No último final de semana, a notícia que mais chamou atenção do noticiário rubro-negro foi a possível opção do Flamengo de emprestar o volante Ronaldo, para que o jovem consiga rodagem e experiência em outros clubes.
Esta situação reacendeu o debate: até que ponto o Mais Querido utiliza dos jogadores da base? Entre um e outro argumento, alguns argumentaram que a saída poderia ser por influenciada por empresários, uma vez que alguns jogadores da base não têm todos os direitos econômicos vinculados ao rubro-negro.
De acordo com dados da ESPN, esta versão pode ser considerada correta. Ronaldo, por exemplo, tem 60% do passe ligado ao time da Gávea. Outros jogadores que integram o time profissional também possuem a mesma característica: Matheus Sávio (50%), Felipe Vizeu (60%), Lucas Paquetá (70%), Thiago (90%) e Cafu (90%).
Dos 25 atletas que disputaram a Copa do Brasil Sub-20 deste ano, 15 são “fatiados”, cinco são de totalidade do clube, e cinco não constam no balanço demonstrativo da instituição, base para a pesquisa realizada pela ESPN. Casos de Lincoln (80%), João Pedro (70%), Kleber (70%), Lucas (65%), Rafael (60%), Théo (50%), Batista (50%) e Dener (20%).
Veja mais:
Vinicius Júnior, vendido ao Real Madrid-ESP, por 45 milhões de euros (R$167,8 mi), é uma exceção entre as crias da Gávea. Mas, sobre a venda do camisa 20, ainda há uma polêmica. De acordo com o Lance!, a empresa “Time Forte Eventos Esportivos”, que gere as escolinhas do clube, reivindica 10% dos direitos, com base em um contrato assinado em 2011. O entendimento da empresa é que aquele acerto lhe dá direito a parte do valor da venda de qualquer jogador com passagem pelas escolinhas até que complete 23 anos.
Com gol de Marinho, Fortaleza deixou o Fluminense ‘na porta’ do Z-4 do Brasileirão O…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Ver comentários
O mais importante é o Lincoln!! Esse tem futuro
mlk joga mt
Nada que preocupe, a maioria dos jogadores no futebol brasileiro é desse jeito. O que importa é o clube ter retorno técnico com o jovem e futuramente, algum retorno financeiro. SRN!
Tá me respondam uma dúvida, não entrou uma lei para acabar com essa palhaçada? De empresários não serem mais donos de passe
É que eles smp arranjam uma forma de burlar a lei...provavelmente inventam alguma "escolinha de time" e associa os direitos federativos do mlk a elas, que na vdd os próprios empresários são os donos
Não sei não hein! Nos balancetes do Flamengo sempre colocam os percentuais dos atletas, e se não me engano o único que o Flamengo não tem pelo menos 90% é o Ronaldo...
Acabei de consultar meus alfarrábios aqui... E a reportagem está certa! Dessa forma não é desculpa o Ronaldo não ser aproveitado. Achei q era pelo percentual dos direitos econômicos...mas não! É macumba do Márcio Araújo mesmo!
Caro Eddie, muitas contradições nos seus comentários. Um vai e vem de informações, e ainda fechou com uma interpretação errada da situação. Os Fla detém apenas 60% do passe do ronaldo, seria sim um desculpa para o ronaldo não ser aproveitado. Mas na minha opinião não é essa a questão, o garoto está verde ainda. Emprestá-lo seria uma boa.
Obrigado pela intervenção Jonny. Realmente hj não estou nos melhores dias! Prometo melhor e se Deus quiser conquistar os 3 pontos. Mas o real é isso ai que vc disse. Moleque é verde ainda, e nossa torcida um poço de ansiedade e bipolaridade. Kkkkk SRN
Kkkkk cara. Todo mundo tá uma pilha. Quarta que não chega!!!!
É quinta! Kkkkk
Kkkkk tá vendo!!!! Kkkk
Se não for 100% não deve colocar pra jogar mesmo, ainda mais tento outros jogadores da posição que são 100% do clube
Pois é, tem uns jogadores que são mtos gananciosos...e esquecem que o clube formador precisa honrar seus compromissos e investir mais na base, vai chegar um dia que o Flamengo não precisará fatiar o passe de nenhum jogador da base
Bom, acho que com essa matéria cai por terra a teoria de que o Ronaldo não joga por não querer negociar os seus direitos econômicos. Essa baixa porcentagem dos passes a meu ver seria um problema se o Flamengo formasse os jogadores com o foco de atuarem no clube, mas aparentemente a intenção do Flamengo é usa-los mais para fluxo de caixa. Não compartilho muito dessa ideia, mas entendo que essa é uma maneira de utiliza-la, porém, também entendo um jovem não querer negociar 100 por cento dos seus direitos sabendo que provavelmente, mesmo sendo um destaque nas categorias e seleções de base, corre o grande risco de não ter espaço por causa de um jogador medíocre no elenco e acabar sendo chutado para um Tupi ou um Mumbai City.
O que me estranha é que as informações do clube estão cada dia mais cifradas e mais dificeis de serem esclarecidas para a torcida e sócios. A minha impressão é que o clube está perdendo aquele que foi o fator principal na atração da Nação para ajudar financeiramente o Mengão, que era a transparência. Espero estar enganado, mas são muitas noticias com informações cortadas ou incompletas, desde o ST das organizadas, aos componentes do Departamento de Futebol e aos direitos de jogadores.....ando bastante preocupado com isso....e vemos claramente um maior indice de noticias relacionadas a processos contra o Mais Querido...a Nação precisa colocar as barbas de molho e fiscalizar melhor o Mengão...