Gilmar Ferreira: “Don Juan”

Compartilhe com os amigos

A diretoria do Flamengo ainda não bateu o martelo, mas deverá renovar nas próximas semanas o contrato de Juan, que termina no dia 31 de dezembro deste ano.

O zagueiro que completará 39 anos no dia 1 de fevereiro de 2018 participou dos 90 minutos dos últimos sete jogos do time e impressiona o técnico Reinaldo Rueda pela sobriedade e eficiência.

É VERDADE que a série registra seis jogos com o mando de campo, sendo um deles disputado em Cariacica, no Espírito Santo, o que reduz o tempo de recuperação entre as partidas por não ter grandes deslocamentos.

Isso favorece Juan, que tem 1.888 minutos jogados em 2017, participando de 24 das 62 partidas oficiais do clube (38,7%).

Ele foi titular em 21 delas.

A QUESTÃO é por quanto tempo mais ele terá de carreira.

Em 2016, Juan fez 32 dos 66 jogos oficiais do Flamengo (48,4%) _ média registrada também com a camisa do Internacional-RS, em 2014, quando jogou 31 das 64 partidas do time _ tendo então 35 anos.

Em 2015, os colorados fizeram 74 jogos no ano e essa média caiu para 33,8%, com 25 participações.

OU SEJA: a cada ano envelhecido maiores devem ser os cuidados, algo óbvio num país que tem um calendário absurdo a ser cumprido pelos clubes.

O próprio Flamengo, por exemplo, se chegar à final da Copa Sul-Americana, terá cumprido nada menos do que 83 jogos em nove meses, com média de nove partidas a cada 30 dias _ um jogo de três em três dias.

TALVEZ tenha sido importante mesmo ter racionado a utilização do zagueiro no primeiro semestre do ano. Juan só fez até agora nove dos 24 jogos já disputados pelo Flamengo no Brasileiro, cinco dos sete da Copa do Brasil e um dos quatro da Sul-Americana.

Nessa reta final, jogou os três últimos de cada uma delas, ajudando com sua experiência e categoria…

SE O FLAMENGO garantir vaga na Libertadores de 2018, o mais provável é que o zagueiro que está prestes a igualar o número de gols de Júnior Baiano (33 a 31 gols) prorrogue seu contrato por mais um ano.


Veja mais:


A Conmebol ainda não anunciou oficialmente, mas o torneio no ano que vem terá final única, devendo acontecer no Rio de Janeiro (Maracanã!).

A CBF já foi informada da forte possibilidade deste jogo ocorrer no sábado que antecederá a penúltima rodada do Brasileiro, devendo, portanto, programar a rodada 37 na quarta-feira que antecede a última rodada.

Fonte: Blog Futebol, coisa & tal | Extra

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Não jogou mais por Zé Ricardiola preferir o Vaz a ele, e não por estar sendo poupado. Poderia facilmente jogar uma partida por semana desde o início do ano, e está provando isso. SRN

  • Cara nossa como é qe pode aki no Brasil tem até preconceito de idade olha o Juan aí comendo á bola no Fla com 38 anos só ze Ricardã não via isso ele prefiria o varzia.

  • Uma vez, escrevi um artigo (aqui no Coluna) classificando os jogadores quanto ao perfil (alto nível, bons e medianos) e classifiquei Guerrero, Diego e Juan como os únicos de alto nível. Me criticaram pela escolha do Juan (em vista da idade) e agora pergunto: eu estava errado? &;-D

    • Tinha gente que o dava como aposentado

  • Juan e monstro
    E
    Sempre foi
    E
    Sempre
    IDOLO DA NACAO
    Sempre falei
    So o ze do ze sempre ze ruela nao notava isso e outras e outras coisas mais.

    • 2×0 cruzeiro

      • Acredito que ganharemos por 1×3. Guerrero fará toda a diferença positiva.

Comentários não são permitidos.