O Flamengo realizou quatro contratações de peso no início da temporada – Gabigol, Bruno Henrique, De Arrascaeta e Rodrigo Caio – e, na última quinta-feira (09), anunciou também a chegada do lateral direito João Lucas, de 21 anos, que se destacou no Bangu. No entanto, os esforços da diretoria rubro-negra para chegada de novos nomes significativos não param por aí. Não a toa, a dupla de laterais Filipe Luís e Rafinha pode desembarcar no Brasil no início do segundo semestre deste ano, e o ex-jogador e comentarista Zé Elias comentou sobre o encaixe da equipe com esses atletas.
Durante edição do programa Futebol na Veia, da ESPN, o comentarista argumentou que é necessário tempo para que os jogadores se readaptem ao futebol brasileiro. Isso porque, tendo longas carreiras na Europa, será necessário se reacostumar com o ritmo e estilo de jogo realizado por aqui. Além disso, ele destacou também que o técnico Abel Braga precisará saber utilizar as peças que terá em suas mãos.
– Há duas coisas que precisam ser pensadas: há quanto tempo esses jogadores estão na Europa? Eles fizeram toda a carreira por lá. Ninguém questiona a qualidade deles. O problema é a readaptação ao futebol brasileiro. Isso leva um pouco de tempo, porque é diferente. Outra coisa é que, com a chegada desses dois jogadores, o Flamengo vai precisar mudar. Não vai poder ficar esperando para jogar no contra-ataque. Quanto tempo o Abel vai precisar para mudar esse tipo de coisa? -, indagou Zé Elias.
Na sequência, o comentarista destacou que o Flamengo precisará voltar a propor o jogo, característica que tinha com outros técnicos, mas acabou se perdendo com as ideias de Abel. Zé Elias ressaltou também que, com os reforços, a cobrança sobre o time vai crescer e será necessário saber lidar com isso.
– Não tem como chegar para esses dois caras e falar “fiquem lá atrás”. Eles não vão conseguir, por conta da experiência, da personalidade e carreira que têm. Vai ser necessária essa mudança. Rafinha não é Pará nem Rodinei. Filipe Luís não é Trauco ou Renê. As expectativas com esses jogadores serão maiores ainda. Em cima do time também. Precisa ver como o Abel vai inserir esses jogadores no contexto do atual Flamengo, ou se ele vai ter que mudar o Flamengo por conta dessa necessidade de readaptação e também de formação de uma nova equipe.
Com Rafinha a situação do Flamengo está muito bem encaminhada. O atleta não renovará com o Bayern de Munique e tanto ele quanto Marcos Braz (vice de futebol do Rubro-Negro) já deixaram claro que, caso o retorno ao futebol brasileiro aconteça agora, será para o clube da Gávea. Resta, porém, que o defensor analise as propostas de clubes europeus para decidir seu futuro.
Enquanto isso, Filipe Luís ainda está na prateleira de um mero ‘sonho de consumo’. Contudo, isso pode mudar em breve, uma vez que Bruno Spindel e Marcos Braz viajaram para a Espanha na última quinta (09), com a ideia de ter avanços na conversa com o jogador, que não deve renovar com seu clube atual, o Atlético de Madrid.
Ver comentários
O Zé Elias foi um excelente meio campista, portanto, pressupõe-se que entende de futebol. O Abel é um técnico de grande experiência e não se pode duvidar de sua inteligência. Baseado nisso, penso que nos treinamentos ele terá o bom senso de saber montar um bom esquema utilizando os jogadores de que dispõe. Assim como Klopp fez no Liverpool.
Pode até ser experiente o Abel , mas está sendo um jumento insistindo no inútil Arão, colocando o Rafinha na lateral ele vai ficar sofrendo pois a desgraça do Arão não o ajudaria em nada.
#Fora Arão
Com certeza Flavio, se esses dois vierem o Abelão vai sorrir para paredes de alegria, porque assim como nós torcedores, deve ter pesadelos com nossos laterais atuais rs...
Inteligencia do Abel??? Para toma amarelo no primeiro tempo, o jogador mais habilidoso do penarol jogava em cima dele, tava na cara que ia ser expulso. E o inteligente técnico permaneceu com o jogador.
O inteligente insiste com Arao assim como Ze Ricardo insistia com o Marcio Araujo.
Zé elias o curintiano... não preciso falar mais nada! se fosse no curintia era reforço pra ganhar tudo na mão do Carilie o rei da retranca!!!
Readaptação é algo que me preocupa, até porque eles vêm de fim de temporada e aqui estamos no meio. Na Europa jogador tem um mês de férias e praticamente dois de pré temporada. Aqui vão chegar e com duas semanas devem ir a campo. Fora isso, a única diferença no estilo de jogo dentro de campo que eu vejo é que vamos usar mais os laterais, mais nada.
Ele podem ta até 2 anos sem jogar , msm assim e melhor que os nossos laterais.
Copa América
Tem a parada da copa América. Pode ser usada como pré-temporada pra eles. Isso se não forem convocados.
Meu amigo, esses caras são bons tanto ofensivamente quanto defensivamente...são jogadores de seleção. Não tem que ficar se preocupando...eles sabem quando defender e quando atacar.
"Assim como o Klopp fez no Liverpool?" Tá de brincadeira? Querer comparar o Abel Praga com o Klopp, um dos maiores e mais criativos técnicos do mundo? Não se pode duvidar da inteligência do Abel? Pode e deve. É exatamente o que falta pro Abel: inteligência pra ver o desempenho dos jogadores e a capacidade de mudar onde tem que ser mudado. Só troca 6 por meia dúzia. É a única coisa que ele faz. Não é capaz de tirar o inútil Pará e fazer uma nova formação na defesa, testando o Tuller ou Hugo Moura ou um seilaquenzinho qualquer na lateral, até o Rodiney ou eu mesmo, qualquer um é melhor que o Pará, todo mundo tá vendo isso. Da mesma maneira, tá todo mundo vendo que as atuações do Arão são irregulares e que o Piris da Motta seria muito mais eficiente pra ajudar o coitado do Cuellar - não sei como ele aguenta sozinho correndo pelo campo todo - a fechar a casinha e dar mais liberdade pros homens de frente. E, não, o Abel não tem bom senso nenhum. Se tivesse o time não seria essa bagunça que continua sendo. E se continuar assim - e vai continuar - o Flamengo não vai longe. O torcedor deveria mais crítico e saber cobrar.
Concordo plenamente
Filipe Luís joga com o Simeone de técnico, que é um baita de um retranqueiro. Pra ele ficar atrás não é nenhum problema kkkkkkkkkkkkk
Pois é. Também não entendi isso. Mesmo na seleção ele pouco avança.
Esse comentário do ex-jogador não deixa de ter um cunho bairrista. Provavelmente se a contratação fosse realizada pelo Corinthians ou outro time paulista, a opinião dele seria que os reforços chegariam e de imediato começariam a render em alto nível. Imprensar anti-Fla é duro de aturar. SRN
Os caras tem anos de Europa e estão a anos luz do nosso futebol aqui. Solta eles no campo e não precisa fazer mais nada.
Com uma perna Felipe luiz e melhor que rene tanto na defesa e no ataque e alto tem estatura e e mais rápido
pessimismo do grande aqui, acho que é melhor nem trazer, fica com Para , Rodinei e Trauco. Se compra não se compra também criticam, assim fica dificil. São 2 grandes jogadores, ponto final, é uma questão de tempo
O jogador tem que obedecer o técnico pode ter a experiência que tiver e moral. Agora cabe ao técnico explorar as melhores qualidades de cada jogador.