes de autênticos meias – a posição de origem, por sinal. Mas, além de não ser tão veloz, é comum vê-lo perdendo o tempo da jogada – como aconteceu nesse domingo, no Horto, em seguida ao gol do Atlético-MG.

A cobertura, com dois zagueiros muito altos e que também não são velozes, precisa de ajustes. O lance do pênalti em Luan envolve precipitação também de Trauco, mas o ideal é não deixar a bola sair com espaço do setor de meio de campo. O que é tarefa dos meio-campistas e dos atacantes de lado de campo. Todos devem ajudar para fechar espaços e incomodar quem fica com a bola.

Esse desencaixe do Fla já custou alguns gols de contra-ataque. O gol sair depois de chute de goleiro também não é algo novo no time rubro-negro. Contra o Santos, Diego Alves bateu tiro de meta e foi buscar a bola dentro das redes depois de 11 segundos.

Time abatido

Jayme disse que o Galo teve mais vontade. Réver concordou. Durante o jogo, foi possível ver ora Rhodolfo, ora Réver e William Arão pedindo vibração. Depois do gol de pênalti de Fabio Santos, o Flamengo atacou menos e incomodou pouco. Após a partida, jogadores saíam cabisbaixos – denotando ambiente nada propício para recuperação no Brasileiro.

De perfil calmo, muito educado, mas que cativa atletas, Rueda vai precisar da ajuda de Bernardo Redín, auxiliar que deve ficar mais próximo dos atletas, para levantar o astral dos jogadores.

O ex-zagueiro do Flamengo Erazo, hoje no Galo, foi dar um abraço no “profe” antes do jogo e disse que Rueda tem virtudes para encarar um momento desses, com muita pressão. Lembrou que Rueda é verdadeiro no contato com os atletas e consegue unir o grupo.

O caso Márcio Araújo

É muito provável que você tenha recebido memes da chegada de Rueda que envolviam Márcio Araújo. Seja de um áudio com voz em espanhol e bem-humorada, dizendo que “Araúxo es el diez”, às anotações do treinador com avaliação positiva apenas do camisa 8. Rueda não tem nada com isso. Nem Márcio, que é um atleta dedicado e querido no grupo de jogadores.

Mas, embora experiente e até certo ponto imune a tantas críticas e campanhas contra sua presença em campo, o jogador parece sentir a pressão desde que Zé Ricardo lhe deu mais liberdade em algumas partidas antes da demissão – reforçado por entrevista ao “O Globo” em que o agora ex-treinador dizia que treinava Araújo para melhorar sua contribuição ofensiva.

Algumas arrancadas no segundo tempo do jogo saíam bastante da característica mais segura e menos, digamos, arriscada de Márcio Araújo no Flamengo. Márcio parece se sentir pressionado a produzir no ataque, para mostrar que pode servir também longe da sua função quase única nas partidas – recuperar as bolas, cobrir laterais e zagueiros. O resultado não é bom, com mais erros do que de costume do jogador ao tentar sair com a bola.

O técnico colombiano vai precisar de habilidade para lidar com o jogador mais criticado e questionado do elenco. Há a opção Cuéllar, que ele conhece bem, com passagens por seleções de base e principal da Colômbia. Além de Rômulo, que jogou muito pouco nos últimos tempos.

O que é que há, capitão?

Uma boa conversa com Réver será fundamental para Rueda. Símbolo do Flamengo que cresceu e disputou o título brasileiro no ano passado, ele vive momento irregular no time. Bom lembrar que a mudança constante de dupla de zaga – já jogou ao lado de Rafael Vaz, Donatti, Juan e Rhodolfo desde o início do ano – afeta o entrosamento no setor.

Um gol em que fica nítido esse desentendimento foi marcado por Ricardo Oliveira, na virada sofrida no Pacaembu. Réver vê o espaço que Juan deixa às suas costas e tenta se antecipar para cortar a cabeçada, deixando livre o veterano atacante.

Contra o Galo, com um a menos, Réver saiu na cobertura em cima do rápido Luan. Errou o bote no lance que terminaria no segundo do Galo – marcado por Rafael Moura. Inseguro, logo depois, recuou mal para Rhodolfo, que acabou fazendo a falta na frente da área – levando cartão amarelo.

Meias isolados

Éverton Ribeiro sofreu na pele nesse domingo o que costuma acontecer com Diego na equipe rubro-negra. Isolado entre jogadores de contenção no meio de campo (Araújo e Arão, que cai para a direita), atacantes de lado que não tem tanta característica de toque de bola (Geuvânio e Berrío, notavelmente) e um centroavante (Vizeu), Éverton Ribeiro foi cercado pela marcação atleticana e pouco rendeu no centro do campo.

De acordo com números do site WhoScored, que faz mapeamento de todos toques dos jogadores em campo, Éverton Ribeiro perdeu sete vezes a bola na partida – o maior índice ao lado de Cazares e Rafael Moura.

O Flamengo hoje joga num esquema definido com jogadores de velocidade pelas pontas. Mas falta aproximação aos jogadores que tentam pensar as ações no campo de ataque. Rueda precisa rever o esquema de jogo – em voga em quase todos clubes brasileiros da Série A – e buscar alternativa que lhe dê segurança na marcação aliada à qualidade para chegar em bloco no ataque.

O argentino Mancuello, embora tenha aproveitado pouco as chances que teve numa função recuada para marcar e atacar, deve ser um jogador melhor observado para modificar a estrutura do time. Até mesmo outra alternativa, recuando Diego para iniciar a saída de bola, pode ser viável. O camisa 35 costuma participar bastante da marcação – mas, é claro, pode cansar mais rápido.

 A saída Berrío

Antigo conhecido de Rueda, Berrío deu mostras do que pode fazer contra o Galo. Partiu para cima de Fabio Santos e causou dificuldades ao lateral-esquerdo atleticano. Levou a melhor nos duelos individuais do início da partida e chegou a aparecer na área para finalizar, preenchendo espaço quando Vizeu saía do centro do ataque.

Com dedicação intensa na partida, Berrío cansou na segunda etapa, quando deixou de voltar para marcar. A velocidade, diferencial do colombiano, pode ser melhor alternativa de ser usada no segundo tempo de algumas partidas. Para revezar os jogadores de lado de campo, sobram alternativas a Rueda: além de Berrío, há Everton, Éverton Ribeiro, Geuvânio e Vinicius Junior.

O crescimento de Diego Alves

O técnico Rueda pode respirar um pouco mais aliviado. Contratado com festa da torcida do Fla, O goleiro com fama de pegador de pênaltis – que não curte muito ser chamado assim – está crescendo no gol do Flamengo. Se ainda não conseguiu pular no canto certo nas duas batidas contra (gols de Neilton, do Vitória, e Fabio Santos, do Galo) -, Diego teve grande atuação no Independência. Fez importantes defesas depois que o Atlético fez 2 a 0.

Fonte: globoesporte.com

Veja mais:

Juca Kfouri: “Micale se anima e Rueda se preocupa”

Atlético/PR vence e Flamengo cai mais uma posição

Jayme fala sobre o futuro do Flamengo: “A briga vai ser para disputar o G-6”

Réver reconhece fase ruim do Flamengo

Assuntos:berríoCuéllarDiegoDiego Alvesmarcio araujoraphael zarkoRever
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Publicado por:Matheus Brum
Seguir
Mineiro de Juiz de Fora; jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora; repórter da TV Vitória/Record ES; ator e escritor do livro "Entre Contos e Crônicas: Tupi 'Fantasma do Mineirão' e Sport 'Campeão do Centenário'"
17 Comentários
  • Max disse:
    14/08/2017 às 07:18

    Ótima análise!
    Rueda vai ter muito trabalho. Espero que consiga tirar o time dessa má fase.

    Responder
  • Francis Souza disse:
    14/08/2017 às 08:07

    Essa sensação de ano jogado fora fica cada vez mais forte, sendo que já na quarta tem um jogo contra um time muito perigoso e que chega como favorito pra vencer
    Eu sempre tenho a esperança lá em cima, mas não vejo muita nesse jogo, um Flamengo que não pode contar com os reforços e que se arrasta em campo contra um time que tá entregando tudo e um pouco mais

    Um ano perdido em relação a revelação de atletas: Ronaldo que sumiu, Léo Duarte que teve chance só quando não restava mais opções, Vinicius sendo colocado em muita fogueira e na calmaria sendo sub aproveitado

    Ano perdido em relação a evolução tática: Esse maldito esquema que se tornou mantra no Flamengo

    Eu vejo muita evolução com a chegada do Rueda, mas o normal seria o evolução aparecer pra próxima temporada…. Talvez com o time se acertando minimamente o título da Sul Americana

    Responder
    • Fabio do Reino disse:
      14/08/2017 às 08:49

      concordo com você!!
      o Futebol virou uma maquina de ganhar dinheiro!
      Os empresários manda, e desmanda dentro dos clubes!
      O flamengo precisa voltar a ser imponente e temido, como era antigamente!

      Responder
    • Lula disse:
      14/08/2017 às 10:00

      favorito??? quantas partidas os chorões ganharam do Fla do ano passado para cá? Quem é o campeão do carioquinha de 4 equipes? O Chorafogo estava em Marte era? será que eles não ganharam o campeonato por ser insignificante? O Fla ganhou simplesmente porque É O MELHOR TIME DO RJ DISPARADO!!!

      O Fla sempre vai ser FAVORITO contra qualquer equipe do RJ… vai passar com a dificuldade natural que todo clássico pressupõe, mas PASSA SIM.

      Responder
  • Álvaro Barros disse:
    14/08/2017 às 08:37

    Eu sei que n tem nada a ver com o post e tal,mas eu sonhei com o nosso Massaraújo e no sonho ele tava meio abalado por n tar recebendo chances no flamengo

    Responder
  • - Ryan - disse:
    14/08/2017 às 08:43

    O BR acabou pro titulo, mas não da pra jogar os jogos com essa falta de vontade q os caras estão jogando não, ainda não temos vaga na liberta do ano q vem, e sem titulo, a torcida quer ver pelo menos empenho em terminar em posição digna. Já é uma vergonha não ser campeão, ficar fora do G3 é pior ainda.
    Na Copa BR vemos a chance mais imediata de algum titulo, mas se for com todo esse espirito “walking dead” pros jogos pode esquecer também.
    Não sei se dará tempo do Rueda dá uma chacoalhada nesses caras.

    Responder
  • Fabio do Reino disse:
    14/08/2017 às 08:45

    Bom dia nação!!
    sou torcedor a moda antiga!
    fui assistir flamengo e vitoria na ilha do urubu, todos sabem do fiasco que foi, como todo torcedor, que sou fiquei muito chateado e comecei a vaiar o time, um ídolo do Diego não gostou, e começou a falar palavras de baixo calão, eu responde que não idolatro jogador.
    Mas amo o flamengo com uma instituição, claro que alguns jogadores fizeram historia com o manto sagrado, Zico, Junior, Leandro, Ronaldo Angelim.
    Honram a camisa do flamengo!
    O problema pra mim, não e a derrota, faz parte do futebol!
    É a falta de vontade, ninguém briga para vencer, erros infantis!
    O time não mostra poder de reação, e o pior, não tem raça!
    A velha frase que sempre, se falou dentro do flamengo, quando não dá na técnica vai na força na vontade.
    Essa rapaziada de hoje, ou os jogadores mais modernos, não sabem o que é isso.

    Responder
    • Márcio "maestro" Araújo disse:
      14/08/2017 às 08:52

      Tá sem comando, ninguém bate na mesa e quando o Caetano tentou o Bandeira foi em um programa ao vivo e falou que quem o Caetano criticou eram seus protegidos.

      Ninguém cobra, e se não cobra, pros jogadores tanto faz perder.

      Responder
      • Lula disse:
        14/08/2017 às 09:43

        Você deve ser um “INFILTRADO” da oposição medíocre que nunca mais voltará ao Mais Querido. Portanto, seu BABACA volte pro seu reduto e relegue-se à sua insignificância. Tem vaga na torcida do SPFC… de repente, quem sabe lá não é a sua praia, biba!

        BANDEIRA… PRA SEMPRE NO FLA. FODA-SE A OPOSIÇÃO BANDIDA E SUA CORJA!

    • André N Lessa disse:
      14/08/2017 às 10:07

      Fábio,

      Só para ajudar:

      “…fiquei muito chateado e comecei a vaiar o time, um ídolo do Diego não gostou…”

      um fã do Diego. 😀

      Seu comentário é muito pertinente. Espero que o Rueda consiga ser um ótimo gestor de grupo e tenha liberdade para enxugar um pouco o elenco e mais voz ativa na montagem do elenco.

      SRN

      Responder
  • Márcio "maestro" Araújo disse:
    14/08/2017 às 08:49

    Eu estou falando que Marcio Araújo será titular com o Rueda também, tem gente com esperança que não seja.
    Ronaldo nunca terá chances no time, já que é do mesmo empresário do Marcio Araújo.

    Marcio continuará titular, com sua carga negativa entregando nossos jogos, No Palmeiras ele ao menos saiu um pouco depois de 200 jogos, e no Flamengo, será que vai sair também, ou vai ficar pra se aposentar com a idade do Juan?

    Clara má intenção deixarem Gabriel e Marcio Araújo contra a vontade da torcida. Esses jogadores só vão deixar os torcedores em paz quando não fizerem parte do clube.

    Bandeira é exaltado por ser melhor que a Patrícia. Torcedor do Flamengo é conformado mesmo.

    Responder
    • Lula disse:
      14/08/2017 às 09:40

      É o melhor marcador que temos. Um dos que erram menos passes no elenco. Um dos mais velozes e um dos que ainda honram essa camisa e obedece cada determinação do treinador… então aos que ainda falam contra ele, 3 letrinhas: VSF.

      #soumaisocaramujo

      Responder
      • Vágner Rondon disse:
        14/08/2017 às 09:45

        O dia que o Massaraujo for melhor que o Cuellar o inferno congelará, e para você 4 letras, VTNC.

    • Vinícius Quintanilha disse:
      14/08/2017 às 11:33

      Acho isso meio ilógico, estranho. O estilo de jogo dos times do Rueda são criações de jogadas pelo centro do campo, com os pontas flutuando. Pra isso, são necessários jogadores de meio com versatilidade pra marcação e criação, coisa que o nosso Baidu não tem.

      Se com o tempo MA não sair da titularidade e tiver contrato renovado, darei um tempo de Flamengo.

      Responder
    • Lucas CRF disse:
      14/08/2017 às 12:02

      Otário, Só fala merda.

      Responder
    • Lucas CRF disse:
      14/08/2017 às 12:02

      Duvido que com Rueda o ma será titular.

      Responder
  • VFSC disse:
    14/08/2017 às 12:22

    Na minha modesta opinião Trauco jogaria muito mais se fosse um meia-esquerda. O cara é bom de bola e chuta bem de fora da área. Acredito que o Renê seja melhor na marcação.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Como fica a negociação do Flamengo como Almada já que o clube decidiu investir na contratação de Luiz Henrique?

Flamengo entra em reta final de preparação para jogo contra o Vitória, pelo Brasileirão

@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Como está a construção do miniestádio do Flamengo no Ninho do Urubu? Veja fotos

20 7
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Real Madrid aumenta oferta por renovação de Vini Jr e afasta interesse do Arsenal

4 4

Flamengo define plano diferente de busca por Almada para fechar contratação de Luiz Henrique

28 4
Brasileirão

A definição da Justiça sobre a posse da Taça das Bolinhas; Flamengo e São Paulo estão na disputa

9 8

Flamengo acerta contratação de jogador que quebrou recorde no Cuiabá

30 8
Libertadores

Cruzeiro deve ter novo desfalque para jogo contra o Flamengo, pela Libertadores

9 4

Paquetá se emociona com situação em treino do Flamengo: “Bate uma nostalgia”

34 8
Comentários Recentes
  1. John Smith em Ídolo do Flamengo, Diego Ribas dá boas-vindas a Thiago Almada

    Ok. Também falo por mim. Diego sim, é um grande ídolo meu e da nação. Veio em um momento conturbado,…

  2. John Smith em Bap freia empolgação sobre estádio próprio do Flamengo: “Talvez meus filhos vejam”

    Volta Bandeira!!!

  3. Leandro Martins em Time europeu dá ‘chapéu’ no Athletic-MG e fecha contratação de Rayan Lucas, do Flamengo

    Continua toda a espécie de narrativa e justificativas furadas da Diretoria de Futebol do Flamengo sobre os reforços. Tudo isso…

  4. Douglas Dutra em A atitude do Flamengo após Matías Viña ser ‘encostado’ pelo River Plate

    Da um voto de confiança pro Vinã é um bom jogador só precisa recuperar a confiança.SRN

  5. Joãozinho Trepidação em A atitude do Flamengo após Matías Viña ser ‘encostado’ pelo River Plate

    Nas duas últimas vezes em que Vinã jogou pelo Mengão, jogou bem. Em 2025, depois de se recuperar da contusão,…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Bate-papo
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo