GE: “Amizade com diretoria e passado rubro-negro: quem é Paulo César Carpegiani”

Compartilhe com os amigos

Os mais novos podem não lembrar, até porque a última passagem de Paulo César Carpegiani como técnico do Flamengo foi em 2000, mas quem conhece a história do Rubro-Negro sabe da relação entre o clube e o novo técnico. Campeão mundial como treinador em 1981, Carpegiani também jogou no clube e era cotado para ser membro do departamento de futebol, mas o destino – e a decisão de Rueda – o colocaram no cargo de treinador.

O GloboEsporte.com separou alguns tópicos para explicar melhor que o relacionamento entre o técnico e o clube não é de hoje.

O início do namoro

O flerte com Carpegiani vem do ano passado. Em novembro, ainda técnico do Bahia, Carpegiani almoçou no Rio de Janeiro com Rodrigo Caetano e Fred Luz, CEO rubro-negro. A ideia era trazê-lo para integrar o departamento de futebol. O acerto foi encaminhado na ocasião. Em dezembro o martelo foi batido, mas o clube segurou o anúncio. Com a possibilidade cada vez maior de Rueda sair, o nome de Carpegiani ganhou força como treinador.

Amizade com Mozer e Rodrigo Caetano

Mozer e Carpegiani chegaram a jogar juntos e o atual treinador também chegou a comandar o gerente de futebol do Flamengo. Outra relação de longa data é a que tem com Rodrigo Caetano. Foi o novo treinador do Rubro-Negro que deu a primeira oportunidade ao dirigente na função de executivo. Ele começou no RS Futebol, antigo clube de Carpegiani.

Trabalhos recentes

O último clube de Carpegiani foi o Bahia, no fim do ano passado, que comandou em 12 jogos, sendo cinco vitórias, quatro empates e três derrotas, o equivalente a 52,8% de aproveitamento e deixou o clube a quatro pontos da Libertadores. Antes, treinou o Coritiba no fim de 2016 e início de 2017, em que teve 43,4% de aproveitamento ao conseguir 11 vitórias, 10 empates e 12 derrotas em 33 jogos. No Coxa, livrou-se do rebaixamento por apenas três pontos.

Passado Rubro-Negro

Quando jogador, Carpegiani atuou no Flamengo e foi titular no primeiro título brasileiro da geração de Zico e companhia, em 1980. Naquela época, chegou a atuar com Mozer e logo depois – por causa da inesperada morte de Cláudio Coutinho – assumiu o time que virou campeão da Libertadores e Mundial, no ano seguinte ao título brasileiro.

Oportunidade ao Imperador

Depois da primeira passagem como técnico, nos anos 80, Carpegiani só foi voltar ao Flamengo quase 20 anos depois. Em 2000, após a “derrota do chocolate” por 5 a 1 para o Vasco, na Páscoa, ele deixou o cargo. Mas antes, Carpegiani deu uma grande contribuição ao futebol ao lançar Adriano Imperador nos profissionais. Foi inclusive sob o comando do provável treinador do Fla que o atacante marcou seu primeiro gol como profissional, contra o São Paulo, na vitória por 5 a 2 fora de casa, pelo torneio Rio-São Paulo daquele ano.

Fonte: globoesporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Como coordenador técnico ok. Como técnico não. De qualquer forma muito boa sorte para ele pois vamos precisar demais.

  • Carpegiani= “yes man” tudo que os empresários que !!!

    Logo logo volta Gabriel… Vaz … Santana

    Pq vocês achou que Zé bosta colocava o MA pq se jogavam o contrato era renovado automaticamente!!!! E esse o Flamengo e um group de empresários que ganhou commission!!!

    Obrigado Rueda que não tava nem aí para isso o cara quiser ganhar!! Colocar a garotará para jogar !

  • Espero que essa amizade com a diretoria não signifique acorbertar perebas, pois senão cai ficar tão queimado quanto o Mozer.

  • Sou Flamengo e vou sempre torcer independente da situação, agora o que me preocupa não é nem a saída do Rueda, mais sim as deficiências técnicas que claramente teremos que conviver esse inicio de temporada, principalmente nas laterais. Caímos num grupo dificílimo na libertadores em que não vai perdoar falhas bisonhas iguais tivemos, espero que o Carpegiani encontre solução na base pois depender dessa diretoria pra contratar vai ser complicado.

    • Cara, as laterais não são um primor, mas não tenho essa birra com o Rodinei e num time com Vinícius Jr. vc pode jogar com um Renê fechando bem a casinha.
      O que me desespera é um tal de Arão que erra uma porrada de passe na entrada da área e tem jogado com displicência.
      Eu jogaria com o Diego de 8, já que 10 nesse time só o Paquetá, mas não sei se defensivamente ele dá conta.

      • O Arão é uma tristeza.

        • Tem que trazer o Diego para 2º volante, e o Paquetá de meia-central, e só o Cuellar de 1º volante. Meio de campo assim fica excelente.

  • Amizade, a palavra que atrapalha o profissionalismo dentro do departamento de futebol do Flamengo!

  • O que me agrada do Carpegiani?

    Não tem medo de botar corpo mole no banco.

    Não era meu favorito, mas está longe de ser pessimo que nem dizem.

    Boa sorte pra ele nesse ano. O elenco é bom, com algumas falhas.

    O que falta é cobrança e uns 2 jogadores com culhoes e vontade de ser campeão.

  • As estatisticas dele de aproveitamento são preocupantes. De fato, não havia um nome livre no mercado e que seria unanimidade. Resta agora torcemos para que, no minimo, o Carpegiane faça esses jogadores entender que derrota pelo Fla não é algo normal, como muitos deixavam transparecer no ano passado.SRN

    • Cara, dificil comparar isso. Os ultimos times dele não costumam ter aproveitamento maravilhoso.

  • Na minha opinião, eu preferia o Abel, mas o próprio não sai do Flu, então a melhor opção q tinha no mercado era o Cuca. Não vejo o Carpegiani como um bom treinador, não vi nenhum grande trabalho dele ultimamente. Teve um bom momento no Bahia, mas foi no segundo semestre, fora isso, o q mais ele fez nesses últimos anos ?! De qualquer forma, vou torcer para q dê certo e q o Carpegiani torne-se um treinador de grandes conquistas na atualidade, como na década de 80 e início da década de 90 com o Cerro Porteno. Afinal, o próprio conhece bem o clube. Agora, tomara q em 2019 o Flamengo tenha um Presidente q entenda de finanças o tanto qto entende de futebol e q principalmente consiga tomar decisões mais rapidamente. Se não puder as duas coisas, q pelo menos tenha humildade de colocar quem entenda a frente do futebol do clube. Pq ultimamente, tudo na diretoria do Flamengo tem acontecido por amizade, desde os tratos com os jogadores até a vinda do Carpegiani. SRN

    • O presidente não precisa entender de finanças. Ele precisa ter vice presidentes que entendam de suas respectivas pastas. O que o flamengo nqo precisa eh de um presidente incompetente que se meta nas pastas.

      • É verdade, tem razão !

  • Enquanto o Flamengo tenta se reestruturar o River esta agressivo no mercado, fechou com Prato, ta fechando com um volante destaque no Paraguai e quer comprar a maior revelação Colombiana dos últimos anos

    • Lá o pessoal entende de futebol. Enquanto aqui no Fla, tudo se faz por conta da amizade.

    • River foi comprado por um bilionário , então eles está podendo tudo amigo

    • O primeiro ano dessa diretoria, dispensaram Dorival que só perdeu uma semi final, fazia ótimo trabalho com um time mediano e conseguiu bons resultados. Interromperam o trabalho pra colocar mais um “flamenguista”, jorginho!!

      • O Flamengo não tinha dinheiro para pagar o salário de Dorival que por contrato seria reajustado.

        • Mas teve dinheiro pra pagar sua multa, a do jorginho que foi demitido rapidamente….
          Usam a falta de dinheiro pra desculpas de seus equívocos

          • Somando essas 2 multas não dava um ano de salário reajustado que o Dorival iria receber.

            • Mas uma classificação pra libertadores ou um título compensaria!

              Em ter, 9 de jan de 2018 às 10:15, Disqus escreveu:

              • Ta com a memória curta hein? Naquele ano (2013) o Flamengo ganhou a copa do Brasil e se classificou para a Libertadores.
                Mas foi pensando dessa forma que vários times brasileiros afundaram em dívidas, incluindo o Flamengo. Futebol não é ciência exata.

        • Dorival propôs dialogar…foi o Walim que ferrou

          • Lembro que o Flamengo propôs manter o mesmo salário e ele não aceitou.

  • So resta torcer

  • Boa sorte e bom trabalho.

  • Torcer Agora. Vamos Flamengo…

Comentários não são permitidos.