Com Arão como ‘chave’, Fla investe em versatilidade e chega ter esquema com um zagueiro contra o Corinthians

Compartilhe com os amigos

FOTO: ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO

Por: Higor Neves

Willian Arão foi contratado pelo Flamengo em 2016, sendo apresentado como segundo volante. Ao longo dos quase sete anos vestindo o Manto Sagrado, o atleta desempenhou diversas funções, como primeiro volante, meia direita e, em situações de jogo, chegou a atuar na lateral direita. Nesta temporada, após a chegada de Rogério Ceni, o camisa 5 ganhou uma nova atribuição: jogar como zagueiro. E foi assim que, na partida contra o Corinthians, o jogador se tornou chave para a variação de esquema que garantiu a vitória por 2 a 1 ao Flamengo.

Em seus primeiros jogos no comando do Fla, Ceni já mostrava que a ideia de ter Arão na zaga lhe agradava, utilizando-o assim ao longo de diversas partidas, até que, na 31ª rodada, contra o Palmeiras, Arão assumiu a titularidade na posição. No último domingo (14), frente ao Alvinegro Paulista, o atleta, teoricamente, foi escalado como dupla de Rodrigo Caio. Contudo, ao longo do embate, foi possível ver o Rubro-Negro com apenas um zagueiro, e Arão ‘desalinhando’ de Rodrigo, desempenhando assim a função de volante.

 


Aproveite a boa fase do Flamengo para lucrar!


  • Comparação: no mapa 1, de Flamengo x Corinthians, é possível ver a frequência de Arão à frente do meio campo.
  • Ainda contra o contra o Corinthians, o mapa 2, de Rodrigo Caio, mostra que o camisa 3 não avançou ao lado de Arão – o que caracterizaria a manutenção do esquema, com aumento apenas da profundidade.
  • Na partida da rodada antecedente, Red Bull Bragantino x Flamengo, percebe-se que o camisa 5 pouco avançou, apresentado no mapa 3.

*Importante destacar que o Flamengo adotou esse posicionamento antes da entrada de Gustavo Henrique, aos 35 minutos do segundo tempo.

CONFIRA OS MAPAS:

MAPA 1 – frente ao Corinthians, Arão alternou entre zagueiro e volante, causando assim a mudança de esquema do Flamengo

MAPA 2 – Rodrigo Caio não avançava ao ataque, sendo assim o único zagueiro do Fla


MAPA 3 – contra o Bragantino, Arão atuou como zagueiro durante os 90 minutos


CONFIRA OUTROS NÚMEROS DE ARÃO CONTRA O CORINTHIANS:

Minutos: 90
Gols: 1
Passes certos: 69 (84%)
Lançamentos certos: 3 (43%)
Cortes: 2
Chutes travados: 2
Interceptações: 1
Dribles sofridos: 0

*Mapas e dados estatísticos retirados do SofaScore.

 

 

Compartilhe com os amigos

Veja também