Notícias

Marcus Souza: qual o peso da Guanabara?

Por: Marcus Souza

O tradicional torneio do Rio de Janeiro foi criado em 1965, passando a ser incorporado ao campeonato estadual em 1972 como uma de suas fases.

Desde então, a já chamada de ‘charmosa taça’, passou por diversas reformulações, adequações de formatos, alteração do número de equipes, chegou ser disputada à parte do estadual, foi turno do Carioca e até mesmo a ser disputada somente por clubes ‘pequenos’.

Entre altos e baixos – na fama e consideração de seu peso -, em pleno 2021 e em meio à pandemia, que importância teria um turno de campeonato estadual no qual muitos pleiteiam seu fim, visando a reformulação do campeonato nacional?

Honestamente, sou adepto do fim do estadual como um todo. Há anos não se tem a mesma emoção e competividade. O favoritismo do Flamengo é inegável até mesmo pelos maiores rivais. Porém, também não podemos negar que ver nossos capitães levantarem taças atrás de taças, mesmo das mais simples, como a Guanabara, nos faz sorrir.


Saiba como se dar bem duplamente com vitórias do Flamengo!


O Flamengo se tornou o papa títulos que sempre sonhamos, constrói aos poucos uma década lendária que, em alguns anos, será lembrada como a de 80 sempre foi na história do clube.

A hegemonia não discrimina taças, os olhos das crianças que brilham ao ver nossos craques desfilarem com medalhas repetidamente, não discrimina trofeus.

Para ‘Jorges Jesus’, o Carioca e a Guanabara não significam nada no currículo lá fora, mas para as crianças que todos os anos descobrem o Flamengo, as Guanabaras e Floridas Cups, são mais uma Libertadores. Para eles, todo título é motivo de orgulho. Motivo de quererem ser Flamengo. E para quem não entende a diferença do peso entre as competições, as enxerga com o mesmo.

O Flamengo não seria menos Flamengo sem a Guanabara, mas a Guanabara é muito mais Taça com o Flamengo. O maior campeão do torneio empilhando 23 dessas.

Afinal, qual o peso da Guanabara? Só posso concluir que ela terá o valor que dermos a ela, pois quando as perdemos, valem uma Champions para os rivais e, quando ganhamos, se tornam um campeonato de verão para eles. Que sigamos empilhando as Taças, as que todos querem e as que ninguém faz questão, porque isso aqui é Flamengo.

Saudações Rubro Negras!

Marcus Souza

Notícias recentes

Borussia Dortmund manda recado para Flamengo em rede social antes do Super Mundial de Clubes

Sorteio dos grupos do Super Mundial de Clubes acontece em dezembro O que Flamengo e…

17/11/2024

Jogador equatoriano rasga elogios a atacante do Flamengo

Autor de um dos gols do Flamengo no título da Copa do Brasil, Plata está…

17/11/2024

Ex-Flamengo deve comandar projeto bilionário da Portuguesa

Portuguesa passa pelo processo de modernização A Portuguesa aguarda a aprovação do projeto da Sociedade…

17/11/2024

Vasco é convencido a deixar Liga Forte e deve migrar para Libra, liderada pelo Flamengo

Vasco precisaria realizar distratos para fechar com a Libra Enquanto o Campeonato Brasileiro deste ano…

17/11/2024

Flamengo hoje: veja as principais notícias do Flamengo neste domingo, 17/11/2024

Confira os destaques do noticiário rubro-negro neste 17 de novembro O calendário do futebol nacional…

17/11/2024

David Luiz ‘cobra’ Wesley antes de treino do Flamengo; veja vídeo

David Luiz e Wesley participaram das atividades do Flamengo neste domingo (17) Os jogadores do…

17/11/2024