Rodízio e indefinição: Flamengo utilizou 10 zagueiros titulares diferentes em 2020; veja números

Compartilhe com os amigos

FOTO: DIVULGAÇÃO/FLAMENGO

Por: Letícia Marques

Em 2020, o Flamengo vive um momento conturbado devido ao instável sistema defensivo. Até o momento, o Rubro-Negro acumula a pior média de gols sofridos das últimas seis temporadas: 1,13 por jogo. A má fase da defesa se dá pela indefinição de uma dupla de zaga titular. Neste ano, o Mais Querido disputou 53 jogos e utilizou diversas combinações entre os zagueiros, o que dificulta o entrosamento no setor.

Por conta da disputa do Mundial em 2019 e o período de férias do elenco principal, o Flamengo iniciou a temporada deste ano com um time alternativo comandado por Mauricio Souza. Desta forma, o Rubro-Negro foi comandado por quatro técnico diferentes: Maurício, Jorge Jesus, Domènec Torrent e Rogério Ceni. Pelas seis competições que entrou em campo em 2020, o Mais Querido utilizou 12 duplas de zaga diferentes. E, apesar de questionado, Léo Pereira foi o jogador que mais atuou na posição: 34 jogos.

A dupla mais escalada no sistema defensivo do Flamengo foi Rodrigo Caio-Léo Pereira, 13 vezes. Na sequência, Gustavo Henrique-Léo Pereira, com 12 jogos disputados. Para fechar o ‘top-3’, Rodrigo Caio-Gustavo Henrique foram utilizados seis vezes e estão invictos atuando juntos: cinco vitórias e um empate. Além deles, outras duas combinações usaram o Manto Sagrados em seis oportunidades: Gustavo Henrique-Natan e Thuler-Léo Pereira.


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


Rodrigo Caio é considerado peça chave no sistema defensivo do Flamengo. No entanto, o jogador não entra em campo com o Manto Sagrado desde 22 de setembro, na vitória contra o Barcelona da Guayaquil. De lá para cá, são 19 jogos como desfalque. Em um primeiro momento, o zagueiro testou positivo para Covid, depois foi convocado para a Seleção Brasileira e voltou com uma lesão no joelho, ao se recuperar, apresentou uma nova lesão na panturrilha. Neste sábado (28), o camisa 3 voltou a treinar com o restante do elenco, porém ainda é dúvida para o próximo confronto.

Sem a certeza de Rodrigo Caio contra o Racing, Rogério Ceni tem a missão de acertar o setor defensivo. Entretanto, o desafio é ainda mais complicado visto que Thuler e Natan foram expulsos e não podem ir a campo. Com isso, o técnico precisará montar a dupla de zaga com os poucos atletas que tem à disposição. Dos zagueiros inscritos na Libertadores, Ceni só poderá contar com Gustavo Henrique e Léo Pereira, além dos jovens Gabriel Noga e Otávio.

ZAGUEIROS UTILIZADOS NA TEMPORADA:
Léo Pereira – 34 partidas: 20 vitórias/ 7 empates/ 7 derrotas
Gustavo Henrique – 28 partidas: 19 vitórias/ 4 empates/ 5 derrotas
Rodrigo Caio – 20 partidas: 13 vitórias/ 4 empates/ 3 derrotas
Matheus Thuler – 12 partidas: 7 vitórias/ 4 empates/ 1 derrota
Natan – 10 partidas: 5 vitórias/ 3 empates/ 2 derrotas
Gabriel Noga – 5 partidas: 5 vitórias
Matheus Dantas – 4 jogos: 3 vitórias/ 1 empate
Rafael Santos – 4 jogos: 2 vitórias/ 1 empate/ 1 derrota
Otávio – 1 jogo: 1 empate
Hugo Moura – 1 jogo: 1 derrota

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Não colocar o Ramom e colocar o Renê siri com AVC todo torto não dá. O cara não consegue acertar um passe RETO.

  • Quer encontrar uma mulher para uma noite? Bem – vindo ao — S︆︆e︆︆xc︆︆o︆︆n︆︆t︆︆.︆︆C︆︆o︆︆m

  • FAZEMOS DESBLOQUEIO DOS CANAIS PREMIERE, TELECINE, HBO, COMBATE E CANAIS ADULTOS PARA ASSINANTES DE TV POR ASSINATURA DE QUALQUER LUGAR DO BRASIL E TAMBEM REDUZIMOS O VALOR DA FATURA
    SÓ PAGA DEPOIS QUE O SERVIÇO FOR FEITO
    WHATSAP 11967425209

  • Deviam trazer o Luciano Castan, que tá jogando bem no CSA. É melhor que 9 desses 10 zagueiros utilizados

Comentários não são permitidos.