Justiça abre inquérito contra a Globo, e ‘racha’ contra o Flamengo é citado em denúncia

Compartilhe com os amigos

FOTO: COLUNA DO FLA

O ano de 2020 pode ser um marco na transmissão televisiva do futebol no Brasil. Isso porque, após a Rede Globo dominar por anos os direitos das principais equipes e competições, o cenário tem mudado com outras emissoras e serviços de streaming ganhando mais espaço. Parte desse processo tem relação direta com atitude do Flamengo, que não assinou contrato com a Globo para os jogos do Campeonato Carioca, o que desencadeou em uma série de ações. Em meio a isso, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), abriu um processo para investigar atos do grupo televisivo.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar


A coluna do Rodrigo Mattos, no Uol, detalhou todo os os pontos do processo. O Flamengo é citado no termo sobre “Exclusividade x Monopólio”, uma vez que, mesmo com a MP 984 – também conhecida como MP do Mandante – o time não teve liberdade para negociar suas transmissões livremente.

CONFIRA A JUSTIFICATIVA DO CADE:
 “É o que ocorreu no Campeonato Carioca temporada 2020, cujos direitos de transmissão foram negociados entre a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e o Grupo Globo. Ocorre que a referida negociação não incluía um dos times participantes do evento, o Clube de Regatas do Flamengo. Assim, mesmo sem ter contrato com todos os participantes, a emissora impedia que o clube excluído do contrato oferecesse suas partidas a outra rede de televisão, já que em qualquer partida o clube enfrentaria algum time com contrato vigente com o grupo Globo. Em suma, impedindo que o clube decidisse, de forma autônoma, a negociação de seus jogos, a regra da concordância possibilitava a instituição de monopólios de fato nos campeonatos de futebol.”

No inquérito aberto pelo CADE, são citados seis pontos em que a emissora será investigada. Alguns deles têm ligações a fatos como: limitar ou interferir no mercado, para dificultar transmissões em outras empresas; pagar valores inferiores a clubes que assinam com outras emissoras.

Vale destacar que, atualmente, a Globo também perdeu a Copa Libertadores da América em sua grade, competição que costumava render recordes de audiência à emissora. Nesta quarta-feira (29), aliás, o Flamengo realiza seu primeiro jogo da competição transmitido por outro canal da TV Aberta: o duelo ante o Independiente del Valle, no Maracanã, será exibido pelo SBT, com bola rolando a partir das 21h30.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • GLOBO LIXO CORRUPTA! PAGUE O QUE DEVE E PARE DE COMPRAR ENTIDADES PARA DRIBLAR OS CONCORRENTES! EMISSORA SEM CARÁTER! EU ME RECUSO A VER QUALQUER JOGO NA GLOBO, EM ESPECIAL QUALQUER JOGO DO FLAMENGO. SE NÃO ESTIVER PASSANDO EM NENHUMA OUTRA EMISSORA OU INTERNET. PREFIRO OUVIR PELO RÁDIO!

  • -Libero todos os canais de televisão (DAZN, esportes, combate, discoverys, telecines, todos os jogos do Premiere, e muito mais), + 20.000 filmes, + todas as séries, por apenas R$ 39 mensais. Teste grátis.
    -Não necessita de antena!
    -Basta ter, pelo menos, 15 mega de internet.
    -Funciona em Smart Tv, notebook, tv box, celular, tablet, PC.
    -Me chama no WhatsApp 21 98878-8640

  • Vocês estão politizando o time do Flamengo. Tenho 61 anos e gosto muito do meu Flamengo.
    Essa diretoria não tinha nada que se chegar a esse monstro chamado Bolsonaro. Flamengo não tem partido político o Flamengo é uma nação. Bandeira de Mello deixou o Flamengo pronto pra vocês e agora estão querendo estragar.

  • globolixo

  • Aqui em Minas Gerais, a imensa torcida rubronegra vai acabar ficando sem a transmissão dos jogos do Mengão na Libertadores. As mentes inteligentes de pessoas da Tv Alterosa inventaram de fazer uma enquete sobre qual jogo os telespectadores gostariam de ver. É claro que quase 100% das torcidas de Cruzeiro e Atlético, por pura rivalidade e despeito com o Mengão iria optar pelo jogo do São Paulo, embora eles mesmos não pretendam a assistir.
    Obs.: torcedores do São Paulo aqui em MG é gente difícil de se encontrar.

  • Vai da em nada. Grupo Globo é forte nos bastidores e no judiciário.

Comentários não são permitidos.