FOTO: REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Por: Higor Neves
“O VAR beneficiou o Flamengo”: após mais uma rodada do Brasileirão, com vitória sobre o Santos na Vila Belmiro, rivais repetem o mantra como uma verdade absoluta. Porém, posso garantir desde já que O VAR NÃO BENEFICIOU O FLAMENGO. Nem nesta rodada, e nem nas outras.
O VAR chegou ao futebol com o intuito de reparar erros crassos e evidentes. No futebol brasileiro, isso deixou de ser verdade e é óbvio que cabe (muita) discussão. Mas no Santos 0x1 Flamengo, a reclamação a ser feita é por conta do tempo para as decisões, e não para o que foi decidido.
Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!
A equipe da casa teve dois gols anulados. O primeiro, marcado por Raniel, não cabe discussão: impedimento, com a tecnologia que a CBF utiliza, não é caso de “eu acho”. É fato, e fato não se discute – seja o impedimento por 1 centímetro ou por 1 metro.
No segundo, sim, cabe discussão. Jobson, em condição irregular, tentou desviar a falta cobrada por Marinho. É certo que o jogador santista não tocou na bola. Porém, na visão do árbitro Wilton Pereira Sampaio (que tem pouquíssimo pulso, por sinal), a movimentação do jogador interferiu no resultado – por influenciar a marcação da defesa e a ação do goleiro Diego Alves. Gol anulado, em lance discutível. Não seria um pecado o gol valer. Assim como não é pecado ele ter sido impugnado.
O que cabe de reclamação em relação ao VAR no Santos x Flamengo, comandado por André Luiz de Freitas, é em relação ao tempo gasto para as decisões, o quebra ritmo de jogo, prejudica concentração e até na questão fisiológica dos atletas. E essa contestação cabe tanto a rubro-negros, quanto a alvinegros.
Retomando rodadas anteriores, também há quem repita que o Flamengo foi beneficiado contra Grêmio e Botafogo, por pênaltis marcados na reta final dos jogos, ambos com auxílio do VAR.
Ora, mas qual seria o benefício por ter pênaltis evidentes marcados pelo VAR? O correto seria que os rivais levassem os pontos com os erros de arbitragem? Acho (só acho) que essa segunda opção SIM representaria benefício a um clube.
Então, repito: não houve um pingo de favorecimento ao Flamengo, e isso seria óbvio para torcedores que enxergassem o futebol um pouco além dos gostos pessoais e rivalidades. Mas entendo o desespero de quem viu o Flamengo levantar tudo em 2019 (e agora tomo o espaço para uma pitada de clubismo): é mais fácil desmerecer e contestar do que ver no sucesso do rival um exemplo de como crescer.
A Coluna do Torcedor não expressa a opinião do Colunadofla.com e sua equipe. Ela é desenvolvida por leitores do portal, e você também pode enviar a sua através do e-mail: redacao@colunadofla.com.
Com gol de Marinho, Fortaleza deixou o Fluminense ‘na porta’ do Z-4 do Brasileirão O…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Ver comentários
DESBLOQUEAMOS OS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBÉM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA..
SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO..
WHATSAP 11.957540287
Muitos torcedores acham que o Flamengo está sendo ajudado pelo var, mas na verdade o var está aí para colocar justiça, o que me intriga é que nos pênaltis contra grêmio e botafogo os juízes não marcaram pênaltis claros, e contra o Santos também deram gols ilegais, portanto a minha teoria é que o Flamengo está sendo roubado dentro de campo, esse juiz Hílton Sampaio sempre prejudica o Flamengo e o Leandro vuadem falou que a bola bateu no ombro do jogador do Botafogo, teve que o var chamar para marcar o pênalti, obrigado var, pois está colocando justiça no placar.
Se os juízes tivessem apitado corretamente não precisaria que o var mudasse a marcação do campo e nem haveria tanta perda de tempo, portanto aviso aos árbitros não roubem o Flamengo em campo !!!!
Os dois gols do Santos foram irregulares. O primeiro, a linha que marca a posição dos jogadores mostra que o jogador do Santos estava em impedimento. No segundo gol do Santos além do jogador ir na bola e tentar cabecear, interferiu no lance e,, a meu ver, a bola bateu no ante braço dele. Mesmo com alguns erros o VAR tem grande importância para lisura do resultado do jogo. Se não fosse o VAR o Santos poderia ter ganho o jogo com golis irregulares. Contra o Botafogo, Bruno Henrique sofreu pênalti claro. O VAR não se manifestou. Quem tiver dúvida reveja o lance.
Muito blá, blá, blá, o VAR anula gol para todos os lados, para todos os gostos, basta ter uma irregularidade. Antes sem VAR não podia ver, hoje vemos o quanto de erros existiam e o quanto os jogadores simulam e fazem trapalhada. O futebol pode até ter ficado chato, mas ficou justo.
Os mesmos que criticam o VAR agora por agir, o que nestes casos foi bom para o Flamengo, são os que elogiaram o VAR na semifinal contra o Grêmio pela Libertadores ano passado, na qual o Flamengo teve 3 gols anulados.