João Luís Jr.: “Afinal, qual é o problema do Flamengo?”

Compartilhe com os amigos

Não que as expectativas fossem altas. Na primeira partida após a derrota na final da Copa do Brasil, com vários desfalques, em plena noite de segunda-feira, o duelo contra a Ponte Preta era daqueles jogos que assistir era menos uma declaração de amor ao clube e mais um sintoma de que não gostamos muito de nós mesmos.

Mas ainda que esperássemos pouco, o Flamengo mais uma vez nos surpreendeu ao conseguir oferecer ainda menos. Uma derrota frustante, contra um time que não apenas estava na zona de rebaixamento, como faz uma campanha tão ruim que uma semana atrás estava sendo agredido pelos próprios torcedores. Mais uma partida em que o time teve chances claras, que não conseguiu aproveitar, mas viu o adversário muito menos qualificado ser bem mais eficiente. Uma noite tão ruim que o único ponto alto, a defesa de pênalti realizada por Diego Alves, serviu apenas para nos lembrar que, sim, temos um goleiro que pega pênaltis, mas, não, ele não estava em campo quarta-feira.

E enquanto vemos um ano que prometia o Flamengo brigando em todos os campeonatos se transformar num temporada que pode terminar sem títulos de expressão e até mesmo sem vaga na Libertadores, fica a pergunta, que muitos de nós talvez já tenhamos gritado no estádio, feito no bar, berrado na frente da televisão, durante o ano de 2017: qual é o problema do Flamengo?

O problema foi a diretoria, que montou um elenco com várias fragilidades, bancou jogadores medíocres, adotou um discurso que, ainda que tenha a intenção de preservar atletas e comissão técnica, acaba soando como normalização da derrota?

O problema são os jogadores, que formam um grupo em que os protagonistas não decidem, os limitados não reconhecem suas limitações, e alguns atletas que nem deveriam estar ali seguem no Flamengo como se tivessem entrado no clube através de concurso público?

Será que é o técnico? Será que é falta de vontade? Será que é o esquema tático? Será que Gabriel realizou um pacto sombrio que permite que ele eternamente pareça ter 22 anos mas em troca o Flamengo não consiga mais obter resultados significativos? Será que Marcelo Cirino foi embora, mas enterrou alguma parte de seu corpo debaixo do CT do Ninho do Urubu?

Porque seguimos perdendo partidas que poderíamos vencer, tendo desempenhos abaixo do que parece ser nossa capacidade, ficando em situações muito aquém do investimento e das condições que o clube vem oferecendo. E ainda que não dê pra exigir que um time vença sempre e ganhe todos os títulos, é muito razoável esperar do Flamengo, hoje, bem mais do que ele vem sendo capaz de apresentar.


Veja mais:


Então cabe ao clube finalmente entender quais são esses problemas e o quanto antes buscar soluções. Não apenas para salvar o que ainda resta de 2017, como também para garantir que em 2018 teremos uma história bem mais divertida, animadora e com menos derrotas irritantes para contar.

Fonte: Blog Isso Aqui é Flamengo | ESPNFC

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Primeiro falta de cerveja!
    Segundo falta de porrada da torcida
    Terceiro falta de vontade de vencer
    Quarto falta de futebol
    Quinto falta de cobrança

  • Essa diretoria é culpada em muitos aspectos. Nos detalhes, ao não contratar imediatamente um goleiro quando o PV saiu, esperando “oportunidades de mercado” (que veio tarde demais quando já não se podia inscrever jogadores na CB).

    Por manter uma política elitista que afasta o torcedor rubro-negro e cria uma casta de privilegiados ricos que tem dinheiro pra ver o jogo mas não tem alma de torcedor de arquibancada.

    Por manter um diretor técnico 3 anos sem nenhum resultado a não ser contratar jogadores que precisam eles mesmos negociarem a rescisão com seus clubes, senão não vem.

    E por manter uma pasta importantísima como a de vice de futebol nas mãos de um vaidoso incompetente e teimoso que não cobra do elenco e não dá satisfações.

    Só isso.

  • A culpa é da torcida. Sempre foi chamada de décimo segundo jogador, apoiava e empurrava o time em todos os momentos. Este ano a soberba subiu a cabeça, decidindo que tínhamos o melhor time e era obrigaçao de ganhar todos os títulos. No futebol altos investimentos não são certeza de vitória, apenas ajudam a ser competitivo. Na minha opinião a pressão exagerada que a torcida vem fazendo desde a queda da libertadores veio desestabilizando o time cada vez mais e mais. Ainda colocam um técnico estrangeiro que estava provado históricamente que chance de ser mais um fracasso é grande, a tendência é piorar.

    • “Na minha opinião a pressão exagerada que a torcida vem fazendo desde a queda da libertadores veio desestabilizando o time cada vez mais e mais.” — Falou tudo! Enquanto essa soberba continuar, estaremos na m****. Ano passado, mesmo com excelente aproveitamento, a torcida já criticava o time por ser um dos principais do campeonato a ter o ataque menos efetivo! Fico aqui pensando se o time jogasse igual ao Corínthians no 1o. turno, o que eles iriam dizer do “futebol de resultado”… &;-D

      • A torcida do flamengo não faz análise nenhuma, são analistas de PLACAR, não sei pra que assistem os jogos. Vitória com Zé Ricardo – técnico não fez nada, foi pela individualidade dos jogadores. Derrota com Zé Ricardo – culpa somente do técnico burro. Vitória com Rueda – Mestre Rueda arrumou a casa. Derrota com Rueda – culpa dos jogadores sem Raça! Culpa do presidente!
        Vc consegue entender esta torcida? Não tem lógica nenhuma no pensamento deles… a gente perde tempo discutindo aqui.

        • Sabe o que é isso? Aceitar a pressão psicológica dos antis.
          Quando um torcedor rival morrendo de inveja, dizendo que o “protegido da mídia” (Quem não gosta de estar em evidência?), só monta time caro (Qual é o torcedor que não gosta de craques no seu time?), por causa da injusta divisão de cotas da TV (ah, é sério que alguém ficaria chateado pelo fato do seu time ser o que recebe mais entre todos os outros de patrocínio, se tem mecenas em vários clubes?) e mesmo assim ficamos só no “cheirinho” – ou seja: Disputando todos os títulos até o fim, mas não erguendo o troféu.

          Mas como se ganha troféu se não disputa até o fim, cara pálida? Ou será que dá pra ser campeão todo ano como foi em 2009, saindo de 11º lugar, e sendo campeão de virada na última partida, tendo como referências, um craque vindo da Itália após anunciar aposentadoria por problemas emocionais (Adriano) e um jogador em final de carreira que só era escalado por estar cobrando salários atrasados da Diretoria, constrangendo assim o treinador a obrigá-lo a estar em campo (Petkovic).

          O Fla entra pra ganhar tudo, mas não há a certeza de ganhar tudo. Tanto que um time horroroso que tinha como camisa 10 o CADU em 2013 foi campeão e um time estelar em 2017 ficou com o vice.

          SRN

          • O time de 2013 tinha raça e vibrava, mesmo sendo pior tecnicamente. O que criticamos é a apatia e o comodismo. O dia que parte da torcida entender isso, será meio caminho andado. Perder e ganhar faz parte do jogo. A forma como isso ocorre é que são elas. Carlos Eduardo é só mais uma péssima contratação da Era EBM! SRN

            • Claro que sim. A culpa pela apatia é toda da direção, sem dúvidas. EBM é vaidoso pra C@$%#& e se manter onde ele não faz a menor ideia de como gerir, que é a pasta do futebol, é a certeza de renovações de contratos de Vaz, Gabriel, MA e mureta.

              É por isso que eu quero muito que termine o mandato dele pra que haja uma unificação das chapas que ele fez o favor de rachar, no ano de 2014. Seja Praconwick, seja Tostes, seja Willeman, seja Landim, seja Wrobel, seja Wallin.

              Quem eu quero que saia são bandeira e fred luz. Esses 2 não estão somando no clube NO FUTEBOL. SRN

              • Isso!!

        • Exato! Por isso, só discuto futebol MESMO com apenas um punhado de comentaristas “de fato”. Já quanto ao restante, tiro sarro mesmo! &;-D

  • Falta cobrança no time, no mundo vc vê as empresas cobrarem bastantes de seus funcionários se não é olho da rua!Falta também um espírito vencedor nesse time, um psicológico melhor , que não se abale fácil!

  • os problemas começam e acabam na diretoria. começam pela análise do desempenho dos atletas, na procura e avaliação de jogadores no mercado, na incapacidade de aproveitar a base, nas contratações desnecessárias que as vezes só visam causar impacto – conca – e no desleixo em acompanhar os resultados. pode até existir cobrança por parte dos dirigentes, só que como os resultados não mudam ou estão cobrando mal ou por motivos errados ou ambos. se esta estrutura do futebol não for totalmente mudada para o ano que vem nenhum técnico ou elenco resolvem. SRN

    • Concordo

  • Um pouco de cada coisa. Planejamento errado lá atrás: zé foi efetivado de um modo equivocado a meu ver, era para ter trazido um técnico rodado e mais qualificado, e esse mesmo técnico arrumou o time inicialmente (2016) e já vinha mal ao final do mesmo ano, entrou 2017 e continuou mal, com vitorias sobre times fracos, criando uma falsa impressão de que tudo estava bem. ILUSÃO. O resultado foi uma eliminação vexatória na liberta e o Brasileiro de quebra (já estava perdido com ele). Esse mesmo insistindo com perebas, que ainda figuram no time pedindo renovação de MA, Gabriel, que deveriam ter saído (visão pequena, que parece ainda impregnar o time).
    Os jogadores não estão no seu melhor com Rueda: Diego caiu muito, Guerrero oscila, Everton Ribeiro ainda não emplacou. Isso explica um pouco o problema. E essa “acomodação”… quando perde os caras ficam na deles, se escondem e tudo certo. Uma postura que não combina com o CRF. A diretoria não ter trazido um cara realmente do ramo, que entende de futebol, que cobre, que os jogadores respeitem e sintam a “força” do cara…Mozer????Caetano???? BM muito menos (apoiava e apoia as perebices). O time reflete essa “calmaria” da gestão do futebol, sabem que não vai dar nada perdendo ou ganhando…isso é uma afronta a nós torcedores, principalmente os que viram o Flamengo de verdade e sabem o que é ser Flamengo. Na minha visão é isso.

  • Time safado e sem vergonha….um bando de viados que não sabe o que honrar a camisa do Flamengo…
    Só temos o Diego para goleiro;
    Para Zaga: não temos um zagueiro sequer;
    Nas laterais: não temos nenhum que presta;
    Meio de campo: sai Diego..Márcio Araújo….
    Ataque: sai Geuvanio…vizeu. ..Gabriel….

    Resumindo….tem muita merda no elenco do Flamengo….

  • Vou enumerar as razões:
    1) EBM (VP de futebol frouxo, banana, paternalista, não entende nada de futebol, vaidoso, arrogante, amador; pé frio.);
    2) Rodrigo Caetano (diretor de futebol pouco expressivo, sem liderança, pé frio, muita grife e poucos resultados.)
    3) Fred Luz ( não sei o que esse cretino faz lá, não sabe quem é a bola, parece um Hobbit velho.);
    4) Jayme ( é a caixa preta do futebol, protege e avalisa jogadores como Márcio Araújo e Gabriel, desatualizado, paneleiro.);
    5) Mozer (ídolo do meu pai, mas não sei o que faz no vestiário, se é pra cobrar e motivar, infelizmente não está dando certo.);
    6) Fernando Gonzalez (psicólogo, ex funcionária da traffic, não precisa dizer nada né, o time é apático, derrotado, frouxo);
    7) Guerrero ( pouco efetivo, caro, chorão, e indisciplinado, além de estar claramente na descendente da carreira);
    8) Diego ( não sei o que fez pra ser considerado ídolo, caro, prende a bola, não decide mais, se demonstra apático e dando declarações fora da realidade);
    9) Muralha, Vaz, Márcio Araújo, Gabriel ( jogadores para clubes menores, protegidos, estão sempre nos momentos decisivos, não dá mais);
    10) preços de ingressos ( caros, proibitivo, segregação, elitistas, maldosos);
    11) torcedores clientes (fruto de todos os itens anteriores);
    12) torcedores de dirigentes ( a forma mais patético e ridícula de torcedores, são reflexos do presidente banana, ou seja, um monte de bananinhas fanáticas);
    13,) centro de inteligência ( ridículo, contratações pífias e caras, outras não tão caras, mas pífias do mesmo jeito);
    14) Victor Hugo (putaquellparel);
    15) Programa de ST (o pior e mais elitista dos programas desse tipo no Brasil, estão matando nossa torcida).

    Salvam-se apenas o Wrobbel, VP de patrimônio e o único que poderia ser o próximo presidente executivo, pq faz um trabalho excelente na sua pasta e o Tabet, VP de comunicação, muito bom trabalho também.

    Rafael Strauch têm mérito na questão da ilha do urubu, mas é um almofadinha esquentadinho, que pensa que o RJ é só zona sul e barra da Tijuca…

    Orleans do marketing tem méritos, mas esse patrocínio da Carabao ainda não me convenceu, me deixa com uma pulga atrás da orelha. É outro almofadinha que não sabe o que é a real torcida do Flamengo!

    • Onde assino? Torcedor de verdade.

    • Concordo com tudo menos com o Diego. Essa fse vai passar e ele vai voltar a ser o Diego de 2016.

      • Tomara! Precisamos dele!

  • Os jogadores não querem jogar ,pará perdeu na corrida para o Sheik idoso .

  • Falta vergonha na cara e a exclusão do Márcio Araújo, Gabriel, Pará, entre outras mulas que tem vaga cativa no time. O Bandeira se escondeu e o Rodrigo Caetano segue com os seus métodos de contatar jogadores sem identificação com o Flamengo.

  • Marcio Braga já disse, EBM é pé frio. Eu estava no Rose Bowl no jogo Brasil x Equador, pela Copa America centenário. E o Brasil jogou muito parecido com esse Flamengo, com muitos desses jogadores que hj estão em alta, mas não agrediu, nada dava certo, terminou empatado em 0x0, mas merecia ter perdido. Essa torneio tinha como chefe da delegação o EBM, e foi o pior desempenho do Brasil na historia da Copa America, nem passou da fase de grupos. Percebem a semelhança? Voltando ao presente, no sorteio do mando de campo das finais o Flamengo perdeu, quando saiu a bolinha do Cruzeiro tive um mal pressagio. No Cara e Coroa dos penaltys perdeu de novo … Ou seja, nem par ou impar EBM ganha! Um tremendo pé frio mesmo, um tipo de Mick Jagger dos tropicos. Até gosto dele pessoalmente, mas não consigo achar outra explicação…

    • Cara não acredito em ma sorte, apesar de sua análise ser bem bacana. O problema está no bandeira comandando o futebol, ele não entende de futebol pra geirir essa pasta, porem e orgulhoso demais pra admitir isso é colocar alguém que realmente entenda de futebol lá.
      Time acustumuou com a derrota, presidente não tem controle é muito menos sabe lidar cm o grupo. Fala que jogadores perebas são protegidos (imagina o incentivo que isso da pro cara que quer buscar espaço …)
      Jogador comemora eliminação e não fazem nada, está tudo bem, e normal, o jogador é importante pro elenco.
      Goleiro não está bem em inúmeros fundamentos, mas é normal pq a 1 ano atras ele estava na seleção..

      Impossível ganhar algo com esse tipo de gerência sobre o futebol

      • Eu tambem nao acredito em superstição, mas no futebol não tem explicação, ta cheio de mandinga.

  • O time inteiro jogou mal! Acho que o Diego Alves falhou!

    • Mas se redimiu no pênalti!

    • A bola desviou… Não acho falha! SRN

    • Nada disso a bola resvalou no rever cara. E defendeu o pênalti. Não falhou não amigo e teve uma defesa maravilhosa também.

    • Respeito sua opinião… mas não… e outra a bola ainda desviou…

  • Grande Rueda! Grande gênio!
    Veio e resolveu todos os nossos problemas!
    Tínhamos elenco mas não tínhamos técnico…
    Agora não falta nada!
    O time já joga o fino da bola!

    • ZÉ RICARDO, ZÉ RUEDA!!
      TANTO FAZ!
      2017 PARA NÓS JÁ ACABOU FAZ TEMPO!
      VAMOS LOTAR A BARCA COM ESSE TIMECO E PENSAR EM 2018!
      PRÁ ONTEM!!!

      • Verdade

    • Amigo o Zé era fraco e isso não tem como negar a meu ver. São contextos diferentes. Entendo a Ironia. rsrsrs. Só lembrando que Rueda chegou a pouco mais de um mês. O trabalho está muito no começo. Você acha que o Zé estava fazendo um ótimo trabalho? Tanto que saímos da libertadores de um modo vexatório, o brasileiro foi pra ralo, e quem era o técnico mesmo? Rueda tem muito capacidade, mas precisa naturalmente de tempo cara para encaixar o time. Juntando-se a isso a má fase de jogadores chaves como: Diego, Everton Ribeiro chegou e ainda esta se achando, complica também…vamos esperar mais um pouco e ai sim fazer comparações mais justas. Para mim nem tem, mas vamos aguardar OK.

      • Almir! blz?!

        chutei o pau da barraca….lkkkkkkk
        Torco muito pelo Rueda, discordo um pouco de vc quanto ao seu inicio de trabalho, esta’ no comeco mas na minha opiniao ja teria que ter mostrado alguma evolucao.

        Nao achava o Ze Ricardo o melhor dos tecnicos mas olhando agora percebemos que a culpa nao poderia recair sobre apenas ele e alguns poucos jogadores…

        Grande Abraco.

      • A boa fase do Diego mascarou a ruindade do ZR. Estou fazendo com Rueda igual jogo virtual, com vida. Dei 5 vidas; ele já queimou 1. A conversa de que ainda não conhece o elenco é balela, caso contrário, não iria insistir com Gabriel, e em outro jogo escalou os 4. Se não se classificar para a Liberta, seu futuro será o mesmo de Osório, Baúza, Gareca, Aguirre, Bento, ou seja, rua.

    • Também acho q o Rueda não mudou nada ainda no time…inclusive escalando o MA quando o Cuellar não joga…. Mas vou dar esse tempo pra ele…estrangeiro e pegou o barco andando….com muitos jogadores mal acostumados e viadinhos

      • sim, vamos dar tempo pro cara…
        mas nao sei se lembra… assim que Rueda chegou, com 1 semana de trabalho os “entendidos” ja percebiam a diferenca no time…

        • Aí eu concordo plenamente. A torcida força empolgação por pouquíssima coisa. Ainda mais que ele assumiu já no primeiro jogo contra o Botafogo e o Flamengo não jogou nada. No segundo também não jogou, mas disseram que ele fez muito mais que o ZR porque ajustou a defesa. O Botafogo não atacou e o Flamengo também não, a não ser pelo lance individual e isolado do Berrío que acabou decidindo o jogo. Sou contra qualquer empolgação precipitada em qualquer situação, mesmo tendo apoiado a vinda do Rueda. Até agora só mudou o chamado time titular, mas a defesa não melhorou muito como imaginavam e o ataque piorou, apesar de já ser péssimo com o ZR. Vamos ver após esse período sem jogos.

    • Coincidência né? O time jogou muito mal quando MA e Gabriel voltou ao time! Os apadrinhados do Zé Ricardo.

      • pois eh… e antes do Ze Ricardo jogavam tb…
        mas no caso a culpa era dele.

Comentários não são permitidos.