Gabriela Moreira: “Quem ganhou o Brasileiro de 1987? Livro conta a culpa dos cartolas pela discussão”

Patrícia Amorim, Edmundo Santos Silva, Kléber Leite ou Márcio Braga. Qual dos quatro presidentes tiveram mais responsabilidade pelo imbróglio do título brasileiro de 1987? É uma das perguntas que os jornalistas André Gallindo (SporTV) e Cássio Zirpoli (Diário de Pernambuco) tentam responder no livro “1987 – De fato, de direito e de cabeça” que será lançado a partir de novembro.

À Patrícia Amorim, Gallindo perguntou se ela se sentiu usada por Ricardo Teixeira. Explica-se: quando a dirigente estava à frente do clube, o cartola prometeu dividir o título de 87 entre Flamengo e Sport, mudando posicionamento da CBF até então, tendo em contrapartida o apoio do rubro-negro carioca na discussão dos direitos de transmissão junto à TV Globo. Patrícia fez o combinado, mas Ricardo Teixeira não.

Talvez não por acaso, o ex-presidente da CBF foi o único que não topou dar entrevista para o livro. Alegou problemas de saúde. Teixeira fez um transplante recentemente.

Livro ‘1987 – de fato, de direito e de cabeça’, dos jornalista André Gallindo (SporTV) e Cássio Zirpoli (Diário de Pernambuco)

Para escrever a obra, a dupla entrevistou 50 pessoas ao longo de dez anos, entre juízes, desembargadores, dirigentes, árbitros e jornalistas. Alguns dos achados inéditos da pesquisa está o regulamento do campeonato daquele ano, assinado por todos os clubes dos módulos verde e amarelo. Não há registros de publicação do documento até agora.

Questionado sobre o viés do livro, se pró Sport ou pró Flamengo, Galindo disse que a ideia é que seja um registro de tudo o que saiu e que se viu contado por personagens que viveram a história.

“Sem os detalhes do que aconteceu na época, você pode mais desinformar do que informar. Nosso objetivo foi contar os fatos a partir da memória das pessoas que viveram e do que saiu nos jornais daquele ano”, afirma o jornalista.

O livro é editado pela Onze Cultural.


Veja mais:


Serviço: 

Dia 06/11, 19h, Livraria Cultura do Shopping RioMar, Recife

Dia 13/11, 19h, Livraria Cultura da Avenida Paulista, São Paulo

Dia 30/11, 19h, Armazém da Criatividade, Caruaru

Ainda haverá lançamentos no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília (sem datas confirmadas)

Fonte: Blog da Gabriela Moreira | espn.com.br

Veja também

  • Cara os fatos são tão claros, que nem cabe mais discussão. CRF o único e legitimo campeão de 1987. O resto me desculpe é chover no molhado o tempo todo…o time do Sport nunca será verdadeiramente o campeão e sabem disso. O Fla jogou e ganhou a Copa União (campeonato brasileiro de 1987). A história mostra e pronto. Dane-se o resto. Vi isso tudo. São fatos registrados e mostrados. Não tem como apagar a história.

  • Opiniões à parte, o fato é que o Sport precisou entrar na justiça comum de Pernambuco. Isso por si só é motivo de desconfiança, ainda mais porque o Sport deveria ter sido suspenso de todas as competições segundo regulamento da FIFA. Se a CBF deu cobertura a eles, então me orgulho ainda mais de ser Flamengo! E se Marcio Braga não estava alinhado com a CBF, isso é um bom sinal! CBF a entidade mais corrupta do Brasil, e Sport a piada do século!

    • É mais vamos combinar uma coisa: não se pode fazer campeonato algum sem a assinatura de representantes das federações: sejam elas estaduais (FERJ), nacionais (CBF), internacionais (COMEBOL e FIFA).
      Como os clubes nunca se mobilizam de verdade,o poder de decisão no futebol é todo dessas entidades.
      Se a FIFA quiser declarar o campeão do campeonato sergipano como campeão do Mundo, ela declara.
      Se a CBF quiser declarar o campeão da serie B 1987 como campeão da série A, ela declara.
      Não há quesitos objetivos nessas entidades

      • Voce está certo. Mas é por isso que os melhores campeonatos do mundo são ligas organizadas pelos proprios clubes (Inglaterra, Espanha, Italia, França…)
        Em 1987 foi a propria CBF quem pediu aos clubes que organizassem a Copa União, eles estavam quebrados. Depois voltaram atrás, da toda pinta que rolou dinheiro por fora dos times pequenos… A CBF deveria cuidar apenas da seleção brasileira! Não a toa o Palmeiras ganhou 5 campeonatos por fax de um presidente que é conselheiro do proprio Palmeiras (Del Nero). Ou seja, o maior culpado sempre foi a CBF.

        • Vc se engana essas ligas elas precisam ter um aval da entidade representativa local da federação esportiva igual temos aqui no Brasil entidades estaduais e a CBF , se fosse assim os clubes fariam suas competições independente, sem o aval das federações de futebol não tem valor nenhum na FIFA, conclusão não tem valor nenhum o título ganho.

          • Eu nunca disse pra fazer liga à revelia da CBF. O que está errado é a CBF continuar organizando com todo historico de corrupção, titulos dados por fax, escandalos de arbitragem…

          • Foi o que eu te disse uma liga sem o aval da entidade federativa não tem valor nenhum pela FIFA, do que adianta fazer uma competição sem valor nenhum, o problema de tudo isso era que a competição em 1987 era pra ter começado antes, a CBF viu a cagada que fez e volto atrás e fez o módulo amarelo aí o Eurico Miranda presidente do clube dos 13 assinou o regulamento pra ter o quadrangular final com o vencedor dos dois módulos verde e amarelo, acontece que o Flamengo e o internacional correram de fazer a final, o Sport de Recife jogou com o guarani e foi campeão e disputou a libertadores, complicado um clube ser campeão brasileiro sem ir pra libertadores, maior cagada do Flamengo foi não fazer essa final tinha tudo pra ser campeão agora já era.

          • Voce ta parecendo torcedor do Ixporti. Desculpa, mas não concordo com sua visão. Aliás, SCCP é o gambá? Se sim me desculpe de novo, não devia nem tentar explicar ao pessoal que ganhou mundial sem libertadores. Da uma olhada nas noticias hoje, para ver a FIFA se curvando aos times e reconhecendo os mundiais verdadeiros! SRN

          • então você é o mulambinho né , em questão do mundial da FIFA em 2000 eu pra mim nem ligo pra aquilo que foi mal feito mesmo, o unico mundial que é valido e o de 2012, até concordo que a FIFA deveria unificar os titulos dos mundiais, foi o que eu te expliquei sobre 1987, a cagada foi da CBF , a copa união começou antes porque a CBF não tinha patrocinio pra fazer a competição depois a CBF conseguiu o sbt pra ter um patrocinio e fazer a competição do modulo amarelo, conclusão entendo que foi mal feito o regulamento agora ja foi, aquela epoca os campeonatos eram mal feitos, o flamengo realmente jogou com os times mais dificeis mas infelizmente por algumas diferenças pessoais com a CBF se recusou de jogar a final e deu nisso, se o sport de recife aceitasse dividir o titulo ate seria valido também mas eles não aceitam isso.

          • Para de passar vergonha fera. No site do maior do mundo passando recibo? Kkkkkk
            Não tem site legal no seu time não? Eu nem sei, porque quem é Flamengo já é feliz por completo, não toma conhecimento da arcoiriszada. Suas opiniões são arcaicas, por isso o Brasil tomou 7×1, porque se recusa a evoluir como vc. Procura saber o que está acontecendo pelo mundo, quais são as ligas de mais sucesso, aprenda com os modelos mais vitoriosos… E esquece as arbitrariedades da CBF para não morrer abraçado com ela. Kkkkk

          • ja te expliquei fera vou ter que desenhar, o brasil é isso meu chapa, a CBF pode até ser corrupta mas e a entidada maxima do futebol aqui no brasil, ja falei sobre as ligas de futebol europeu que sem o aval das entidades federativas do futebol deles não tem valor nenhum a competição, falou abçs

          • André, brincadeiras à parte, um alento para vc: a FIFA não entrou na onda de Del Nero, e não reconheceu o mundial Caninha 51.
            O Palmeiras não tem Mundial! Abs

          • falou até a proxima brother, abçs

          • palmeiras sempre briga por esse titulo mundial mas não tem como kkkkk

    • Só pra acrescentar ao seu ótimo comentário,lembro que em 1992,quando fomos campeões (eu tinha 16 anos na ocasião e lembro bem),ninguém contestou o fato do Flamengo ter ganho o 5º título brasileiro,nem mesmo os que hoje dizem que 1987 é do Sport.

      Sobre 1987,digo só o seguinte,fomos campeões de um torneio com os maiores clubes do Brasil e só alguém muito clubista pra não reconhecer nosso título.A própria CBF reconheceu em 2011 e dividiu o título.Só que o Sport foi à justiça pra ser declarado único campeão e foi isso que o STF decidiu recentemente.

  • Quero que os artistas e o sporte de Recife se Daniel, o legítimo campeão todos os Presidentes de Clube sabem que é o FLA MENGOOOOOO

  • Por isso o banana é tão superestimado. Antes dele tivemos a pior presidente da história do clube

  • “À Patrícia Amorim, Gallindo perguntou se ela se sentiu usada por Ricardo Teixeira. Explica-se: quando a dirigente estava à frente do clube, o cartola prometeu dividir o título de 87 entre Flamengo e Sport, mudando posicionamento da CBF até então, tendo em contrapartida o apoio do rubro-negro carioca na discussão dos direitos de transmissão junto à TV Globo. Patrícia fez o combinado, mas Ricardo Teixeira não.”

    Cada vez mais descobrimos o quão prejudicial foi essa gestão da patty, além de péssima administradora, é ingênua a ponto de confiar em um rato dando o queijo primeiro e depois pedindo por favor que ele cumpra o acordo e entre na ratoeira. kkkkkkk

    SRN #Patético

Comentários não são permitidos.