A Conmebol divulgará até a próxima segunda-feira seu calendário anual de competições para 2018, incluindo a Libertadores e a Copa Sul-Americana. Mas a entidade ainda deixará em aberto se a final da principal competição de continentes do clube será em jogo único ou em duas partidas. Essa decisão só será tomada em reuniões nos próximos meses.
O calendário da Conmebol vai reservar duas datas para a decisão da Libertadores-2018. Assim, haverá a possibilidade de fazer a final em dois jogos ou em apenas um.
O presidente da confederação, Alejandro Dominguez, já declarou ser favorável à decisão em jogo único, e faz lobby pela ideia. Mas a decisão não será tomada antes de se ouvir outros dirigentes e os clubes.
Há uma subcomissão de times formada para dar sugestões de formato ao torneio. O grupo conta com os dirigentes dos 16 clubes classificados ao mata-mata das oitavas de final da Libertadores que já estiveram reunidos em Assunção, sede da Conmebol. Um novo encontro será marcado para que eles opinem sobre o assunto. Em seguida, o Conselho da Conmebol tomará uma decisão.
Já existem cidades candidatas a sediar a primeira final única da Libertadores, entre elas Rio de Janeiro e Lima. A ideia da Conmebol é fazer um grande evento que aumente os ganhos econômicos da competição. Mas há questões logísticas já que, na América do Sul, há maior dificuldade para viajar.
Veja mais:
- Wrobel sobre estádio: “Passo mais importante da história do clube nos últimos anos”
- Fla se reúne para definir goleiro da final da Copa do Brasil
- VP de Patrimônio confirma reunião com a CET-RIO e possível ligação do terreno com linha expressa
- Já é hora de se pensar na barca?
Assim que o calendário da Conmebol for divulgado, a CBF vai anunciar a organização da sua temporada 2018 na próxima semana. O documento já está praticamente pronto, dependendo das definições da confederação sul-americana. Por conta da Copa-2018, os Estaduais começarão mais cedo e o Brasileiro só será interrompido pelo Mundial.
Fonte: Blog do Rodrigo Mattos | Uol