Marcus Souza: qual o peso da Guanabara?

Compartilhe com os amigos

Por: Marcus Souza

O tradicional torneio do Rio de Janeiro foi criado em 1965, passando a ser incorporado ao campeonato estadual em 1972 como uma de suas fases.

Desde então, a já chamada de ‘charmosa taça’, passou por diversas reformulações, adequações de formatos, alteração do número de equipes, chegou ser disputada à parte do estadual, foi turno do Carioca e até mesmo a ser disputada somente por clubes ‘pequenos’.

Entre altos e baixos – na fama e consideração de seu peso -, em pleno 2021 e em meio à pandemia, que importância teria um turno de campeonato estadual no qual muitos pleiteiam seu fim, visando a reformulação do campeonato nacional?

Honestamente, sou adepto do fim do estadual como um todo. Há anos não se tem a mesma emoção e competividade. O favoritismo do Flamengo é inegável até mesmo pelos maiores rivais. Porém, também não podemos negar que ver nossos capitães levantarem taças atrás de taças, mesmo das mais simples, como a Guanabara, nos faz sorrir.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


O Flamengo se tornou o papa títulos que sempre sonhamos, constrói aos poucos uma década lendária que, em alguns anos, será lembrada como a de 80 sempre foi na história do clube.

A hegemonia não discrimina taças, os olhos das crianças que brilham ao ver nossos craques desfilarem com medalhas repetidamente, não discrimina trofeus.

Para ‘Jorges Jesus’, o Carioca e a Guanabara não significam nada no currículo lá fora, mas para as crianças que todos os anos descobrem o Flamengo, as Guanabaras e Floridas Cups, são mais uma Libertadores. Para eles, todo título é motivo de orgulho. Motivo de quererem ser Flamengo. E para quem não entende a diferença do peso entre as competições, as enxerga com o mesmo.

O Flamengo não seria menos Flamengo sem a Guanabara, mas a Guanabara é muito mais Taça com o Flamengo. O maior campeão do torneio empilhando 23 dessas.

Afinal, qual o peso da Guanabara? Só posso concluir que ela terá o valor que dermos a ela, pois quando as perdemos, valem uma Champions para os rivais e, quando ganhamos, se tornam um campeonato de verão para eles. Que sigamos empilhando as Taças, as que todos querem e as que ninguém faz questão, porque isso aqui é Flamengo.

Saudações Rubro Negras!

Compartilhe com os amigos

Veja também