Imagine o capitão do Japão trocando o Milan pelo Palmeiras. Ou um centroavante da seleção francesa deixando a Europa para jogar no Corinthians. Talvez até um jogador formado nas categorias de base do Real Madrid desembarcando no Rio para vestir a camisa do Flamengo.
Negociações como essas parecem distantes da realidade brasileira? Pode até ser. No entanto, são corriqueiras em outro país do futebol latino-americano.
A temporada 2017 do Campeonato Mexicano conta com a participação de 193 jogadores estrangeiros. Desses, pelo menos oito fogem do padrão de atletas argentinos, uruguaios, colombianos ou de qualquer outro país das Américas com o qual estamos acostumados.
A primeira divisão do México tem um atleta de Gana (Clifford Aboagye, do Atlas), outro de Cabo Verde (Djaniny) e mais seis estrangeiros de nacionalidades não-americanas que já passaram pela elite do futebol da Europa.
Só o Tigres conta com dois deles: o centroavante André-Pierre Gignac, que disputou a Copa do Mundo-2010 e a Eurocopa-2016 pela seleção francesa, e o zagueiro Thimotée Kolodziejczak, também francês e ex-jogador de Sevilla, Lyon e Borussia Mönchengladbach.
Já o Pachuca, atual vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf, tem em seu elenco o astro jáponês Keisuke Honda, que até a última temporada europeia vestia a camisa 10 do tradicional Milan.
Os espanhóis Edgar Méndez e Abraham González, com passagens pelas bases de Real Madrid e Barcelona, respectivamente, defendem o Cruz Azul e o Pumas.
Por fim, o Atlas tem a opção de escalar em suas partidas um jogador inglês, o meia Ravel Morrison, revelado pelo Manchester United, com passagem pelo West Ham e que está emprestado pela Lazio.
Mas, afinal, por que o futebol mexicano consegue atrair esse tipo de jogador, e o brasileiro, não? Será que é tão impossível assim vislumbrar um Honda ou um Gignac atuando por aqui?
A primeira parte da resposta para essas perguntas passa por uma constatação: os clubes mexicanos têm hoje mais dinheiro para gastar do que os times do futebol pentacampeão mundial.
Ao contrário do Brasil, onde as equipes de futebol são associações esportivas sem fins lucrativos, os clubes do México adoram um modelo de administração semelhante ao das principais ligas europeias. Ou seja, possuem donos. E donos muito poderosos, como o Grupo Televisa (sim, aquele mesmo das novelas mexicanas), proprietário do América, e Carlos Slim, o sexto homem mais rico do planeta, que até a semana passada era acionista do Pachuca.
Isso proporciona às equipes mexicanas um poderio de investimento sem comparação com o restante do continente. De acordo com o jornal “Guardian”, os clubes do México gastaram ao longo dos últimos cinco anos US$ 425 milhões em contratações (R$ 1,3 bilhão), 26% a mais que os times brasileiros.
É aí que entra a segunda diferença de comportamento entre os times dos dois países.
Enquanto os brasileiros costumam concentrar esse investimento em reforços locais (ou no máximo atletas de vizinhos, como Argentina, Paraguai e Uruguai), o México, que não possui uma diversidade tão grande assim de bons nomes dentro do seu próprio país, diversifica mais a nacionalidade das suas contratações.
É por isso que 39% de todos os atletas inscritos no Campeonato Mexicano são estrangeiros. No Brasileiro, os atletas gringos não chegam a 10% do total. E, com raríssimas exceções, como o turco Kazim (Corinthians) e o alemão Alexander Baumjohan (Coritiba), eles são sul-americanos.
Por fim, há mais um fator que ajuda o México a atrair jogadores que o Brasil não consegue recrutar para o seu campeonato: a geografia.
Vale lembrar que os mexicanos fazem fronteira com os Estados Unidos, um país com o qual os europeus estão muito mais acostumados do que Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia, alguns dos vizinhos brasileiros.
Fonte: Blog do Rafael Reis/Uol
Eles não jogam aqui pq são horríveis, simples assim…
a questão é simples: dinheiro
E nem assim os times mexicanos conseguem ganhar a Libertadores!!!
Eu ia falar isso
A Libertadores para os Mexicanos é igual a Sulamericana era (e ainda é) para nós.
Diferença que a Sulamericana nos garante vaga na edição da libertadores do ano que vem, nos garante mais duas três possibilidades de títulos internacionais , a Copa Suruga , a taça euro-americana e a Recopa sulamericana
Tá se valorizando agora, mas anos atrás os clubes brasileiros só sr integravam quando estava tudo perdido pra eles em relação à títulos, e ainda teriam que está livres da briga pra não cair, se não era só time reserva, e quando ia com os titulares os próprios jogadores não se interessavam, lembra daquela surra que o Flamengo levou da La U?
Começaram a dar valor depois do título do Inter
Agr veja quantas vezes ganharam a concacaf, torneio realmente importante pra eles. Eles ligam tanto pra libertadores que nem fizeram questão de disputar essa atual e nem as próximas, oque dar vaga pra mundial é o torneio deles, libertadores é como se fosse torneio amistoso.
Fica mais perto dos EUA pra passar férias
Esse ano estamos presenciando a questão de que dinheiro não é tudo e quanto mais tem mais pressão vem.
pressão têm em qualquer condição financeira rsrs,
VDD… FLAMENGO PALMEIRAS E CAM ESTAO AI DE PROVA
Concordo, se fosse um time de 2008 nessa msm situação, o Fla não estaria nessa crise toda, 5° no Br, final da CB e oitavas da Sula.
pq os caras são mente aberta… aqui no brasil agora que estão começando a deixar os sulamericanos entrar
Mas desses aí só o Gignac joga alguma bola. O resto é tiriça. Q continuemos com.a mente fechada. Prefiro as categorias de base.
Aqui até técnico chora e faz reunião com a CBF quando chega extrangeiro! Kkkkkkkkkkkkk
Falando sério, o motivo é financeiro mesmo, o Fla sondou o Vargas esse ano, mas não conseguiu competir com o Tigres. E olhe que o Vargas já jogou no Gremio!
Por sinal, se não tivéssemos 1 milhão na folha para manter o CA paredão, dava pra trazer Vargas ou outro goleador de verdade…
Nossa cara, Flamengo tem Diego e Diego Alves, ambos vindos da europa.
A verdade é que não faz sentido buscar esses nomes, principalmente os que estão em fim de carreira.
O Diego quando veio pra cá era reserva na Turquia, o Gignac quando foi pro Tigres era artilheiro da Ligue 1
Sei… E quando o Romário veio, havia acabado de ser o Melhor do mundo, titular do Barcelona e campeão pelo Brasil depois de 24 anos.
Qual foi o argumento?
O Fla não contratou estrelas europeias AINDA por falta de grana. Hj talvez desse pra trazer um Diego Costa sem condições de pagar salário, como fez o Kléber Leite em 1995, mas hoje pagamos salário, então não dá ainda. Mas não tá tão longe não, sabia.
Quantas vezes vc viu o Fla tirar 22 milhões de reais do bolso pra trazer um Éverton Ribeiro da vida nesse século XXI?
SRN
” E quando o Romário veio, havia acabado de ser o Melhor do mundo, titular do Barcelona e campeão pelo Brasil depois de 24 anos.
Qual foi o argumento? ”
Nesse caso sou obrigado a dizer: RIO DE JANEIRO! praias,mulheres,noites cariocas etc etc
Você acha mesmo que a ”competência e atuação” do Kléber Leite foram mais determinantes que os 3 fatores que eu falei acima?
Kkkkkkkk
Discordo do início do seu comentário, aquilo eram outros tempos, o resto vc até tem razão.
Eae, galera.
Saudades de mim?
Ah coração, os outros podem até não ter. Mas eu tenho. Num mar de alienados (e pq não alucinados?!), vc é um sopro de senso crítico.
Infelizmente, muitos aqui opinam de acordo com o resultado do último jogo, seja ele qual for.
SRN!
Ahh, Obrigada kkk
A gente tenta sempre fazer o melhor.
Ora, ora. Vejam se não é a Sra. Edneia
Oa, ora. O que temos aqui, o Babuíno metido a Xeroque Rolmes
Lá é dólar né meu parça!?
Honda, Gignac? Rsrs, quero não .
Gignac é melhor que qualquer atacante que joga no brasil.
Os dois jogariam fácil aqui
Gignac é top
Na América*
Meu amigo você já respondeu: INVESTIMENTO. Que eles tem mais grana isso é sabido a tempos. O modelo atrasado do nosso futebol, não permite , que os clubes se tornem Empresas, tenho certeza, se isso acontecesse o Fla já seria uma. Os Mexicanos tem “donos”, como muitos Europeus tem. Ai como competir? Como trazer jogador da Europa (ganhando mais de um milhão, por ai)…por enquanto não teria como mesmo.
Você gostaria de ver o Fla como empresa?
Depende Junior. Na verdade o modelo de Gestão hoje aplicado no Fla já lembra muito uma Empresa. Organização, responsabilidade fiscal, gastos controlados… Leonardo falou disso (Clubes Empresas) em entrevista, Zico antes tinha dito algo a respeito em entrevista. Veja exemplos de times hoje como:Arsenal, PSG, Manchester City,por exemplo, que tem um aporte financeiro milionário, e estão montando timaços… eu gostaria disso no Fla amigo. Imagina: ter timaço, Estádio…claro que eu prefiro uma parceria: a entrada de um patrocinador forte como: Flay Emirates. Já pensou em…seria um marco. Estou postando de acordo com a matéria.
Sem um aporte forte financeiro como os Mexicanos citados, é muito complicado a vinda de jogadores fortes e de renome, salvo um Diego da vida ou Everton Ribeiro (oportunidades raras). Não dá para competir.
Só tem fraco tb! Mas o ls caras não vêm por uma serie de fatores: pais mal visto la fora (violento baixos indices socio-economicos), inadimplência dos clubes, futebol onde o jogador pode ser exposto a situações de agressao e tudo mais! E váo pro Mexico pq deve pagar bem, em dias e esta próximo do EUA, alem de ser mais desenvolvido em partes que o Brasil… Brigando por migalhas europeias é que nos não devemos brigar! Se os melhores eu nao dizia nada mas esses ai, dispenso…
Quanta besteira , noventa por cento desses jogadores não jogaria em nenhum clube grande do Brasil. A maioria refugo da europa.
Tbm acho, mas aqui no Brasil tem muito refugo e bichadoRômulo, Ederson, Conca, Montillo, Escudero, Ederson, Kazin, Elias, Deyverson, Nilmar etc
México pega muito refugo da Europa, só que alguns de nacionalidade europeia, diferente do Brasil, que traz geralmente refugos brasileiros.
Gignac não jogaria em alto nível na Europa, poderia vir jogar no Brasil também, São Paulo ou até Flamengo.
O Petkovic saiu praticamente do Real Madrid pra cá, pois caiu em um clube italiano de segunda, e o COMPETENTE EDMUNDO SANTOS teve uma visão que era um bom jogador em oportunidade de mercado e trouxe ele pra cá.
Pet chegou desacreditado, ao contrário das contratações atuais, feitas pelo Eduardinho de trintões da Europa pra vender camisa .
Que saudades das gestões anteriores que não tratavam o clube como repartição pública.
Massa cara! Já apareceu?! Agora pode parar de falar merrdda
Kkkk “competente Edmundo santos” o cara sofreu até impeachment, sua bunda tem inveja da sua boca de tanta merda que sai dela
Lembrando que foi graças a Grana de mais uma conquista do nosso saudoso Edmundo, A COPA MERCOSUL.
Obrigado Edmundo, Marcio Braga pelas dezenas de títulos conquistados.
E na gestão Bandeira, será que conquistaremos algum título internacional?
Aposto que não
Quando vencer a sul americana nós conversarmos
Eu vou cobrar tbm.
Pq já to saco cheio desse boca mole protetor que dá folga pra jogador
Ok otário
KKKK
Ele sabe que não vamos ganhar
Com esse futebol vencer a Sula?
Vai mais devagar amigo
O senhor é um grande comediante, manda seu currículo pro cazalbe que ele te contrata
Desses aí só Gignac joga alguma coisa. O resto é cada bonde! Vou te falar! Que reportagem cretina! O dia q um Bale, Iniesta, Rooney for jogar no México, aí vcs fazem uma matéria.
Vargas e Honda seriam bondes, cara? Podem ser titulares em qualquer equipe do Brasil.
Vargas talvez. Honda eh lenda. Se fosse o kagawa, do dortmund, ou o okazaki do leicester nao seriam bondes.
Esse Márcio maestro é um COMEDIA só fala merdaaa, pior que aquele Rafael Mengão
Quer aparecer. Tem q bloquear.
Já bloqueei, ele é Corinthiano
Deve ser o tal do White.
Na matéria sobre a grana do Hernane tem uma galera pedindo sua volta ou a do Love. Juro que fiquei surpreso com tamanho absurdo mas a gira entendi porque querem esses dois medianos de volta. Acham Gignac craque, top,… só podem estar de brincadeira.
Giganac é nota 6.
Hernanes como goleador é superior ao clodovil peruano do Guerrero, o artilheiro dos gols perdidos.
Guerrero ganha 1 milhão pra perder gols.
Gignac é ótimo centro avante, ganha o mesmo salário do guerrero, mas tem q ver que o futebol mexicano é baba, guerrero deitaria e rolava por lá, gostaria de ver o Gignac jogando aqui.
Daqui a pouco tem Bandeirete aqui falando que o gordo Vizeu é melhor que o Gignac.
Calma amigos.
Já tá rolando nos bastidores que Robinho chutado do atlético está vindo pro Flamengo.
Padrão Rodrigo Caetano
Será? Duvido, capaz de ir parar nas sardinhas
Ser Famoso é uma coisa ter nivel para jogar no futebol brasileiro é outra, esses ai não pega vaga em nenhum clube grande do brasil ,vao para o futebol do Mexico que paga o mesmo tanto e é bem mais fraco que o brasileiro..
Será? Não acompanho o futebol mexicano, mas quando eles participavam da libertadores costumavam jogar bem
Desses só conheço o Honda e o Gignac
Parei de dar crédito a matéria quando citou o Kazim..
Se esqueceram que o Atlético mineiro trouxe o anelka e o Drogba tá arrebentando no Corinthians.
Brincadeiras a parte, Botafogo trouxe Seedorf e Flamengo trouxe o Ronaldinho gaúcho, jogadores de nível internacional que não deram certo em seus respectivos clubes.
Com dinheiro do Narcotráfico fica mole,
mas falando na realidade, o orçamento do tigres e o gasto com elenco esse ano são bem parecidos com de Flamengo e Palmeiras.. Tigres investiu 60 milhões nessa temporada, Flamengo 58 milhões, Palmeiras já chegou investir 100 milhões em reforços numa só temporada, e o salário do Gignac é exatamente o mesmo do Guerrero, inclusive o flamengo tem mais jogadores ganhando acima dos 500mil que o Tigres., então o problema não é só dinheiro, um pouco é a cultura, o brasil tem mania de fechar os olhos para os estrangeiros de times médios na europa e repatriar brazucas esquecidos por lá, ou contratar jogadores sulamericanos que foram bem em edições da libertadores. outro fator é que o Brasil não é muito atrativo aos olhos Europeus, Mesmo méxico sendo um país mais pobre que o brasil tem indicadores sociais melhores e é mais seguro, proximidade com os EUA tb pode ser um atrativo a mais.
Tem mais coisas além da cultura. O texto foi muito bem escrito, mas eu acho q ele só faltou falar sobre o calendário absurdo daqui que p/ mim já era p/ ter mudado a muito tempo. Tem que modernizar o futebol e melhorar o calendário faz parte disso.
A galera fica fazendo alusões sem conhecer o México. O pais já paga melhor que o Brasil e que mercados menores da Europa desde 2000 mais ou menos. Eu estive no Mexico algumas vezes, e sempre me perguntei porque tantos craques nos campeonatos de lá, e a resposta foi simples, grana, estrutura e campeonatos competitivos com estádios lotados. O Futebol é um negócio no México muito antes de ser um negócio na America do Sul. Não adianta ficar preso a visões ludicas de times amadores do passado, é estrutura, grana, estádios lotados, visibilidade e projeção….só isso vai atrair craques para o Brasil. Nesse cenário não há espaço para jogar contra Volta Redonda, Bonsucesso e que tais…e nem para os estadiso vazios do brasileirão…
Na minha opinião, acho que os empresários de jogadores europeus não vem o Brasil como um mercado “fácil” para se destacar e conseguir um possível grande contrato na Europa, visto que o talento dos jogadores brasileiros é muito maior que em qualquer lugar mundo! O que falta ao futebol brasileiro não é de estrangeiros e sim profissionalismo e responsabilidade. Nosso futebol é o melhor do mundo e nossos dirigentes os piores do mundo (salvo exceções como os nossos). SRN